O desenvolvedor/a de frameworks 🙂

Acidiney Dias
Sep 9, 2018 · 4 min read

E aí, tudo bem?

Hoje eu escrevo sobre a realidade de muitos desenvolvedores ( me incluindo, até pouco tempo atrás ). Esse assunto hoje, eu até considero cómico porque a forma como se aplica a minha pessoa é tipo… “ Eu sou uma desgraça mesmo kkkk”.

Se você não sabe o que é um framework, only for you:

“ Um framework em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. Ao contrário das bibliotecas, é o framework quem dita o fluxo de controle da aplicação, chamado de Inversão de Controle.”

Como sempre uma cópia descarada, do primeiro parágrafo do Wikipédia 🤣🤣🤣.

Meu caro se você ainda sim, se pergunta o que é um framework, considere eles como sendo um conjunto de funções de varias bibliotecas … é melhor que nada, não é mesmo?!


Se existe uma coisa que espanta a maioria dos desenvovedores que estão começando, é ouvir o termo framework, e claro os mais obedientes a vida, estudarão sobre. Aí quando você descobre que existe um que pertence a linguagem que você usa, seja ela PHP, JavaScript, Java, C#, Python, Ruby, Go, Swift, Kotlin, Dart, R [ ei, eu não vou citar todas, então pode parar ], você rapidamente começa a estudar sobre ele mais e mais… Se calhar você acaba fazendo parte de algumas comunidades no Facebook, slack, assinando a newslatter de algum site que fala sobre ele.

Cada vez mais, você vai se moldando na base do que eu quero passar nesse post, você vai conhecendo outros frameworks, para outras linguagens que você usa, e pouco a pouco, você vai se tornando aquela pessoa que não consegui nem “fazer um olá, mundo”, na própria linguagem que usa. Claro, não estou dizendo que todo mundo é assim… mais tipo, saber como e quando usar um framework é muito importante para quem é um desenvolvedor.

Por mais apego que você tenha a essa ferramenta, você tem que pensar que os frameworks, são apenas modinhas e que com o tempo o que estava no topo ( era ele para qualquer canto ), será apenas mais um motivo de piada entre desenvolvedores… E nós temos um exemplo de uma grande ferramenta o Jquery, que agora é ridícula a forma que muitos desenvolvedores ridicularizam uma pagina feita com Jquery… Meu mano, eu comecei a desenvolver em 2015 para web, e tipo Jquery brilhava os meus olhos … “ Eu preferi aprender mais e mais do Jquery do que o JavaScript”.

JavaScript? 😤, que negócio complicado… tens que fazer um zilhão de coisas para alterar um simples elemento da DOM… Era o que eu pensava, sem saber que nesse ano mudanças ridiculamente pesadas estavam acontecendo nesta mesma linguagem… E se você parar para pensar era 2015, Angular, React, Vue, Ember, e tantos outros frameworks fodas, já estavam no mercado ( mesmo o react com aquela licença estúpida que tinha, hoje já está tudo de boa 🤫 ), e eu ainda discutindo que Jquery era melhor que JavaScript 😂😂😂😂…

Pegas um trabalho ou uma ideia, e a primeira coisas que fazes é usar o CLI do teu framework e criar um projeto, sem avaliar se é realmente necessário. Ao meu ver isso é tipo usar o Bootstrap completo, num projeto para estilizar apenas um botão, é tenso né? 🤗

Curso de programação <Linguagem x>, iniciante a profissional…. E depois de umas 3 aulas já te mostram um framework, ué e eu que queria mais sobre e <linguagem x>, tenho que pagar outro curso, outro livro? 🤬

Eu acredito que o que os desenvolvedores devem fazer, transmitir não é sobre o quão boa é essa framework, principalmente para os aspirantes a programadores, porque nessa área é muito fácil você se perder por 2 anos ou mais, e depois se perguntar o que eu estive fazendo durante esse tempo todo 🤔. É muito fácil eu abrir um curso e explicar as tendências para quem for desenvolvedor facilmente conseguir um emprego, claro mostrando as ferramentas da atualidade, mais e a linguagem? Essas ferramentas não partiram dessa linguagem? Só porque eu consigo fazer um CRUD mais bonito e mais simples com o Laravel, eu vou esquecer como fazer ele com PHP? E se eu precisar pegar um trabalho com outro Framework, como o Codeigniter, Slim ou até Zend? Como faço se nem CRUD no PHP sei?

O objetivo da programação é nós permitir automatizar processos, como tarefas complexas e deixá-las mais simples de serem realizadas… E claro isso incluí a própria programação… Tanto que nós saímos dos cartões perfurados para o que nós chamados de linguagem de auto-nível, e agora para onde vamos?

Meus caros, era sobre isso que eu queria vos fazer pensar.

Obrigado.

Acidiney Dias

Written by

FullStack Developer | Writer | Teacher | YouTuber | Netflix Lover | Tecnology lover | Open Source enthusiast

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade