Está acontecendo. Aqui e agora!

Há algum tempo acabei entrando no meio empreendedor e cada vez mais fui curtindo tudo que envolvia isso e o rumo que a minha vida estava tomando. Tudo começou com o Desafio Empreendedor da UFRGS e, depois disso, o bichinho do empreendedorismo já tinha me picado. Mergulhei de cabeça em todas oportunidades que surgiam e decidi, junto com mais alguns malucos, começar a empreender meu próprio negócio.

A decisão foi difícil. Afinal de contas, as pessoas não estão muito acostumadas com a ideia de construir seu próprio negócio, de querer resolver algum problema. É arriscado, é duro, exige muito trabalho. Todos ao meu redor não estavam preparados para ouvir minha decisão. Uns apoiaram, outros me acharam maluco, outros simplesmente não acreditavam que daria certo (e acho que não acreditam até hoje). Fato é que foi a melhor decisão que eu podia ter feito!

Nessa curta jornada como empreendedor já vivi muita coisa. Pensei em fazer, planejei, demorei, arrisquei, errei, planejei de novo, demorei de novo, errei de novo… muitas coisas aconteceram. Aprendi muito, conheci muitas pessoas, ganhei prêmios, viajei, dei palestras, quase fui processado, fiz novos amigos, conheci o prefeito, fiz até um pitch em espanhol (sem saber falar espanhol hahaha). Tive experiências incríveis! E de tudo isso que eu vivi eu pude perceber uma coisa: Está acontecendo! Aqui e agora!

Eu ainda tenho muito a aprender e tem muita coisa que eu ainda não sei. O que sei é que antes de entrar no meio empreendedor tudo parecia um conto de fadas. Era algo inatingível. Para muitos jovens que estão no começo da faculdade, ou até mesmo que curtem empreendedorismo mas ainda não tiveram a oportunidade de entrar nesse mundo, criar uma startup é algo para pessoas especiais. É só pra quem nasceu com um dom, ou que tem ajuda de alguém, ou só pra quem tem muito dinheiro, só pra quem tem tempo… São inúmeras as fugas que criamos na nossa mente.

Eu descobri que não é assim. Qualquer um pode empreender. São pessoas normais, iguais a todos nós. Pessoas que estão há 8 anos na faculdade, pessoas que são gênios, pessoas que trabalham, pessoas novas, velhas, com muito dinheiro, com pouco dinheiro, com propósito, sem propósito, pessoas de todos os tipos! O empreendedorismo é universal! Lá se foi minha primeira sabotagem.

Mas tudo bem que qualquer um podia empreender, mas não em qualquer lugar né!? Isso é coisa pra quem está no Vale do Silício, na Europa, na Austrália… De repente eu assisto uma palestra do Tito Gusmão, da Warren, dizendo que voltou para o Brasil para empreender. De repente eu vejo que o NU bank, que eu imaginava ser uma mega startup do Vale do Silício, nasceu aqui no Brasil. E pior, de repente eu descubro que tem alunos da UFRGS, faculdade que eu estudo, que estão criando um compartilhamento de carros elétricos… E outros que são umas das quatro empresas de impressão 3D industrial do mundo. Além de vários outros colegas de faculdade que estavam fazendo coisas incríveis, empreendendo em tudo que é tipo de coisa! Lá se foi mais uma sabotagem.

Mas tudo bem, empreendedorismo é para qualquer um, tem gente fazendo isso aqui no Brasil e tal, mas nosso país não tem futuro. Nesse momento eu conheci um cara chamado Marc Weiss. Um americano que veio para o Brasil, para Porto Alegre, para criar uma Zona de Inovação Sustentável. O mesmo cara que participou do desenvolvimento do Vale do Silício, de NoMa e de muitas outras zonas que formam grandes empreendedores e que transformam o mundo dos negócios. Descobri que ele tinha escolhido a minha cidade para desenvolver e criar a zona mais sustentável e inovadora da América Latina até 2030. Eu não consegui acreditar. Mais uma sabotagem tinha ido pro espaço.

As coisas estão acontecendo! Elas não só estão acontecendo, como estão acontecendo aqui e agora, muito perto de nós! Muitas vezes as pessoas simplesmente não sabem, como eu não sabia (e também não acreditava). Saber disso e me aproximar de tudo que está rolando me deu muitas forças para querer solucionar um problema e criar uma startup. De acreditar no sonho de transformar a minha cidade, de querer melhorar a sociedade em que vivemos! Hoje eu acredito em tudo que eu achava que antes era um mito e sei que tudo vai se tornar realidade, porque as coisas ESTÃO ACONTECENDO AQUI E AGORA! Eu não vou ficar fora disso!

Like what you read? Give Alexandre Mattos a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.