Sobre Meditação!

Meditação é um contato, com algo, seja interno ou externo, por meio da contemplação. Há diversas formas de meditar, diversas formas de fazer meditações, e todas são válidas, desde que o objetivo delas seja atingido. Não existe posição, movimento, maneira ou padrão para meditação, vale sua intuição. O mistério da meditação é deixar que a intuição seja ponte entre voce e o externo, voce e seu inconsciente, voce e suas memórias, voce e o ambiente, voce e o outro. A melhor maneira é buscar meditar de um jeito confortável para voce. Pode-se misturar com o yoga, ou com o tai-chi-chuan, ou simplesmente meditar parado.

Existem um mito na meditação que é sempre estar em posição de Lótus porém é claramente uma referencia a Buda que atingiu o Nirvana e a Iluminação nessa posição, mas deixemos as imitações e busque a sua posição, o seu jeito de meditar. Voce pode meditar na praia, no mar, na piscina, no quarto, na sala, numa academia, numa praça, numa aula de yoga.

Nem sempre o silêncio total do ambiente é necessário, na verdade o segredo a meditação, além da intuição, é o foco. Focar naquele momento, no seu corpo, na sua mente, no seu espirito, na sua aura, senti-los e o som ambiente vai ser apenas necessário se voce quiser meditar com musica ou com silencio total.

Para cada tipo de meditação, tem uma função racional, e por vezes, apenas sentidos e instintos. Eu resolvi catalogar 10 tipos de meditação para separar as funções essenciais da meditação.

10 tipos de meditação catalogados por mim:

1 — Silenciosa — ouvir o ambiente, permanecer em silencio mental

2 — Lembrança — buscar memórias, relembrar idéias, passado

3 — Pensativa — pensar sobre, deixar que os pensamentos fluam

4 — Criadora — elaborar idéias, criar perspectivas, futuro

5 — Energizante/Relaxante — utiliza a respiração para estimular

6 — Musical — utiliza as musicas como fonte

7 — Sexual — sensitividade e sensação, contemplação do prazer

8 — Interpretativa — buscar sentido sobre, compreensão

9 — Reflexiva — pensar sobre si, sobre outrem, sobre as coisas

10 — Observativa — observar, olhar, ouvir, sentir sem uso de razão