4 rebrands diferentes para você se inspirar

Imagem: Pixabay | CC0 Public Domain
Em um mercado tão dinâmico quanto o nosso, marcas que não buscam se atualizar acabam sendo esquecidas. A esse processo damos o nome de rebranding, um conceito que, ainda hoje, não é bem compreendido por todos.

Rebranding é muito mais que simplesmente mudar o seu logotipo. Significa repensar a estratégia criativa de sua empresa, o que inclui valores e estratégias de mercado como um todo. Não é um processo simples, já que afeta sua empresa em uma escala global. Desde os uniformes, passando pela papelaria, embalagens, automóveis, sites e redes sociais, tudo precisará ser adequado aos novos padrões. Por isso, os rebrandsexigem muita pesquisa sobre o público-alvo de um negócio, assim como suas necessidades e expectativas.

Neste artigo falaremos sobre alguns rebrands de sucesso, para você se inspirar. Vamos lá?

Walmart

A empresa é um exemplo interessante de rebrand, pois mostra como mudanças inteligentes (e não drásticas) podem influenciar a reputação de uma marca. Durante anos, a tag da rede de supermercados americana foi “Always Low Prices” (ou Preço Baixo Sempre, em português), até que, em 2008, a corporação apresentou seu novo logo e um slogan diferente: “Save money. Live better!” (Economize dinheiro. Viva melhor!).

Com esse novo posicionamento o Walmart passou de loja de departamentos, de segunda classe, a uma rede que valoriza o bem-estar de seus clientes, oferecendo produtos que tornam a vida de todos mais feliz a preços acessíveis. Esse rebrand mostra que o mercado tem buscado corporações mais humanas e serviços personalizados. O importante agora não é apenas o produto, mas toda a experiência de compra. O Walmart conseguiu se adaptar a essa nova realidade e, por isso, é líder em seu segmento.

Apple

É até difícil reconhecer o primeiro logo da gigante Apple, uma litografia detalhada, representando a cena que inspirou a criação da marca: a maçã que cai na cabeça de Isaac Newton e dá origem à sua teoria sobre a gravidade. O logo era tão ruim que foi trocado logo no primeiro ano de existência da empresa, e substituído pela famosa maçãzinha com a qual estamos acostumados.

O rebrand mais significativo, porém, veio em 2000, quando além de introduzir um design monocromático, a empresa apagou o “Computer” de seu nome, inaugurando uma nova era. Atualmente, seu mercado de atuação abrange telefones, internet, televisão, música, entre outros. A Apple se tornou mais do que uma marca — um estilo de vida. É a representação de um design inteligente, minimalista, jovem e inovador. E isso só foi possível graças às mudanças em toda sua cultura corporativa, estimulada por Steve Jobs, focada em agregar valor emocional a seus produtos.

Starbucks

Você não precisa mudar completamente o seu design para ter um rebrand bem-sucedido. A Starbucks está aí para provar isso. Com alterações sutis, conseguiu atualizar sua marca e dar um gás em seus negócios. Analisando a evolução dos logos da empresa ao longo dos anos, podemos notar como a marca se adequou à necessidade de simplificação, que é a tendência atual no mercado publicitário, porém, sem perder a sua essência.

Além disso, o rebranding da empresa também foi direcionado à criação de um website mais clean e responsivo, ganhando muitos pontos com essa nova geração de consumidores, acostumados com os meios digitais.

Boticário

O case da Boticário é um ótimo exemplo de como um empreendimento deve ouvir e se moldar a um público em constante evolução. Desde sua fundação, em 1977, a empresa passou por diversas mudanças, logos e slogans que já estabeleciam sua posição no mercado de perfumaria e estética. Mas o rebranding de 2011, realmente, aprimorou essa imagem.

Após extensas pesquisas de mercado, a Boticário percebeu que a mulher contemporânea tem uma atitude mais independente e ousada do que tinha há algumas décadas. Ela possui diversos compromissos em seu dia a dia, que envolvem família, escola, trabalho, vida social, entre outros — e por isso precisa de produtos práticos, mas sem abrir mão de seus cuidados. Por isso, o novo logo é mais sofisticado e colorido e o slogan atual está ligado à beleza de todos os dias, que pode ser aprimorada com a ajuda da empresa.

E você, conhece outros cases de rebrands inspiradores? Compartilhe com a gente! E aproveite para ler nosso artigo sobre como descobrir qual é o melhor momento para um rebranding. Confira agora!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.