Conheça nosso Coordenador do Sertão - Sidney Cássio

Um jovem cheio de sonho e com muito orgulho de ser Nordestino. Nascido em 1993, é o filho mais novo – com duas irmãs - de uma professora e um funcionário autônomo.

Como se diz no Nordeste, Sidney Cássio é nascido e criado em Jatobá, Sertão Pernambucano, a 450 km de Recife. Estudou em instituições públicas durante todo o seu período escolar, o que lhe possibilitou praticar futsal desde cedo pela equipe da Escola. E a história como treinador surge nesta mesma escola que lhe deu a oportunidade de jogar. O Colégio Nossa Senhora Aparecida lhe permitiu ser o treinador da equipe e teve uma grata surpresa. As conquistas de títulos como treinador começaram cedo. O, agora treinador, levantou troféus em competições municipais e estaduais com a bandeira do colégio.

E a relação com o futebol só estava começando. Sidney, ainda como estudante de Educação Física teve a oportunidade de trabalhar no Programa Segundo Tempo em seu município, o que lhe permitiu conhecer o outro lado do esporte. Após a experiência com o Esporte de rendimento, agora é a vez do esporte educacional. E neste momento apareceu o outro diferencial do nosso coordenador. A vontade de transformar vidas a partir do esporte.

Viu o caminho da formação Universitária como meio para aprender a usar o esporte de forma mais impactante. Mesmo sem condições financeiras para fazer o curso em uma faculdade particular, soube que era possível pelo ProUni e correu atrás, como sempre. Fez o curso de Educação Física com o mesmo comprometimento e determinação que estão constantemente presentes em sua vida. Um dos professores dele na Faculdade Sete de Setembro disse “Tenho grande orgulho de ver o grande profissional que Sidney se tornou. Mas não poderia ser diferente. Sempre foi um menino diferenciado durante toda sua formação”. E, como parar nunca é uma opção para ele, nos próximos meses está encerrando duas pós-graduações. Uma delas é um MBA em Gestão de projetos. Sidney percebeu a importância de completar a formação esportiva com questões gerenciais.

E ao encerrar o ciclo da formação em Educação Física, entre diversas oportunidades, também surgiu os Guerreiros Corais. E quando fala da Academia é perceptível o sentimento de carinho e como ele veste a camisa do projeto.

“A Academia de futebol do Santa Cruz foi o primeiro clube a acreditar no potencial da gente, tanto dos nossos profissionais como também dos nossos atletas! Não tenho dúvidas de que o projeto está fazendo a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes da nossa região. O projeto encurtou a distância de algo que não parecia mais real, que é o sonho e a força de vontade de ser jogador de futebol de muitos aqui. Acredito que posso fazer a diferença quando busco somar junto ao projeto, fazer com que possamos, juntos, tornar realidade o desejo de interiorizar o futebol com qualidade”.

Sidney também sabe da importância de sempre se atualizar e para isso tem procurado meios mais atuais e dinâmicos para isso. Pela rotina bem movimentada, o profissional tem o hábito de ouvir bons canais de podcasts sobre futebol. Em sua playlist estão o Footure, Trivela e Baião de dois para acompanhar discussões mais aprofundadas sobre futebol. Também procura novos conhecimentos a partir de leituras. Ele confidenciou já ter lido diversas vezes o manual técnico desenvolvido exclusivamente para a Academia com diversas discussões atuais sobre o futebol e como desenvolver jovens atletas. O treinador, como um bom gestor que é, já estabeleceu metas de leituras futuras. E são dois livros. Guardiola: confidencial e os Números do jogo. E por fim, pelo perfil muito comunicativo, participa de diversos grupos em redes sociais sobre futebol para ler e discutir sobre a temática. Resumindo, vive 24 horas por dia inquieto. Procurando sempre novos conhecimentos.

Quando perguntado, no final dessa bibliografia resumida, sobre qual frase mais motiva, a informação não poderia ser diferente e mais simbólica. Uma frase bem Nordestina. “Se avexe não. Toda caminhada começa no primeiro passo."

--

--

Academia de Futebol Guerreiros Corais

Queremos fazer a diferença na vida das crianças e jovens a partir do futebol. Unidades de formação em Futebol oficial do Santa Cruz Futebol Clube