Commit Wars

Afonso Pacifer
4 min readMay 31, 2015

Episode I

A Ameaça Fantasma

A história de um Dev no mundo Open Source.

Antes, uma Introdução

Tudo começou no último Meetup RioJS de 2014, quando o @raphamorim deu uma talk intitulada Confissões de um contribuidor, basicamente ele apresentou os benefícios de aderir ao movimento Write Code Every Day, que consiste em fazer um commit útil por dia durante um ano, na época ele tinha mais ou menos uns 200 dias seguidos de contribuições o que para mim foi chocante, lembro de ter pensado que ele não tinha vida, que vivia para isso e que eu ia demorar uns bons anos para chegar nesse ponto, fiquei muito abalado mas consegui voltar a minha vida normal.

Meses depois quando o Rapha completou os lendários 365 dias de contribuições seguidas, eu fui trocar ideia com ele, e no meio das minhas duvidas e incertezas sobre os benefícios de contribuir com open source ele me falou uma frase simples mas, que me marcou: “Lek, faz teus sonhos”. Por alguma razão isso me motivou a tentar, e neste momento decidi embarcar na viagem mais incerta e até então sombria da minha carreira, decidi assumir o compromisso de todos os dias durante um ano, contribuir com código aberto, será que deu certo?

Bem, hoje faz 1 mês que mantenho este compromisso vivo, e decidi compartilhar um pouco dessa experiência com uma série de posts contando o que vem acontecendo em minha vida, tendo o open source ​como companheiro diário, serão um total de 12 posts, sendo um por mês, e espero que de alguma forma isso também motive mais pessoas a embarcarem nesta jornada que só traz recompensas boas.

A ameaça fantasma

A partir daqui usarei alguns termos técnicos relacionados a git, caso você não esteja por dentro, recomendo que leia esse guia prático.

Como esse post contem a introdução à serie, serei breve sobre o primeiro mês de contribuições para o post não ficar longo.

Nos primeiros dias de contribuições, fiz alguns commits em projetos pessoais, garanti alguns pull requests corrigindo links quebrados aqui e ali, e tudo parecia relativamente simples, até que em um belo dia fui contribuir em um projeto que já tinha contribuído anteriormente e percebi que o meu fork estava bem desatualizado com o repositório original, procurei um botão atualizar ou algo assim e adivinha? Não existe, dei de cara com o que viria a ser conhecido na minha jornada como a Ameaça fantasma, sim amigos, eu percebi que add/commit/push não seriam o suficiente para sobreviver no mundo onde a linguagem oficial é git, demorei até achar a resposta aqui, mas logo me foram solicitas alterações em pull requests, correções em conflitos de merge, versionamento usando tags, etc…, ou seja, mesmo focando minhas primeiras contribuições em basicamente documentações, estou aprendendo git, o que eu achava que já sabia. Tudo isso é muito louco porque a última coisa que pensei que ia aprender com contribuições open source era o próprio git.

Para finalizar, tenho dois bons motivos para você começar a contribuir hoje, vamos la:

1 - Seus projetos empacados, que você tem a sensação de nunca ter tempo para terminar, de repente se tornarão seus melhores amigos, acredite, você chegará a um ponto em que quanto mais commits você tiver para fazer, melhor! Simplesmente por ter o que fazer, eu mesmo depois de anos de procrastinação consegui finalmente colocar uma pagina pessoal no ar, e de quebra aprendi a usar o Github pages.

2 - Você vai aprender e mexer com coisas que nunca imaginou, e o mais legal de tudo é que irá gostar.

O projeto em que mais fiquei motivado neste primeiro mês foi um tema para sublime, o que há uma semana atrás não passava pela minha cabeça, sem contar que nem sonhava em como fazer isso.

Resumo do primeiro mês

  • Aprendi muita coisa irada sobre git.
  • Conheci alguns dos meus ídolos através de issues e contribuições.
  • Tive a oportunidade de contribuir em projetos irados e que realmente são úteis para as pessoas, o que é uma honra.
  • Tomei um CLOSE em um Pull Request que me deixou arrasado por uma semana.
  • Coloquei online minha pagina pessoal.
  • Criei um Tema para sublime muito lindo.
  • Tive dias que fiz 1 commit vagabundo e dias que fiz vários commits realmente relevantes.
  • Venci meu desafio pessoal de conseguir criar e lançar o projeto awesome-flexbox, durante minha viagem para a Conferência CSS Brasil.

Agradecimentos

Agradeço a todos os meus colegas que tiveram paciência para me ajudar tirando duvidas e me dando sugestões.

Conclusão

Vale a pena fazer um commit open source por dia todos os dias para sempre?

SIM!!!!

OBS: Que tal começar hoje?

--

--