Entre esotérico e exotérico e qual é o nome da letra "A".

Adelson Junior
3 min readNov 3, 2015

--

“Eu perdi o meu medo da chuva, pois a chuva voltando pra terra traz coisas do ar.
Medo da Chuva, Raul Seixas.

Não sou um cara “letrado”. Gosto de me expressar na escrita, procurando brincar com as palavras. Nessa brincadeira, utilizo poucas — característica minha — e justamente por isto, as vezes me questiono sobre algumas.

O que existe por trás de tal palavra? Quais as ideias, sentimentos que motivaram sua criação? O que ela representa, realmente?

E estudando sua etimologia, descobri e me surpreendi com a enorme sabedoria por trás de algumas delas.

Por exemplo a palavra Coragem, do francês courage e do latim cor-aticum.

Cor quer dizer Coração. Não coração físico, mas a morada do espírito, os sentimentos e pensamentos, os anseios da alma. Aticum é ação da palavra que o antecede.

Coração+ação. Baseado nisto, eu entendo coragem como:

Agir, ouvindo os “anseios da alma”, ou seja, o coração.

Anseios da alma, coração… temas que dariam alguns textos deliciosos de se escrever, mas aqui o assunto é outro.

“Siga o coelho branco” — The Matrix

Cansado, resolvi ouvir e seguir estudando, imerso em temas há muito esquecidos (ou quase), como por exemplo a Alquimia. Não conseguia parar! Aquilo preenchia os anseios da minha alma.

Assuntos banalizados, que o senso comum consideraria apenas como mero esoterismo.

Seria eu, um cara… esotérico?

Não! isso é ser ESQUISOtérico.

Estudando a etimologia da palavra esotérico, à partir de sua origem grega esôterikos, descobri que, além de significar algo como “dentro de” ou “internamente”, Platão a utilizava em seus diálogos para dar o sentido de “as coisas interiores” para temas de difícil compreensão. Do mesmo modo, em outro diálogo, Aristóteles — seu discípulo — utilizou eksôterikos (exotérico) para dar sentido de “as coisas exteriores” para temas mais populares, relativos ao senso comum.

De posse desta sabedoria de Platão e Aristóteles, eu passei a considerar um assunto verdadeiramente ESOtérico quando seu real significado, não é entregue de bandeja para o interlocutor. Ele está oculto, eso (dentro) de camadas de símbolos, sejam esses símbolos — ou linguagem — histórias, palavras, parábolas, desenhos, músicas e por aí vai.

Mas perae! Por que raios alguém criaria um conteúdo ESOtérico, “escondendo” seu real significado? Não é mais fácil deixar na cara, de forma EXOtérica?

Não, pequeno gafanhoto. Um tema esotérico é criado para causar reflexão. Às vezes, uma profunda e bela reflexão, como a que a trilogia Matrix ou a canção Gita — de Raul Seixas e Paulo Coelho — me causaram.

“A letra A tem meu nome[…]” — Gita, Raul e Paulo Coelho.

Dessa maneira o nome da letra A, ou o significado / mensagem por trás de Gita, fora construída em minha consciência, de uma maneira muito mais forte, pois fora obtida com muita reflexão, estudos e insights. É um significado só meu, eu o construí.

Este significado, não é estático. É uma Metamorfose ambulante, tendo formas diferentes, porém mantendo sua essência. É um diamante sendo lapidado, fazendo mais sentido à medida em que novos conceitos e entendimentos são adquiridos.

Ok, mas e a letra A?

É verdade… eu me empolgo nesses assuntos.

A letra "A", exotericamente, é apenas a primeira letra do alfabeto, enquanto que esotericamente … é o início, o fim e o meio.

--

--