Como foi o Sampa.JS para um carioca que curte CSS?

Afonso Pacifer
6 min readJun 27, 2016

--

Fala galera, esse é apenas o relato de um carioca que teve a oportunidade de participar do já tradicional Sampa.JS, e de cara quero dizer que voltarei nos próximos anos COM CERTEZA! Desde já gostaria de agradecer ao Suissa pelo convite e pela oportunidade de viver um dia que me marcou como desenvolvedor e explodiu a minha cabeça de tal forma, que pode mudar tudo para mim.

Partiu Sampa!

Ainda na rodoviária do Rio de Janeiro, meio que aleatoriamente, se sentou ao meu lado um rapaz com um casaco do Github, não resisti e perguntei se ele era Desenvolvedor e se estava a caminho do SampaJS, ele disse que trabalhava com Java (meio triste) e que estava indo a SP com outros objetivos, depois de um tempo conversando deu aquele estalo em nossos cérebros:

Espera, você não é Foo? Sim, e você não é o Bar? Sim.. Aaaaaaaaah…

Acabou que estava conversando com o Jonata, um conhecido do Github, onde estamos trabalhando, junto com um pessoal, no projeto Social Pull Requests, um projeto voltado a usar programação para ajudar ONGs. Além disso, também lembrei que ele é um dos organizadores do GDG Rio e já tínhamos perdido a chance de nós conhecer pessoalmente uma vez. Depois do momento Mind blow, marcamos até de tomar um café chegando em SP, onde conversamos um pouco sobre comunidade Google e esbouçamos marcar um encontro para fomentar o Polymer Project no Rio, mas isso é assunto para outro post.

Recepção e Coffee Break

Brindes :)

Eu e todos os que iam chegando no evento fomos muito bem recebidos, já com camisetas e adesivos e bem cedinho já rolava um café esperto com muito pão de queijo. O auditório era ótimo e e bem grande, reservaram um espaço para os palestrantes guardarem suas coisas, o que fez muita diferença para mim, já que estava com uma mochila pesada da viajem, mas não apenas os palestrantes foram bem recebidos, todos estavam sendo bem atendidos e tinham uma boa quantidade de pessoas trabalhando para que todos ficassem confortáveis. Alem te disso, tinha um estante da Novatec trazendo livros com ótimos preços para os participantes, o que foi uma boa oportunidade para atualizar a biblioteca e conhecer novos conteúdos.

Gravação das palestras

Casa cheia na PUC-SP

Graças ao Denis Manzetti, todas as palestras foram transmitidas ao vivo e gravadas, e logo estarão disponíveis no youtube para todo mundo curtir, realmente esse cara fez a diferença no evento, não só por levar o equipamento e cuidar do video ou por trazer um conteúdo absurdo em sua palestra, mas sim por ser um cara muito gente boa, animado e disposto a ajudar a galera, parabéns mano, pois sem esperar nada em troca, você fez algo tão especial que pode levar o conteúdo (que poderia se restringir a quem foi ao evento) para milhares de pessoas online, eternizando esse que foi um dos melhores eventos de Javascript que eu já vi.

Review

Na madrugada após o evento e ainda eufóricos, gravamos um video comentando um pouco sobre as palestras e o evento, vale a pena dar uma conferida.

Review sobre todas as palestras que rolaram no Sampa.JS 20116

Momento Surprise MotheF%$#kers

Eis que no meio do evento pela manhã, com nada mais nada menos do que um teletransporte diretamente de Curitiba, Suissa surge animando a galera e marcando presença no evento, que por sinal não seria o mesmo sem ele já que graças a ele que o evento existe e continua firme e forte alavancando a comunidade de Javascript.

Almoço

Geralmente em eventos, quando não se vende o almoço como opcional junto ao ingresso, temos um tempinho livre para conversar e procurar algum lugar para comer, mas nesse ponto a galera do evento realmente mitou, do nada começaram a chegar caixas e mais caixas de Subway, quem quis comer por ali mesmo teve lanches à vontade para recarregar as baterias para o restante do evento, o que evitou que a galera dispersasse e aumentou muito o fator networking entre os participantes, alem de estar tudo fresquinho e bem gostoso.

A palestra surpresa

Não há como não comentar um pouco sobre a palestra surpresa do Guilherme de Souza, mais do que demonstrar como realmente podemos trabalhar com javascript utilizando abstrações incríveis e falar muito bem sobre como lidar com frameworks e Libs, ele me fez mudar a forma de ver não apenas javascript, mas tudo, acho que se eu pudesse escolher um momento da viagem que realmente me marcou, foi trocar uma ideia com ele por 5 min depois do evento, esse cara é um exemplo absurdo de vida, que merecia ter um canal no youtube para passar isso para as pessoas, espera um minuto, ele tem o Update Sem Where, está meio parado mas quem sabe rola um video de tempos em tempos não é mesmo? Enfim, grande honra e prazer conhecer um cara que já virou uma grande referência, não apenas para mim, mas para todos que eu conversei após o evento.

Encerramento

Vários livros, adesivos e camisetas foram sorteados, graças as parcerias com a Novatec, Eu Compraria e Webschool, que mais uma vez mostraram seu interesse em ajudar a comunidade, e mesmo eu não sendo da organização, queria agradecer, pois são empresas como essas que ajudam a tornar tudo isso possível.

Pós Evento

Depois de um bom tempinho ainda conversando, aos poucos a galera foi se dispersando, alguns foram para a Rua Augusta aproveitar a noite de sábado, outros correram para casa animados para estudar e criar projetos novos. Já eu, Mario e Eliseu fomos comer uma pizza, o que na verdade era um plano elaborado do Eliseu para me fazer ficar em SP até o dia seguinte o que resultou no video com o review da palestras, além de algumas ideias de projetos e bons bate-papos sobre javascript e CSS a noite toda.

Conclusão

Não sei exatamente quando esse texto será publicado, nem quando você está lendo, mas estou escrevendo ele dentro do ônibus, voltando para o Rio, não pude esperar nem chegar em casa para registrar, não apenas como foi incrível participar do SampaJS, mas também como é incrível ir a eventos e participar da comunidade, se você está lendo isso e nunca foi a nenhum evento dentro ou fora de sua cidade, acho que nem preciso dizer que você deveria ir, certo parsa?

Mais do que minha mochila pesada e muito conhecimento técnico, estou levando de volta novas amizades, a oportunidade de estar com meus amigos Suissa, Eliseu e Mario, além de conhecer desenvolvedores incríveis que acabaram se mostrando pessoas mais incríveis ainda como a Loiane Groner, Denis Manzetti, Eduardo Matos, Guilherme de Souza e tantos outros que nem da para listar aqui, enfim, foi realmente épico, e entre biscoitos e bolachas, espero voltar em 2017, e quem sabe encontrar você que está lendo esse texto.

Agora vou dormir um pouco no caminho de volta para casa, pois não sou de ferro rsrsr, até a próxima galera!

Minha Palestra sobre AST

--

--