Modelos de negócio são uma ARTE! Uma AVENTURA dos sete mares!

Segundo o dicionário Michaelis, a definição de CANVAS é:

canvas
can.vas 
n 1 lona, aniagem, canhamaço (usado para velas de navio, barracas etc.). 2tenda, barraca (de lona). 3 vela ou velame (de um navio). 4 barraca de lona do circo. 5 tela (de pintor). 6 quadro ou pintura a óleo. adj feito de lona, de canhamaço etc. under canvas 1 em barracas. 2 à vela, com as velas desfraldadas.

Ou seja, CANVAS pode ser uma TELA feita em lona, uma VELA de navio… E porque será que Alexander Osterwalder e Yves Pigneur escolheram esse nome para o Modelo de Negócios mais conhecido na atualidade, admirado e aplicado por tantos?

Bem, podemos fazer VÁRIAS analogias: uma tela em branco que nos permite CRIAR livremente, uma vela que nos ajuda a NAVEGAR pelos mares com a ajuda da força do vento em direção a alguma coisa, DESBRAVAR novos horizontes. O nome é incrível!

E eu lhe pergunto: quando você pensa em um Canvas, em um Modelo de Negócio, é essa a sua linha de pensamento? Ou você está apenas preenchendo um formulário, fazendo alguma coisa “pro-forma” para alguém ver?

Quando você pensa nos 9 blocos, você pensa nas NOVAS possibilidades que o mercado oferece? Na DIFERENÇA que seu negócio pode fazer na vida das pessoas? Nas SOLUÇÕES dos PROBLEMAS cotidianos das empresas, dos consumidores, do seu público alvo? Você pensa no seu PÚBLICO ALVO? Qual a sua PROPOSTA DE VALOR? Qual o seu valor?

Essa TELA em branco, essa VELA de navio pode te levar a lugares que ninguém ousou explorar. Mesmo! Todos estamos tão acostumados a fazer as mesmas coisas, a “commoditizar”. Pense nessa ferramenta como uma oportunidade de pensar diferente. Pare de pensar no seu produto ou serviço de forma comum — café não é café, é experiência, prazer, sabor… cosmético não é cosmético, é beleza, auto estima…

Saia do lugar comum. DESBRAVE, inove, seja diferente. Se aventure! Seja CRIATIVO! Não seja mais um.