Artigo — Mobile Marketing
Bank of America X Itaú
Aluna: Adriana Karlota Farias Fernandes de Medeiros
Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais
O Bank of America (BofA), em 2007, lançou o seu mobile banking. Primeiramente a solução foi oferecida apenas através da internet móvel, tendo sido posteriormente aprimorada, e também oferecida através de aplicativo. O desenvolvimento de soluções de mobile banking, pelo BofA, se deu em momento de crise econômica, em que os bancos buscavam soluções que permitissem um diferencial competitivo. Apesar de vários apontamentos positivos, é importante deixar claro que geralmente ocorre alguma resistência, por parte de alguns usuários, devido a uma sensação de insegurança e falta de controle de acesso, passada pelo uso de soluções mobile para questões financeiras.
Como apontado, o desenvolvimento dessa solução, permitiu alcançar resultados valorosos, pois através dela pôde-se constatar uma maior taxa de retenção e satisfação do cliente, bem como a diminuição dos valores gastos com operações. Isso tudo se desenvolveu dessa forma, devido ao cuidado específico que houve com o produto que seria entregue, contemplando questões como funcionalidade, acesso, tecnologia e marketing.
Primeiramente, é importante explicar que a importância, dada pelo BofA, as funcionalidades que estariam presentes no mobile banking, foi imprescindível para o seu sucesso. Foram disponibilizadas diversas das principais ações que os clientes costumam fazer no banco, para essa modalidade, como a transferência, pagamento de constas e acesso ao extrato.
O acesso, pela maior parte possível de clientes, também foi uma preocupação constante para o BofA ao desenvolver ações de mobile banking. Não somente existia a possibilidade de acessar essa função através da internet móvel e aplicativos, como também houve uma expansão para o SMS. Como diversos usuários, antes dos anos 2010, ainda não tinham smartphones, seria uma maneira a mais de oferecer os serviços. A utilização de SMS permitiria receber informações referentes a créditos, promoções, dentre outras, de uma maneira mais limitada que um aplicativo, mas que permitia uma acesso mais abrangente.
Em se tratando de tecnologia, foram utilizadas soluções que, em geral, já costumava serem utilizadas na Europa, há alguns anos. Dessa forma, utilizando soluções maduras e bem aceitas. Em geral, também eram disponibilizados recursos que permitissem operações que utilizariam ao máximos as funções permitidas pelo hardware do aparelho. Por exemplo, o cliente poderia ser avisado se estivesse próximo de alguma agência do BofA, através do aplicativo, que se utilizaria dos recursos de localização do aparelho, como o GPS.
No âmbito do marketing, nesse contexto, vamos chama-lo de mobile marketing, tudo estava ligado. Por exemplo, o aplicativo utilizado já poderia avisar sobre promoções, vantagens em tomar empréstimos, bem como servir de canal de feedback para as necessidades. No caso do BofA o mobile marketing surgiu no seu aplicativo a partir de 2008, usando o meio móvel como parte das campanhas integradas com múltiplos canais. Percebeu-se que a taxa de cliques nos celulares era bem maior que a de e-mail, atingindo cinco a seis vezes mais.
No contexto do Brasil, pode-se dizer que, atualmente, os bancos estão se adaptando, cada vez mais, a essa nova realidade. Todos os grandes bancos já possuem os seus aplicativos, não somente para dispositivos móveis, como também para PCs. Porém, o banco que será abordado é o Itaú, que possui aplicativos para computadores, além de iOS, Android, e até mesmo para o Windows Phone.
No que se refere ao acesso remoto ao Banco Itaú, o mesmo não permite conexão sem o aplicativo, ou sem algum tipo de autenticados específico. Também é solicitado que o usuário crie uma senha única, para acesso pelo aplicativo, diferente da senha do cartão. As etapas para a liberação é composta por diversos passos, inclusive incluindo a necessidade de comparecer a um caixa eletrônico para que sejam liberadas algumas permissões, trazendo uma sensação de segurança para o usuário. Esta sensação pode acarretar numa maior aderência de usuários a utilização dessa solução.
O aplicativo do mobile do Banco Itaú oferece uma série de funcionalidades, organizadas de forma bastante intuitiva. Transferência entre constas, acesso ao extrato, visualização da fatura do cartão de crédito, e até acompanhamento de dados de viagens são algumas das funcionalidades nativas, presentes neste aplicativo. Neste contexto ainda é possível identificar que o aplicativo, em sua versão mobile, oferece uma interface extremamente amigável, e de fácil uso, oferecendo ícones grandes, bem organizados, e com cores que além de representarem a identidade da marca do banco em questão, também são complementares no círculo cromático, conseguindo criar uma ótima harmonia visual.
No que se refere a acesso, a solução também se destaca. O Banco Itaú oferece a possibilidade de acessar o seu mobile banking nas mesmas três vertentes que o BofA disponibiliza: internet, aplicativo e SMS. Isto é, o usuário poderá não somente baixar o aplicativo, como também configurar o seu navegador para que possa acessar o mobile banking adequadamente. Além disso, também é possível requerer, via ligação telefônica, que haja envios de SMS, atualizando sobre gastos com o cartão de crédito, ou débito, bem como movimentações bancárias. Dessa forma, o banco oferece soluções que cobrem faixas mais diversas de usuário.
Além disso, a tecnologia proposta é de grande confiabilidade, pois existe poucas quedas, além de uma resposta rápida aos comandos. É importante salientar que as soluções, em diversas plataformas, parecem funcionar de forma bastante semelhantes, o que pode facilitar o uso, e possivelmente reflete uma consistência nos padrões utilizados para o design e desenvolvimento do produto.
No que se refere ao mobile marketing, as ações parecem bem integradas e persistentes. Por exemplo, ao entrar na página do Itaú, na parte referente ao login, é sugerido para o usuário que este instale o aplicativo, para que tenha uma navegação mais segura e confortável. Além disso, nas agências, os próprios gerentes de conta parecem instruídos a recomendarem a instalação do aplicativo, bem como os caixas eletrônicos, que parecem fazer uma constante integração com o meio on-line e mobile. No aplicativo, algumas sugestões de serviços, como empréstimos, e outras transações, poderão ser oferecidas aos usuários. Esta é uma solução interessante, pois atinge diretamente um público em potencial, bem como garante uma grande economia com outras ações específicas. Assim como explicado no artigo analisado, o investimento com ações de marketing desse tipo mantém o custo com a taxa de impressão bem abaixo de alterna