Você sabe o que a abeLLha Faz?

abeLLha
abeLLha
Sep 27 · 3 min read

No capítulo anterior, falamos sobre o braço social da abeLLha e como a Beta leva nossa metodologia para empreendedores em duas favelas no Rio de Janeiro. Hoje, vamos apresentar a abeLLha Digital, uma plataforma gratuita, onde qualquer startup ou empreendedor pode encontrar conteúdo e ferramentas para organizar seu negócio.

Conversamos com o Maxim Kejzelman, que é especialista em produto, além parceiro e head de digital da abeLLha, sobre como surgiu essa ideia e como ela funciona.

Para se cadastrar, é só clicar aqui.

Capítulo 2: abeLLha Digital

A abeLLha põe em prática no próprio dia a dia os conceitos que transmitiu para as 30 startups que passaram por aqui. Por isso, evoluiu seu programa de incubação e criou a abeLLha Digital, uma plataforma que democratiza seu conhecimento e ferramentas gratuitamente. “Tudo começou com a ideia de escalar a parte de incubação da abeLLha para atender muito mais empreendedores. Nos últimos três ou quatro anos, a gente entendeu que o nosso forte é a metodologia, as melhores práticas e as ferramentas, então pensamos em ir por esse caminho”, explica Maxim.

O objetivo principal é ajudar os usuários a terem equilíbrio ao administrarem seus negócios. “Não adianta se o empreendedor tem um conhecimento profundo da teoria e não consegue aplicar isso na prática. A plataforma consegue integrar conteúdo e mão na massa de forma equilibrada”, conta Maxim. Ela é estruturada em três partes: os estágios, o controle financeiro e o acompanhamento de indicadores.

Homepage da plataforma

Os estágios contém 15 módulos com conteúdos didáticos que ajudam os empreendedores a tirar a ideia da cabeça e colocar em prática. O usuários terão acesso aos conceitos básicos do empreendedorismo e das ferramentas mais usadas na gestão de um negócio. Por exemplo, como utilizar o modelo Canvas, criar estratégias de monetização, fazer um plano financeiro e como montar uma equipe coerente e eficiente. E principalmente nesse estágio inicial de lançamento, qualquer dúvida e feedback será atendido pela própria equipe da abeLLha por e-mail ou ligações online.

O objetivo é que eles aprendam a tirar esse conhecimento do papel e aplicá-lo na prática, por meio de um produto mínimo viável (MVP, na sigla em inglês, minimum viable product), importante para testar e validar as hipóteses iniciais de viabilidade no mercado. Os estágios ensinam a criar uma boa estratégia de marketing e comunicação e como organizar o financeiro da empresa. “Criar e fazer a curadoria desse conteúdo foi nosso maior desafio”, lembra Maxim.

O usuário do abeLLha Digital consegue aplicar imediatamente o que aprendeu na ferramenta de controle financeiro, onde pode lançar receitas e despesas para controlar o fluxo de caixa, as projeções do plano de negócio e acompanhar os resultados de forma simples e prática. A plataforma transforma automaticamente essa planilha em um dashboard com gráficos e indicadores (KPIs) que facilitam a leitura e deixa clara a evolução do negócio.

Dashboard de controle financeiro da plataforma

Maxim explica que, com a evolução do programa de incubação da abeLLha para a plataforma online, é possível escalar o número de empresas beneficiadas com muito mais facilidade. “Além do fator da escala, no digital nós conseguimos atualizar o conteúdo e as ferramentas com muita facilidade. Ela não é uma plataforma estática, é muito ampla nesse sentido”.

Uma das atualizações já está a caminho. A abeLLha está implementando mais uma área de estágios com conteúdo focado na operação do negócio, após o lançamento produto ou serviço no mercado e a empresa já está funcionando.

Maxim lembra também que, da mesma forma que vai crescer o número de empresas usando a plataforma, o aprendizado para a abeLLha também vai aumentar proporcionalmente. “Lançamos o produto com o que aprendemos nesses últimos quatro anos de forma presencial, analógica. Agora, vamos aprender com essa nova leva de incubados de forma digital, muito mais rápida e eficientemente”.

Fiquem ligados que, em breve, vamos escrever último capítulo da série para falar da abeLLha inCompany, que está dentro das empresas tradicionais desenvolvendo gestão ágil, inovação e transformação digital.

abeLLha

Written by

abeLLha

Aceleramos a performance de equipes e startups por meio do nosso método, que as transforma em squads ágeis e eficientes.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade