O que é Marketing Digital?

Fonte da Imagem: Freepik

Marketing Digital é um conjunto de ações e estratégias com o intuito de promover uma marca na web. Ele envolve diferentes plataformas e metodologias que possibilitam a análise dos resultados de forma consistente.

Sabemos que a internet é peça fundamental em nosso dia a dia. É na internet que buscamos localizações de lugares, recomendações de restaurantes e prestadores de serviços. Usamos a internet para conversar com amigos e até para realizar pesquisas mais aprofundadas.

Além disso, a cultura mobile está aí. Não vivemos sem nossos aparelhos celulares e já o temos quase como uma extensão de nossos corpos. O marketing digital abrange a ideia de responsividade para sites e aplicativos para celulares, pois é nas telas pequenas que nos informamos no cotidiano, uma vez que temos a informação ao toque de nossos dedos.

O período em que vivemos é regido pela tecnologia — não podemos negar. O marketing digital se molda aos costumes de nossa sociedade. Então, quando a forma de consumir se modifica, o marketing digital se modifica juntamente com ela. Atualmente, antes de comprarmos qualquer produto usamos buscadores de pesquisa e redes sociais para consultarmos preços, referências, locais de venda, etc.

Antes, ao promover algum produto/serviço, empresas recorriam somente aos meios tradicionais de comunicação que, para veicular publicidade, cobravam (e ainda cobram) um alto valor. Isso impedia o investimento em comunicação por parte de pequenas empresas.

Com a internet, especialmente com o marketing digital, pequenas, médias e grandes empresas tem espaço na web para procurar/fidelizar clientes e fechar vendas. E o melhor… com pouco orçamento (mas com criatividade!) também é possível criar boas campanhas no ambiente digital.

Enfim, o marketing digital não deseja somente vender um produto, um serviço ou uma ideia. Ele busca encantar o consumidor, promover valor para a marca da empresa e ter pessoas que a recomendem.

Falando de forma prática, o marketing digital possui diversas vertentes: marketing de conteúdo, redes sociais, criação e otimização de sites, e-mail marketing e anúncios pagos no Google. Por isso, é importante ter uma agência ou um profissional capacitado para comunicar de forma correta e estratégica a história de uma empresa. Cabe ao profissional de mídias sociais escolher a melhor estratégia para alcançar bons resultados.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.