Vale a pena ser estagiário

Você não leu errado esse título e não eu não estou delirando. Já fui estagiária e sei muito bem o que você passa. Pra começar, salário baixo, depois vem as tarefas que ninguém quer fazer que sobram pra você. Ainda tem a parte da faculdade, o TCC tá se aproximando, no seu grupo de monografia ninguém quer nada com nada e consequentemente você também nem está muito preocupado, já que as coisas do trabalho te ocupam quase que 100%. Tem o busão lotado todo dia, a marmita pra economizar o vale refeição (pra conseguir comer aquele japa no final de semana com os amigos), tem a conta universitária que já tá ficando listrada, começo do mês vermelha, depois do dia 5 azul, depois do dia 15 vermelha de novo e por ai vai… Já que você começou a trabalhar, a mesada foi cortada ou se ela nunca existiu você ganhou uma conta de luz para ser paga todos os meses pra ajudar em casa. É o que dá pra pagar. Fora as prestações daquela loja de departamento, que você foi correndo comprar uma calça social preta, uma camisa branca e um sapato que viraram seu uniforme de segunda a quinta e graças a Deus que sexta é casual day e você pode usar uma calça jeans e camiseta pra dar tempo de lavar e secar a roupa pra usar na segunda tudo de novo.

Seu chefe está apostando todas as fichas em você, afinal foi escolhido a dedo por ele, mas o resto do pessoal do departamento acha que você ainda tá na 5ª série, fazem brincadeiras idiotas sempre que podem e ainda ficam de cara feia quando você precisa sair uns minutos mais cedo pra chegar à tempo na faculdade, porque tem prova e você não estudou absolutamente nada!

É brother, essa vida não é fácil, parece que a cabeça vai dar um nó e o corpo vai pifar, mas calma, te garanto que aos poucos tudo vai se encaixar, vai valer a pena e ai você vai começar a entender o título desse texto.

Você está começando agora sua carreira, imagine que você é uma esponja, dessas de lavar louça, amarelas, novinhas em folha e que vai começar a receber e absorver água e detergente, mas também muita sujeira. Isso tudo que começará a ser armazenado será o início da construção da sua experiência profissional, por isso meta-se em tudo quanto for problema que precise ser resolvido, lógico que não puxando a responsa pra você, pra isso você tem um chefe que ganha muito bem. Mas veja e entenda como ele resolve os conflitos, os problemas, as falhas, como planeja, como pensa no que pode dar errado. Seja curioso, não seja da turma do “isso não é meu trabalho”, hoje pode não ser, mas nunca se sabe o dia de amanhã.

Ser estagiário é ter a oportunidade de conhecer um pouco de cada área da empresa sem precisar se comprometer com elas ou dar resultados, apenas aprender e ao longo do tempo agregar.

Posso afirmar que a maior parte do conhecimento que adquirimos em estágios não é o técnico, mas sim o interpessoal, como lidar com as pessoas, como se comportar diante delas e dos conflitos que elas nos proporcionarão, por que esse dia a dia pessoal a gente não aprende na graduação, é só na vida real mesmo e você não faz ideia do quanto isso é valioso!

3 filmes que todo estagiário deve assistir!

Quando se tem um cargo já denominado como profissional não temos muitas chances de errar, as pessoas nos cobram postura de profissional e isso é um inferno! Ser estagiário é um céu, pois você tem a chance de aprender e se errar, sacudir a poeira e fazer o certo da próxima vez e o melhor: aprender, fazer mil perguntas, observar, opinar, crescer, tudo isso no início de uma carreira é como ganhar na loteria.

Já tive alguns estagiários e o que mais falava era que eles tinham que perguntar, sem vergonha nenhuma o que quisessem saber sobre o trabalho, mesmo que fosse algo que parecesse besta, eu fazia questão de parar e ensinar. Sei que nem sempre os chefes têm essa disposição, mas com certeza alguém terá, se não for nesse estágio, será em outro, pode apostar.

Pra encerrar esse post, deixarei 6 dicas para os estagiários:

  1. Peça, aceite e saiba interpretar o famoso FEEDBACK

Saber entender o feedback do chefe pode ser vital para sua continuidade na empresa, nem sempre ele vai falar com todas as letras que o seu trabalho não foi satisfatório, mas de alguma forma mais sutil e educada ele te dará esse retorno se está gostando ou não de seu trabalho. Se está sentindo falta exatamente desse retorno, sente e peça, não tenha vergonha, você precisa ser direcionado por alguém se está ou não indo pelo caminho certo.

2. Anote, anote tudo!

Parece uma dica boba, mas acredite, anotar as reuniões, feedback, treinamentos nesse início de carreira pode te fazer uma pessoa detalhista mais pra frente e isso é um diferencial e tanto. Não deixe passar nada, se for preciso fotografe o quadro/lousa/slide onde o chefe esboçou toda a reunião para não perder nenhuma informação.

3. Faça uma lista de tarefas

Um bom check list pode te salvar de ter que resolver problemas de última hora e fará você ter um plano B na manga caso algo saia fora do planejado. Uma agenda, um caderno ou até mesmo algum recurso digital serão uma mão na roda para essas listas.

4. Inicie um network poderoso

Conheceu uma pessoa nova? Pegue seu cartão, faça uma pequena anotação no verso de como e onde conheceu essa pessoa e de preferência quem é ela é, passe seu contato também para ela, mesmo que você ache que será irrelevante, o mundo dá voltas e nunca sabemos o quanto aquela pessoa poderá nos ajudar no futuro.

5. Cuide de suas finanças

A empolgação de receber o salário pode te fazer desenfrear em compras, aquisição de cartões de crédito, limite de cheque especial no banco e tudo o que todos nós sonhamos quando começamos a ganhar um pouco mais de grana. Mas acredite, isso tudo pode sair do seu controle num passe de mágica e de repente você se verá enrolado como nunca! Um nome negativado na praça poderá ser um impedimento para futuras contratações. Evite ter cartões e cheques por enquanto, compre tudo à vista e faça economias.

6. Seja amigo do Power Point, Keynote, Excel…

Já vi muita gente se dar bem no trabalho só pelo simples fato de saber montar uma bela apresentação em PPT para o chefe ou por conseguir organizar uma tabela dinâmica no Excel. Como os estagiários de hoje em dia já nasceram com um computador na frente, às vezes se esquecem que existe todo um universo além dos ícones dos navegadores de internet em seus PCs. Saber usar bem certos programas é um diferencial mínimo esperado pelas empresas.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Ágatha Bigaran’s story.