Quatro dicas para triplicar o engajamento do seu Instagram

Publicado em: www.agenciaeplan.com.br

Por Tatiana Borges

Como não amar o Instagram? Basta abrir a rede para receber fotos lindas! Essa é a melhor rede social para quem busca apelos visuais. Mas, algumas marcas acreditam que basta criar um perfil e atualizar diariamente para que mais clientes descubram o seu negócio. Não é bem assim. Assim como qualquer mídia social, o Instagram tem suas especificidades e merece conteúdo exclusivo, assim como um acompanhamento constante do relacionamento com o seu público.

Com a ajuda dos nossos amigos do “Social Bakers”, reunimos quatro dicas que, se realmente implementadas, podem ajudar a sua conta triplicar no período de seis meses. Sim, isso aconteceu com quem usou todos esses passos. Vamos começar?

1 — Encontre o seu público

Assim que você criar uma conta no Instagram, avise os seus seguidores e amigos. Crie posts especiais em outras redes, mande e-mail, coloque um aviso no ponto de venda e no seu site. Mas, DIVULGUE. Outra estratégia é não esperar ser seguido. Descubra o seu público, siga os clientes VIPs e funcionários. A chance de seguirem você de volta e acompanharem o que você está compartilhando é bem grande.

2 — Aumente o seu alcance via hashtags

Muitas pessoas buscam fotos a partir de hashtags. Dessa forma, você deve utilizá-las para aparecer nas buscas relacionadas ao seu ramo de atuação. O primeiro passo é fazer um estudo para avaliar as hashtags mais usadas pelo seu público e que tenham a ver com o que você faz. Além disso, crie hashtags próprias com o nome da sua marca e peça para os seus seguidores, funcionários e clientes usarem.

3 — Apareça nos lugares certos

Outra força no Instagram é a geolocalização. As pessoas marcam os lugares das fotos e as imagens ficam catalogadas. Dessa forma, ao buscar por um local, você encontrará fotos recentes tiradas ali. Aproveite para marcar o endereço da sua empresa nas imagens ou os lugares que você frequenta, caso seja um serviço.

4 — Interaja

Se alguém comentar algo em sua foto, responda, mesmo que agradecendo. É uma forma de manter contato com o seu público e estimulá-lo a acompanhar seu perfil. Além disso, lembre-se que qualquer rede social é uma via de mão dupla. Curta o que você realmente gostou e que apareceu no seu feed. Busque conteúdo interessante para a sua marca/negócio e interaja. Quer um contato mais direto? Mande mensagem. O importante é se comunicar de verdade.

5 — Acompanhe os resultados

Crie relatórios semanais ou mensais que mostrem quais posts tiverem mais engajamento. É uma forma de avaliar o conteúdo que está fazendo sucesso na sua rede e o que não funcionou tão bem assim. Dessa forma, fica mais fácil compartilhar o que interessa realmente para o seu público. Verifique também como as pessoas chegaram até você. A partir de uma hashtag? Quando você começou a segui-la? Veio de outra rede? Use a informação a seu favor.

Dá trabalho? Sim. Mas, traz resultado. Se você precisar de ajuda e quiser aumentar ainda mais o seu engajamento, entre em contato conosco. Podemos ajudar você! Temos estratégias personalizadas para cada negócio.