Artigo — Mobile Marketing
PROJETO
Aluna: Adriana Karlota Farias Fernandes de Medeiros
Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais
Como avaliação para a disciplina de Mobile Marketing, foi desenvolvida uma solução, que deveria atender a lanchonete delivery chamada de Rock & Burger. O desenvolvimento dessa campanha, baseada em mobile marketing, contribuiu para o amadurecimento de diversas ideias, bem como o entendimento da importância do desenvolvimento de campanhas de marketing focadas nesse segmento.
A Rock & Burger é uma sanduicheira, criada em 2008, localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba, que fechou em 2011, devido a alguns problemas de origem administrativa. A referida empresa tinha a proposta de trabalhar com sanduíches tematizados, com referências ao mundo da música e o universo pop. Agora, a Rock & Burger pretende voltar ao mercado, em uma versão voltada ao delivery, e para isso foi elaborado um plano de mobile marketing, como apoio ao seu retorno.
Primeiramente, foi realizado um estudo sobre as tendências e ferramentas comumente utilizadas no marketing para dispositivos móveis em empresas de fast food. Aplicativos do peixe urbano e o iFOOD foram soluções repetidamente encontradas, pois são muito utilizadas por restaurantes locais que buscam espaço no meio mobile. Porém, para a presente campanha, a ideia era se diferenciar dos concorrentes, através de uma solução que pudesse ajudar a alcançar resultados mais promissores.
Nesse contexto, surge a ideia de um aplicativo, que deveria permitir que o usuário canalizasse pontos, à medida que fizesse compras, podendo trocar os referidos pontos em ofertas. Além disso, seria possível consultar o cardápio, bem como realizar pedidos, pelo próprio aplicativo. Até aí diversas perguntas surgiram, como: Qual o diferencial que esse aplicativo teria, visto que outras empresas, como o Spolleto, utilizam soluções praticamente idênticas? Como popularizar e induzir o cliente a utilizar esse aplicativo? Será que a utilização de um sistema de pontos é o suficiente para tornar esse aplicativo interessante e trazer diferencial competitivo?
Ao tentar responder essas questões, começou-se a construir os alicerces que tornariam o aplicativo uma real solução de mobile marketing, com efetivo diferencial competitivo.
Primeiramente, estabeleceu-se que o aplicativo procuraria trazer um tratamento diferenciado, de acordo com o perfil do cliente. Essa ideia foi inspirada no novo programa de fidelidade da Nintendo, chamado de My Nintendo, em que se oferecem promoções e vantagens exclusivas para usuários específicos, de acordo com o seu perfil de consumo. Assim, deveria ser buscada uma solução que procurasse atender as necessidades específicas do usuário, de forma que o mesmo se sentisse realmente importante para a empresa.
Assim, baseando-se também no conceito de persona, foi desenvolvida a ideia de um aplicativo que deveria registrar as últimas compras do cliente, identificando questões como frequência, tipo de comida, valores gastos e outras questões. A partir dessas informações, que iriam ser coletadas no banco de dados, e interpretadas por um sistema específico, seria possível interpretar perfis comuns. Por exemplo, se João, Alfredo, Luis, e Weber, consomem os lanches A, B, C, D e E, e Gustavo consome os lanches A, B, C e D, seria possível presumir que, além de possivelmente todos esses clientes fazerem parte de um mesmo grupo de consumidores, se o Gustavo nunca tiver comido o lanche E seria uma boa ideia oferecer, como uma oferta exclusiva, esse lanche para ele.
Desta forma, a solução proposta poderia auxiliar no desenvolvimento de perfis específicos de clientes. Semelhante à ideia da utilização de personas para o desenvolvimento de uma campanha, porém, de forma reversa, e sendo gerada através de feedback de software, seria possível criar promoções personalizadas, bem como ofertas especificamente direcionadas aos perfis de usuários acusados pelo aplicativo. Isso permitiria um contato mais preciso com o cliente, conseguindo alcançar uma maior fidelidade, bem como uma satisfação e intensidade de compra, devido à quantidade de ofertas que realmente agradam ao cliente em questão.
Além dessas questões, foram pensadas soluções que deveriam auxiliar na viralização da solução. Apesar do potencial da ideia proposta, é necessário conseguir criar mecanismos que auxiliem na disseminação do uso do aplicativo em questão. Neste caso, as principais ações propostas foram duas, envolvendo: a utilização do Instagram; a postagem de imagens no facebook.
Ao realizar um pedido, além do cliente ganhar a sua pontuação pela compra que fez, também poderá ganhar pontuação extra, compartilhando uma foto do seu lanche nas redes sociais. Ao receber o sanduíche, o cliente deverá entrar no aplicativo, e selecionar a opção de fotos, assim podendo acessar a câmera do smartphone e tirar uma foto do seu lanche. Essa foto será criada com um filtro da Rock & Burger, que conterá a sua marca, e virá com a opção de compartilhar nas redes sociais (facebook e instagram). Ao compartilhar essa foto, o usuário receberá a pontuação extra, e estará divulgando os sanduíches da Rock & Burger.
Como falado anteriormente, ao realizar pedidos pelo aplicativo, o cliente estará gerando pontos, que poderão ser trocados por ofertas. Além disso, enquanto o cliente realiza os seus pedidos, o aplicativo filtra os dados, e compõe informações referentes aos hábitos de consumo do usuário, sabendo, a partir daí, indicar promoções, ou ofertas, específicas para o perfil do usuário. Desta forma, é possível que existam promoções customizadas, que farão com o que o usuário se sinta muito mais importante para a empresa em questão.
Também como forma de divulgação do aplicativo, será feito um plano de 2000 SMSs. Estas SMSs deverão ajudar na proliferação do aplicativo, bem como das ofertas que a empresa possui. A ideia é ajudar na divulgação inicial, para que depois a viralização consiga ajudar no seu desenvolvimento.
Ao desenvolver esse projeto, foi possível perceber várias formas de se atuar com o mobile marketing. Através de soluções que estão sendo utilizadas no mercado em diversas áreas, de diversas maneiras. Considerar o meio mobile como uma ferramenta de marketing cada vez mais se torna algo comum, e não uma exceção. Porém, no momento, parece ainda funcionar, em alguns casos, como um real diferencial competitivo. As empresas que aprenderem a trabalhar, mais rapidamente com esse meio, podem desenvolver estratégias específicas, e maturidade suficiente para se destacarem em um futuro onde a grande maioria estará presente nesse meio.