Como criar um projeto no Firebase

Use serviços como autenticação, banco de dados em tempo real e notificações push de forma simples e integrada.

Acesse o site do Firebase — firebase.google.com — e clique no botão “Comece a usar gratuitamente”. Você vai precisar de um e-mail e senha para criar um novo perfil (caso ainda não tenha).

Assim que se cadastrar, você será redirecionado para o seu painel (console)e poderá criar projetos. Clique no botão “Criar novo projeto”.

Depois escolha um nome para o seu projeto e um país. Para esse projeto modelo, eu escolhi o nome “tutorial”. Depois clique em “Criar projeto”.

No painel de visão geral do seu novo projeto, na lateral esquerda há um menu com os serviços oferecidos pelo Firebase. Falaremos em outros posts, especificamente sobre autenticação, banco de dados de tempo real e armazenamento.

Em projetos web ou híbridos, incluindo Ionic 2 ou Angular 2, vamos precisar de um objeto javascript contendo as credenciais de integração com o Firebase. Você pode copiá-lo clicando no ícone “Adicionar o Firebase ao seu aplicativo da Web”, ilustrado na figura acima. O objeto irá se parecer com:

  var config = {
apiKey: "...",
authDomain: "...",
databaseURL: "...",
storageBucket: "...",
messagingSenderId: "..."
};

É isso! Guarde esse objeto (ou lembre-se de como acessá-lo novamente) para usarmos na integração com nossos próximos projetos.

Se gostou do tutorial, curta e compartilhe!