Commit Wars

Afonso Pacifer
5 min readJul 31, 2015

Episode III

A vingança dos Commits

A história de um Dev no mundo Open Source.

Antes, um desafio!

Assim que postei o último artigo, o Raphael Amorim me parabenizou pelo repositório commit-wars, e me confessou que já tinha pensando em fazer algo do gênero, porém, um pouco diferente e bem mais completo, ele me contou sobre um projeto que queria criar à muito tempo, papo vai papo vem, e em menos de 10 minutos já tinhamos um repositório no Github e estávamos trabalhando na criação do projeto, onde eu cuidei do design e Front-End, enquanto ele preparou o Back-End consumindo a API do Github em NodeJS, tudo ia bem, até que na reta final, surge diretamente da Irlanda, Rafael Fragoso, que integrou o time e deu uma ajuda para terminarmos o projeto. Finalmente no dia 27/07, com muito orgulho lançamos o writecodeeveryday.io, um projeto que visa encorajar os desenvolvedores a aderirem ao movimento Write Code Every Day, qualquer desenvolvedor pode aceitar o desafio e ter seus dados no website, basta enviar um Pull Request com seu nome de usuário adicionado no arquivo challengers.js e começar os commits. Aproveitando que você está lendo este artigo, te convido a aceitar o desafio, caso aceite, tenha certeza que vai evoluir muito como desenvolvedor :)

Agarre as oportunidades e tenha iniciativa!

Este mês me trouxe uma surpresa que é ao mesmo tempo incrível e assustadora, eu tive a oportunidade de palestrar nos meetups Rio.JS e Barra.JS. Quando me candidatei a falar, mesmo os dois eventos sendo sobre Javascript, eu insisti em falar sobre CSS, o que eu pessoalmente sinto falta nos meetups e eventos aqui no Rio. Não me levem a mal, eu amo Javascript, mas como Front-End Developer a vontade de ouvir mais sobre outras áreas como HTML e CSS (que são tão importantes quanto) era muito alta.

Se você deseja algo da comunidade e ela não tem, você deve criar isso, primeiro para você e depois para que outras pessoas tenham acesso também.

No fim das contas acabei indo falar sobre o que no fundo eu queria ouvir. Mas o que isso tem haver com commits? Simples, se eu não tivesse na jornada dos commits diários, eu não teria criado os projetos awesome-flexbox e learn-css-grid-layout, que acabaram se tornando a base para eu montar as talks, que por sinal se tornaram a inspiração para o titulo desse artigo.

A Vingança dos Commits.

Os commits acabaram me levando a palestrar, que nada mais é do que compartilhar com outras pessoas o que você tem aprendido seja estudando ou trabalhando, e eu tinha algo a compartilhar, na verdade o que eu tinha era uma revolta por ninguém falar de flexbox, uma especificação tão irada e útil que me vi obrigado a espalhar por ai, essa motivação junto ao fato de não ser Javascript, me levaram a querer falar sobre o assunto. Até este momento estava tranquilo, parei para ler alguns artigos, montei os slides e fiz alguns demos, o que levou muito da minha energia vital, isso refletiu diretamente na qualidade dos meus commits, pois com o pouco tempo que tinha, eu acabei priorizando as palestras, não demorou muito para os commits se vingaram em grande estilo, simplesmente tudo o que parecia tranquilo e feliz, se transformou em muito medo, desespero e terror, sim amigos, poucos dias antes do meetup eu lembrei que fico desesperado quando tenho que falar em público, principalmente para pessoas que não conheço, sem falar que eu poderia receber uma pergunta e não saber responder! Tudo isso me levou a ter que enfrentar um outro medo antigo, não tive escolha, tive que enfrentar a documentação da W3C.

Transforme a especificação em sua melhor amiga.

Cheguei a conclusão óbvia de que a única forma de garantir a qualidade técnica da palestra é encarar a especificação, nesse momento eu já nem acreditava que ia conseguir falar direito, então eu apostei tudo no lado técnico. Fui ao site da W3C, abri a especificação de flexbox e comecei a ler, em menos de 10 minutos levei um susto, e minha vida mudou para sempre, descobri que a especificação simplesmente é a melhor referência possível! Da para aprender qualquer coisa, é tudo bem detalhado e com vários exemplos e ilustrações, incrível, eu sempre tive medo por achar que seria maçante e chato, mas na verdade é lindo!

Obs: Eu quero muito escrever sobre esta experiência, mas fica para uma próxima :)

O dia em que a terra parou.

Chegou o dia! Com a especificação em baixo do braço (literalmente), fui para o Rio.JS, assisti a palestra anterior no modo desespero total, finalmente fui chamado para falar. Liguei os slides e adivinhem? Me senti super bem e tudo deu certo! Só que não, passei por longos 10 minutos de terror! Mas esperem, 10 minutos? Sim, depois desse tempo o nervosismo passou e consegui falar, consegui expressar tanto meu amor por CSS quanto apresentar o poder do felxbox, e mais, acabei gostando, descobri que me sinto mais confortável apresentando um conteúdo em uma talk, do que por exemplo, através de um artigo técnico. Isso tudo é muita coisa louca para um único mês, mas uma semana depois tive a oportunidade de falar no meetup Barra.JS, falei sobre CSS Grid Layout, que acredito ser o futuro dos layouts em CSS, a especificação é nova, praticamente não tem suporte, mas tem potencial para revolucionar a forma que construímos nossas interfaces.

Blog RioJS e 30 dias de open source.

Para organizar os assuntos sobre o meetup Rio.JS, criamos um chat no facebook , que acabou se tornando um bate papo entre amigos, que resultou em novas iniciativas iradas, como o futuro blog (Spoiler Alert) e uma forma de, através das contribuições open source, qualquer um conseguir ir aos meetups de graça.

Resumo do terceiro mês:

  • Trabalhei em um projeto junto com o desenvolvedor mais Transate do Brasil.
  • Vi muitos amigos se motivarem para contribuir com Open Source através do writecodeeveryday.io
  • Tive a oportunidade de palestrar pela primeira vez na vida, e o melhor, sobre CSS em um evento de Javascript.
  • Tive a oportunidade de palestrar pela segunda vez na vida, e melhor ainda, sobre CSS em um evento de Javascript de novo :)
  • Me envolvi mais com os projetos da comunidade RioJS, principalmente o blog.
  • Realizei um sonho. Que era participar de uma organização no Github *_*

Conclusão e desafio pessoal.

Falei, falei e cade os commits? Este foi um mês intenso, mas um pouco fraco nas contribuições, isso me motivou a lançar um desafio pessoal para o próximo mês, que é tentar contribuir de forma técnica para um projeto realmente grande, ainda não escolhi o projeto, mas já tenho duas certezas: Irei aprender muito e apanhar mais ainda. Ainda vou deixar uma promessa: Para cada commit aceito, prometo que no próximo pós meetup, pagarei uma rodada de cerveja para a galera! Espero ter uma história feliz para contar no próximo artigo e umas fotos com meus amigos bêbados! Bem vamos ver :)

--

--