Cinco dicas da TV Globo para impulsionar as suas estratégias nas mídias sociais

O e-Plan Conecta de Fevereiro foi fundo na relação entre internet e novelas. A Claudia Sardinha, roteirista da TV Globo, compartilhou a experiência ao trabalhar com as estratégias digitais da 22ª temporada de Malhação, que conseguiu recuperar a queda de audiência constante que a novela estava tendo. Algumas ações deram tão certo, que a TV Globo resolveu usar o aprendizado na novela das 19h, “Totalmente Demais”.

Mas, essas lições podem sim ajudar na sua estratégia digital também. Se temos um bom exemplo, basta adaptar para a nossa realidade. Por isso, reunimos cinco dicas da Claudia que foram testadas na TV Globo para que você use na sua comunicação digital:

1 — Crie conteúdo exclusivo

O público precisa encontrar imagens, vídeos e informações exclusivas nas suas mídias sociais. A TV Globo compartilha “teasers” do próximo capítulo das novelas no site e nas redes sociais, assim que o capítulo em questão sai do ar na TV. Essa é apenas uma forma do seu público ter interesse no que você faz também nos canais digitais.

2 — Empodere o seu público

Em “Malhação Sonhos”, a TV Globo colocou no ar mais de uma vez vídeos que os telespectadores criavam sobre a novela. A TV lançava o tema e o público abraçava a ideia, desenvolvia e compartilhava. Os melhores vídeos apareciam no final da novela. Que tal pedir para o seu público ajudar você a tomar alguma decisão estratégica? Peça sugestões, opiniões e, mais do que isso, mostre que usou esse conteúdo no seu trabalho. A repercussão positiva será praticamente automática.

3 — Monitore

Todo profissional de Marketing Digital sabe como monitoramento é importante. Mas, nem sempre a teoria entra em prática. Se você acompanha o que o seu público fala nas suas redes sociais, é possível identificar soluções para as insatisfações dos clientes, descobrir problemas e até benefícios ainda não percebidos. A TV Globo acompanha quais personagens estão fazendo mais sucesso e o motivo. É possível até que o rumo trama das novelas mude de acordo com a repercussão.

4 — Estimule a sua equipe

O sucesso das estratégias da TV Globo é consequência direta do envolvimento da equipe. Eles se reúnem e são motivados a acreditar no resultado. Dessa forma, existe um investimento em material para que possam produzir os conteúdos exclusivos e, acima de tudo, no tempo dedicado para cada tarefa. Depois que a novela vai para o ar, os atores gravam vídeos exclusivos para a internet, assim com a equipe fica responsável por interagir com os fãs e divulgar estrategicamente cada conteúdo.

5 — Personalize as ideias compartilhadas

Uma das principais estratégias da TV Globo é “trazer para dentro da casa” as ações que estão fazendo sucesso na internet. Em “Malhação Sonhos”, a equipe percebeu que os fãs criavam montagens no YouTube com fotos dos personagens favoritos e músicas da trilha. Esses vídeos tinham uma grande quantidade de visualizações. Dessa forma, a TV Globo decidiu disponibilizar imagens exclusivas para que os fãs criassem o vídeo que o personagem Pedro usaria para tentar reconquistar a ex-namorada, Karina. Vários vídeos foram criados com as imagens da própria TV Globo e o melhor foi usado na cena de reconciliação. Quando alguém está usando o seu material para fazer algo na internet, a melhor solução não é tirar do ar, mas sim dar as ferramentas para estimular o co-criação com o seu público. Quem não quer publicidade gratuita?

CONECTE-SE COM A E-PLAN:

> Entre em contato conosco e envia suas sugestões ou marque um bate-papo.

> Assine nossa newsleltter e receba novidades digitais no seu e-mail.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Agência e-Plan’s story.