Como escrever e compilar programas em C e C++ usando o Atom no Windows

O Atom é uma ótima ferramenta de desenvolvimento e pode ser usada também para programadores C.

Você vai precisar ter um compilador C/C++ instalado.

Vamos instalar o Cygwin. Baixe a versão que corresponde à arquitetura do seu computador: 64 bits ou 32 bits.

Durante a instalação do Cygwin, na tela de escolha de pacotes, procure pelo grupo “devel”, expanda-o e procure por “gcc-core”. Marque a opção do compilador C.

Depois de instalar o Cygwin, precisamos adicioná-lo á variável de ambiente PATH do Windows:

  1. Clique no botão iniciar e digite variáveis de ambiente .
  2. Na janela Propriedades do Sistema clique na aba Avançado e depois em Variáveis de Ambiente .
  3. Vá até a seção Variáveis do Sistema e procure pela variável Path . Clique duas vezes sobre ela para abrir a lista.
  4. Use o botão Novo e na linha digitável que é habilitada, insira o caminho da pasta cygwin/bin . Esse caminho é referente ao local em que você escolheu para instalar o compilador no seu computador. No exemplo dado aqui, o caminho foi C:\gygwin64\bin . Clique em OK para salvar.
  5. Para conferir se a instalação está correta, abra uma janela de terminal (janela de comandos — cmd) e digite gcc --version . Se estiver tudo ok, você verá a versão do compilador instalado.

Instalando o Atom

Acesse o site atom.io e clique em “Download Windows Installer”. Depois de baixar, instalar e abrir o Atom, passamos para a configuração dos plugins necessários para a edição e compilação de códigos C/C++.

Configurando o compilador

Com o Atom aberto, digite ctrl+shift+P e na janela com o campo editável que se abre, digite install packages and themes .

No campo de busca de pacotes (search package) digite gpp-compiler e clique no botão Packages . Na lista que é carregada, procure pelo item com o autor kriscross07 e clique em Install .

Configurando o editor

Para melhorar a codificação em C podemos instalar um plugin para destacar os comandos da linguagem e palavras reservadas (syntax highlight).

Com o Atom aberto, novamente digite ctrl+shift+p e na janela com o campo editável que se abre, digite install packages and themes .

No campo de busca de pacotes, digite language-c e clique em Packages . Na lista de pacotes, procure pelo item que tem como autor o próprio atom e clique em Install .

Criando um projeto C

Crie uma pasta no seu computador. Usaremos como exemplo uma pasta chamada projeto-c .

No Atom, digite ctrl+shift+o para abrir a pasta do seu projeto no editor — você pode também digitar alt para habilitar o menu superior do Atom e clicar nos menus File -> Open Folder... .

Na barra de estrutura de arquivos do projeto (lateral esquerda), clique com o botão direito sobre o nome do projeto e depois no menu New File . Digite ctrl+s para salvar o arquivo. Como vamos escrever um código em C, a extensão do nome do nosso arquivo deverá ser .c . Para o nosso exemplo, usaremos um arquivo com o nome teste.c , com o conteúdo a seguir:

#include <stdio.h>
int main(int argc, char const *argv[]) {
printf("%s\n", "Meu primeiro programa em C usando o Atom");
return 0;
}

Compilando e executando o arquivo

Com o arquivo teste.c aberto no Atom, digite F5 para compilar e executar o código — ou você pode clicar com o botão direito sobre o nome do arquivo e depois no menu Compile and Run .

Se tudo estiver ok, você verá uma janela de comandos do Windows exibindo a mensagem “Meu primeiro programa em C usando o Atom”. Se houver algum erro, o Atom gera um arquivo de log na pasta do projeto e indica a causa.

Isso é tudo!

Agora você pode criar seus códigos e executar usando o Atom.

Até o próximo tutorial.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.