Nesta série de conteúdo desenvolvido pela Academia de Futebol Guerreiros Corais sobre a formação de atletas no qual visou estudar o cenário Europeu e avaliar alguns casos pontais e encerramos com o estudo do Bayern de Munique. É sempre bom reforçar, as diferenças são claras e o cenário não permite desenvolver algo igual aos respectivos clubes citados, mas temos muito a aprender. Para termos excelentes atletas em 2024 o trabalho precisa ser iniciado, avaliado e otimizado periodicamente e o quanto antes. Este é intuito da Academia de Futebol oficial do Santa Cruz. …


Há um provérbio chinês que diz a melhor época de se plantar uma árvore foi a há 20 anos atrás. O segundo melhor tempo é agora. É sobre esse conceito que o Guerreiros Corais se desenvolve. Precisamos fazer a base Coral um seleiro de bons atletas. O Nordeste é muito forte nisso. Como comprovação, na Série A de 2018, aproximadamente 17% dos jogadores eram nordestinos.

Já abordamos conceitos sobre o Ajax e o Arsenal, agora é hora de falarmos sobre o clube mais famoso do mundo para a formação de atletas. …


Onde queremos estar daqui a 5 anos? Essa é a pergunta chave para os Guerreiros Corais e precisamos desenvolver constantemente questões administrativas e técnicas.
Após termos trabalhado baseado no Ajax, agora é a hora de falarmos de um grande clube Inglês. O Arsenal.

É importante recordar que a Inglaterra tem passado por uma reformulação de suas categorias de base e que tem gerado frutos. Apenas nos últimos anos conseguiu ser Campeã Mundial no Sub-17 e Sub-20 e Campeã da Europa na categoria Sub-19. …


A Academia de Futebol Guerreiros Corais tem o objetivo de ser muito importante na formação de atletas para O mais querido até 2024, ano que o clube completa 110 anos de existência. Para isso é importante que possamos aprender com clubes nacionais e internacionais.

Neste artigo iremos trabalhar focado no Ajax, time holandês famoso por relevar atletas de qualidade mundial e seguir a filosofia de Johan Cruyff, capitão da Laranja Mecânica na Copa do Mundo de 1974.

Como o Ajax trabalha sua academia de futebol:

Importante começar pela visão e filosofia que se norteia em três pilares, no qual o…


No primeiro texto da série dissemos que a nossa principal missão é fazer com que o futuro do Santa Cruz seja cheio de talentos e falamos que é importante planejar e agir. Continuando nossa produção baseado nos relatórios da Associação de Clubes Europeus é importante discutir que tipo de jogador estamos procurando.

Em uma avaliação criteriosa focada nos estudos de caso, apresentaremos abaixo o que os clubes responderam sobre recrutamento de atletas, admissão de candidatos espontâneos e as características requeridas.


Queremos fazer o futuro. Sonhamos com o Santa Cruz cheio de jovens talentos. Para isso é importante planejar e agir. Iremos começar com esse texto para construir uma série de conteúdos com seis matérias sobre alguns conceitos que estão por trás da Academia de Futebol Guerreiros Corais. É importante aprender com os erros, mas principalmente, aprender com quem faz correto.

Estudamos diversas instituições que fazem futebol em nível mundial. Alguns deles de forma presencial e em conteúdos produzidos. Descobrimos que existe uma Associação de Clubes Europeus (www.ecaeurope.com) e estudamos diversos relatórios disponibilizados para entender como fazem e, o mais importante…


Os Guerreiros Corais sabem que para mudar o futuro do Santa Cruz é necessário ter atenção as novas realidades impostas ao mundo do futebol. De preferência, saber das inovações antes que se tornem práticas comuns. Precisamos estar na vanguarda para que, mesmo com as inerentes limitações do clube, possamos nos diferenciar no mercado de formação de atletas.

Para que isso seja possível, a nossa academia decidiu continuar quebrando tabus. O primeiro deles, agregar a ciência ao mundo do futebol e também aumentar - ainda mais - o envolvimento das mulheres neste universo que também é delas. …


Nascido em Petrolândia, Sertão de Pernambuco no dia 06 de janeiro de 1996. Uma infância resumida ao amor e prática pelo futsal e futebol. Quando possível, Wilmar Júnior passava o dia todo jogando com os amigos. O amor pelo esporte resumiu toda a minha vida.

O início da relação com o futebol foi bem particular. O pai dele foi o primeiro professor de Educação Física e sempre o incentivou a praticar atividades esportivas. Nosso treinador participou de diversas competições, tanto locais como em outras cidades e teve a sorte de ter ao lado diversos professores que acreditaram no seu potencial…


Um jovem cheio de sonho e com muito orgulho de ser Nordestino. Nascido em 1993, é o filho mais novo – com duas irmãs - de uma professora e um funcionário autônomo.

Como se diz no Nordeste, Sidney Cássio é nascido e criado em Jatobá, Sertão Pernambucano, a 450 km de Recife. Estudou em instituições públicas durante todo o seu período escolar, o que lhe possibilitou praticar futsal desde cedo pela equipe da Escola. E a história como treinador surge nesta mesma escola que lhe deu a oportunidade de jogar. O Colégio Nossa Senhora Aparecida lhe permitiu ser o treinador…


Avaliação de seis grandes equipes mundiais.

Informação e conhecimento talvez sejam as palavras mais importantes do mundo atual. Temos excesso de informação mas que nem sempre se transformam em conhecimento. No cenário do futebol isso não é diferente, temos matérias diárias de todos os clubes profissionais do mundo, mas o que devemos aproveitar?

Algumas semanas atrás fizemos uma enquete no Instagram sobre quais clubes da Europa deveríamos nos espelhar e o resultado obtido foi bem interessante e gerou um debate bem produtivo e que nos permitiu fazer esse texto para abordar o assunto focando nos seis clubes mais citados: Atlético de Madrid, Porto, Leicester, Real Madrid…

Academia de Futebol Guerreiros Corais

Queremos fazer a diferença na vida das crianças e jovens a partir do futebol. Unidades de formação em Futebol oficial do Santa Cruz Futebol Clube

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store