A Manipulação de Mercado em Cryptocurrencies

A grande maioria acredita que o mercado se move de forma aleatória de acordo com a tomada de decisão coletiva, cada canddle é “uma disputa entre compradores e vendedores”, entre outros contos de fadas.

A verdade é exatamente oposta!

Mas antes de tudo, o que significa Manipulação?

Tem sua origem no Latim, “Manipulus” cujo sentido seria “Mão cheia” dando origem a dezenas de outras palavras descendentes com diferentes sentidos que hoje temos sobre isso. Para o nosso contexto, serve a definição “falsificação da realidade que busca induzir alguém a pensar de determinada forma”.

A manipulação está presente em todos os lugares, é inegável e inevitável.

Existem vários tipos de manipulações, sejam elas sociais, propaganda, notícias e muitas outras. Basicamente toda informação que você obtém pode estar mascarando uma outra realidade.

Não basta parar de ler sobre os assuntos e atentar-se apenas a Análise Técnica, com o volume adequado, eu e qualquer whale veterain, conseguimos pintar uma obra de Monet utilizando canddles, tendências e indicadores.

Força

As Whales são responsáveis por mais de 70% do volume que você vê por aí, razão essa que elas detém o poder de fazer o que bem entenderem, direcionar o mercado para baixo ou para cima, não obedecem as regras do jogo que a maioria acredita existir.

Astúcia

Possuem uma network de primeira classe, recebem ofertas e informações antes do grande público, podendo assim antecipar-se ao mercado.

Muita, Muuuuita paciência!

Já não bastasse tudo isso, elas dispõe de uma paciência comparada a de um Monge Tibetano, sempre está paciente e executando sua estratégia.

Resumindo tudo em uma linha: As Whales são implacáveis.

Compreendendo o que já foi dito até aqui, você provavelmente deve estar se perguntando como sobreviver nesse meio ou até ter algum tipo de sucesso. É possível? Sim, mas não é nada fácil ou simples.

É preciso ter muita observação e senso analítico, o que demanda muito tempo, estudo e vontade.

Observação é um dos itens mais importantes para sobreviver e lucrar por aqui, tudo que você sabe ou estude pode ficar defasado rapidamente ou até mesmo inútil a menos que você esteja atento para identificar isso.

Senso analítico exige que você não questione apenas os seus erros e perdas, mas principalmente os seus ganhos… em um ambiente manipulado é fundamental que você sinta-se a vontade e não se assuste e fuja, por isso você tem ganhos substanciais a curto prazo.

"A vontade" não irei explicar, pois tem um valor abstrato para cada um e esse texto iria virar algo que se assemelhe a um texto motivacional, que claramente não é o que eu desejo.

Para ter um desempenho real e satisfatório é preciso mais do que esses três itens, mas já é um norte para quem estiver perdido.

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas… — Sun Tzu

Os próximos textos serão variados, alguns assuntos aqui abordados serão feitos com mais profundidade, como a técnica de observação das baleias.

#LikeAWhale