O dilema entre empreender e inovar aplicando o design
O designer é quem precisa olhar por todos os lados isso lhe dá uma oportunidade maior de inovar, mas não necessariamente convergir.
O design é um elemento estratégico chave na atuação das empresas. É o elemento que influencia a percepção do público sobre sua marca e a sua proposta como empresa. Para tratarmos sobre uma realidade que muitos ignoram: empreender é absolutamente diferente de inovar. Muitos não levam em conta essa verdade e acabam se deixando enganar acreditando que o sucesso será garantido com excesso nos processos criativos e inovação ou por outro lado no excesso administrativo apostando no seu business-plan. Mas na verdade tudo que se fizer, deve se buscar equilíbrio correto entre arte e negócios. Que se abunda o primeiro, perde-se o foco. Se o segundo se apresenta em excesso, vulgariza-se. Torna-se um negócio auto-consumível e se esgota rapidamente.
Se o design é o elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços, como a sua empresa o utiliza? É importante rever o que você está dizendo para seu consumidor e como poderia dizê-lo melhor. Nos tempos em que se vivemos hoje existe o problema de muitos profissionais que é na hora de dosimetrar o seu projeto, pois o design estará concorrendo com curiosos e empreendedores que fuçaram e encontraram maneiras de fazer algo próximo ao que fazem. Mesmo sem todo esse acabamento e refino intelectual, mas que serve na maneira com que está tocando os seus negócios. A confusão está na maneira como muitos se colocam e vendem a seu trabalho endossando apenas um aspecto. Então para se obter sucesso é necessário está atento a essa dilema pois essa é a forma como o empreendedorismo na internet funciona.