O que é os clubes europeus procuram em jovens atletas – E o que podemos aprender com isso.

No primeiro texto da série dissemos que a nossa principal missão é fazer com que o futuro do Santa Cruz seja cheio de talentos e falamos que é importante planejar e agir. Continuando nossa produção baseado nos relatórios da Associação de Clubes Europeus é importante discutir que tipo de jogador estamos procurando.

Em uma avaliação criteriosa focada nos estudos de caso, apresentaremos abaixo o que os clubes responderam sobre recrutamento de atletas, admissão de candidatos espontâneos e as características requeridas.

É sempre importante lembrar que estas informações servem de parâmetro, mas não deve ser entendido como verdade absoluta tendo em vista as diversas diferenças entre as grandes equipes europeias e o mercado Brasileiro, principalmente o Nordestino, mas que ainda assim serve como balizador.

Além destes dados, A Academia de Futebol Guerreiros Corais desenvolveu uma pesquisa independente no qual perguntou a diversos torcedores sobre as características que mais valorizavam em um atleta Coral e realizamos também um estudo histórico transversal para conhecer mais sobre os ídolos e atletas que marcaram o imaginário do torcedor vestindo o manto Tricolor.

Levando em consideração os resultados apresentados pelos 6 clubes do estudo de caso acima, percebe-se que apenas o Ajax, em momentos pontuais fazem algum processo de seleção de candidatos espontâneos. Todos os demais – incluindo também o Ajax – optam por selecionar atletas que desenvolvam sua prática esportiva com a filosofia do clube, tendo em vista que o mesmo sabe o que deseja e como prepara-los para atingir o perfil esportivo desejado. Como tratamos no outro conteúdo produzido, é importante sempre ponderar as diferenças culturais.

Os Guerreiros Corais possuem objetivos de otimizar a expansão da marca Coral para bairros periféricos da região Metropolitana do Recife e cidades de todos os tamanhos e condições econômicas com o objetivo de formar e preparar atletas com a cara do Santa. Enquanto a maturidade da Academia não chega ao seu ápice o clube continua realizando a seleção de atletas também em candidatura espontânea.

Analisando a opinião dos torcedores corais e a história do clube, encontrou-se como resultado de que as habilidades requeridas pelo torcedor para honrar o Santa devem ser relacionadas a: Competitividade, Significado e identificação com o clube, técnica e velocidade.
Competitividade significa vontade de vencer ao custo de muita luta e resiliência. Raça é a palavra-chave para o atleta Coral e é isso que buscamos.

Significado e identificação com o clube é algo desejado pelo Bayern de Munique. Também é algo extremamente valorizado no Santa Cruz. Alguém que valorize a camisa que veste e tenha orgulho de bater no peito para honrar o escudo.

Técnica é algo fundamental. Precisa ter qualidade com a bola no pé. Jogadores habilidosos geralmente fazem a torcida ter orgulho. E por fim, velocidade. Atletas verticais, que buscam o gol adversário com frequência são cada vez mais importantes no futebol. Aproveitar as transições para finalizar com qualidade muitas vezes passa pelo pé de jogadores com velocidade.

E ai, torcedor, concorda? Gostou do texto? Quer saber mais sobre a Academia de Futebol Guerreiros Corais? Vamos continuar publicando mais textos sobre como pensamos o futebol e o desenvolvimento de atletas Corais. Até 2024 faremos história no clube. Conheça maia nossas ações no nosso site e no nosso Instagram.

--

--

Academia de Futebol Guerreiros Corais

Queremos fazer a diferença na vida das crianças e jovens a partir do futebol. Unidades de formação em Futebol oficial do Santa Cruz Futebol Clube