Como a ciência de Isaac Newton me ajudou a ser uma pessoa melhor.

Adelson Junior
3 min readOct 14, 2015

--

"Se cheguei onde cheguei, é porque me apoiei em ombros de gigantes." — Newton.

Apesar de estabelecer as bases da Mecânica Clássica, definir a gravitação e suas três famosas leis, co-criar o Cálculo — e a tortura de muitos de nós estudantes de exatas — e sua contribuição científica nos permitir explorar a Lua e outros planetas do nosso Sistema Solar, a Alquimia estudada por Newton é a ciência que teve — e tem — a principal influencia na minha vida e a que mais contribuiu para a minha formação como pessoa.

Carl Sagan, cujo admiro muito seu legado filosófico e científico, ficaria triste em ler o parágrafo acima.

Alquimia não é ciência meu caro, é uma pseudo …

Sim claro. Eu entendo, Carl.

Mas, etimologicamente, ciência é conhecimento. E é este conhecimento — ou esta ciência — de Newton que quero adentrar e refletir um pouco.

Elementos na Alquimia.

Considerada uma pseudo ciência, esta arte de transmutar chumbo em ouro é simplesmente ridicularizada hoje em dia, principalmente em meios sociais onde a razão e o pensamento estritamente científico predominam, que sempre foi o meu caso.

Mas, apesar do meu ceticismo — por possuir este tipo de raciocínio — e da influência do meio, uma dúvida cruel sempre me incomodou:

Por que raios Sr. Isaac Newton estudou a Alquimia?

Veja, estamos falando de Newton, um dos precursores da Ciência como a conhecemos!

Se ele, Isaac Newton a estudou, quem sou eu para ridicularizar esta “pseudo” ciência?

E mais: precisava saber o que é, de verdade, pois quando eu for ridicularizá-la, ou criticar, algum dia, pelo menos saberei do que estou falando.

E para minha surpresa, descobri que todos nós praticamos esta “pseudo Ciência” (prefiro chamar de arte).

Todos. Uns pouco, outros bem pouco, outros bastante, mas todos praticamos, de um jeito ou de outro.

Mas, afinal, o que é a Alquimia?

Alquimia é SER humano.

Assim, me questionando, despertando mais a minha curiosidade e colocando minha humildade à prova, Sr. Isaac Newton me ajudou com A SUA — e a minha — alquimia.

--

--