Você sabe o que a abeLLha Faz?

abeLLha
abeLLha
Aug 30 · 3 min read

Em 2016 construímos uma metodologia de acompanhamento de negócios que nasceu para ser o caminho das pedras para as startups em estágio inicial. Ao longo dos quatro anos seguintes evoluímos o conteúdo e as ferramentas de apoio a partir de feedbacks e validações, tanto de startups em diferentes níveis de maturidade quanto de empresas maiores e mais estruturadas.

A partir daí, percebemos que o método pode ser customizado e adaptado, sem perder sua essência e eficácia, para muitas realidades. Foi então que surgiram os três pilares que sustentam a abeLLha hoje.

Neste primeiro capítulo da série Você Sabe o que a abeLLha Faz?, vamos falar sobre a abeLLha social e a atuação da Beta, nossa Head de Inovação, na favela do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro.

Mas calma que os outros dois pilares, abeLLha InCompany e abeLLha Digital, serão bem explicadinhos nos próximos artigos. :)

Capítulo 1: abeLLha Social

Desde sua fundação, em 2016, a abeLLha tem em seu DNA a vontade de mudar alguma coisa no mundo para melhor. “A gente já queria ter essa função social desde que pensamos os valores da empresa lá atrás”, explica Beta. E os primeiros passos para isso foram dados poucos meses depois, no final de 2016, quando a abeLLha começou uma parceria com o Viva Rio, que ia ampliar sua atuação no Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, gerenciando parte do prédio que antes era administrado pelo Criança Esperança.

Em junho de 2018, o projeto evoluiu e o Favela Hub foi criado, como espaço de coworking e polo de inovação social, visando atrair jovens e adultos para desenvolver atividades voltadas para potencializar o território. “Foi quando a gente começou a acompanhar mais de perto os negócios, com encontros presenciais uma vez por semana, atendendo os empreendedores da favela com a nossa metodologia”, conta.

De lá pra cá, já contribuímos com 20 projetos, sendo que oito deles foram lançados ou estão evoluindo em nível de maturidade e entrando no mercado.

“Hoje a gente adaptou o método, que não era necessariamente voltado para a favela, e conseguimos levar conteúdo de qualidade com bastante mão na massa e estrutura para quem, apesar de já ter começado vários negócios, não se considerava empreendedor”, detalha.

Esse trabalho acabou gerando muito impacto positivo, e consequentemente, visibilidade para a abeLLha. Com isso, fomos convidados a aplicar a metodologia em outro morro, o Santa Marta, dessa vez para o Projeto Hub. “O mais interessante disso tudo, é que a gente acaba crescendo junto com eles tanto como empresa, quanto como pessoa. É incrível ter a oportunidade de contrastar realidades tão diferentes”, conta Beta.

Ela ainda lembra de uma das primeiras adaptações que precisou fazer durante o processo de customização da metodologia. “No nosso método, indicamos que o empreendedor faça o controle financeiro pelo excel. Mas logo na primeira semana de atendimentos no Favela Hub, percebi que a maioria dos empreendedores não tinham computador. Então, pra não deixar de fazer o fluxo de caixa, sugeri que usássemos o bom e velho livro-caixa, que ajudaria a criar o hábito de anotar as despesas e receitas do negócio, sem precisar de computador”, lembra Beta.

“Aliás, a gente gosta de lembrar que um dos maiores erros das empresas é criar um produto e esperar que o mercado se adapte a ele. É exatamente o contrário. Por isso que adaptamos nosso método para que se encaixe onde for preciso”, completa.

Com o programa consolidado e entrando na segunda favela agora em setembro, a abeLLha ainda pensa em ampliar a atuação nesta área. Uma das maneiras de fazer isso, será por meio da nossa plataforma de ensino e ferramentas de gestão online, a abeLLha Digital. Mas falaremos melhor sobre ela no próximo capítulo da série. ;)

abeLLha

Written by

abeLLha

Aceleramos a performance de equipes e startups por meio do nosso método, que as transforma em squads ágeis e eficientes.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade