Educação e Cidadania

Legislar e fiscalizar o Poder Executivo não são as únicas funções de um parlamentar. Também é papel de um deputado ou senador promover a ética, a cidadania e um sentimento de nacionalidade. Participar do dia a dia das instituições brasilienses e realizar encontros com os seus dirigentes deveria ser um item frequente na pauta dos nossos legisladores, justamente porque ações desse tipo cumprem com essa finalidade política e social inerente à atividade do Parlamento.Quando sou convidado, eu sempre faço questão de comparecer ao Legislativo local. Fico ainda mais feliz quando percebo o interesse dos distritais em defender os setores de Comércio, serviços e turismo.

Na última quarta-feira, fui convidado a participar de uma sessão solene na Câmara Legislativa em homenagem aos 47 anos do SENAC no DF, instituição que eu presido há 13 anos. A iniciativa do deputado distrital Rôney Nemer foi muito especial para nós, não apenas pelo reconhecimento do trabalho prestado mas porque aproximou o Poder Legislativo dos cidadãos. A função do SENAC é, antes de tudo, uma função de cidadania.Ao preparar os jovens e adultos para trabalhar no Comércio o SENAC cumpre a missão de levar educação profissional para a sociedade.

Ao longo dos seus 47 anos no DF já passaram pelos cursos do SENAC mais de 1,1 milhão de alunos. A instituição, que antes tinha apenas três centros de ensino e menos de 300 funcionários, hoje tem mais de mil servidores, sete unidades, quatro carretas, uma faculdade, uma editora, uma livraria e forma em torno de 20 mil alunos por ano. Em resumo, nosso objetivo é capacitar as pessoas para que, por meio da educação profissional de qualidade, elas possam conseguir um emprego e melhorar de vida ou empreender. Queremos que todos tenham oportunidade, pois só assim viveremos em um País mais justo.