ATRAIA MAIS LEADS: 5 DICAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS RICOS

Faça a sua empresa se destacar no mundo digital.

Não é segredo para ninguém: somos bombardeados por estímulos visuais e informações o tempo inteiro. Pop-ups que surgem na tela em um momento inesperado, anúncios antes dos vídeos hospedados em plataformas de streaming, anúncios direcionados nas redes sociais… A publicidade, muitas vezes, pode ser comparada a encontrar um colega da época da escola no metrô depois de um dia ruim no trabalho. Você não espera que a sua leitura seja interrompida, tenta se esconder atrás do livro — mas não tem jeito. Ele já te viu e, para o seu desespero, resolveu puxar assunto.

Em um contexto como esse, como se destacar no mundo digital sem se tornar uma presença indesejada? A resposta é: produzindo um conteúdo interessante, que irá atrair leads para a sua empresa. O movimento é contrário à lógica. Não é a marca que invade a vida do consumidor e despeja informações sobre ele; mas é o público que te procura — porque tem interesse no conteúdo que você produz. Assim, fica mais fácil de desenvolver e cultivar um relacionamento entre marca e cliente.

Em outras palavras, uma estratégia de inbound marketing bem pensada pode ser a virada que faltava para aumentar a presença da sua empresa no meio digital de maneira assertiva. Sabemos que para alcançar bons resultados é preciso focar em dois fatores essenciais: frequência e relevância.

Frequência

“Quem não é visto, não é lembrado” — afirma o ditado popular. Seguindo esse conselho, é importante estabelecer um calendário editorial de produção de conteúdo. Seus leads precisam ser nutridos antes de se tornarem potenciais clientes.

Relevância

Não adianta preparar um e-mail marketing por semana, por exemplo, se o conteúdo não é relevante para o seu público. É como se você marcasse de tomar um café com um amigo que não vê com frequência, mas ter conversas significativas com ele. Muitas vezes é melhor focar na qualidade do que na quantidade.

Mas, antes de pensar nas estratégias de determinada etapa do funil, é preciso voltar duas casas e focar na atração dos leads. Para isso, é preciso produzir materiais ricos.

O que são materiais ricos?

São materiais com formato diferente e conteúdo relevante, produzidos com o objetivo de realizar a transição de uma fase em que o consumidor ainda não tem interesse em realizar a compra ou cadastro para o momento em que ele já esteja mais propenso à conversão. Pare e pense: em qual momento da jornada de compra está o seu público? A resposta irá te direcionar a pensar em formatos de conteúdo que atenderão às necessidades específicas do seu público.

A seguir separamos 5 dicas valiosas para produzir materiais ricos:

#1 Pense fora da caixa!

Dependendo do segmento de mercado em que a sua marca está inserida, sua concorrência não estará presente só no ponto de venda ou no e-commerce. Atualmente, muitas empresas estão investindo em inbound marketing — por isso, você poderá enfrentar seus concorrentes na produção de conteúdo também.

Às vezes as pautas podem ser semelhantes. Isso significa que, na batalha para atrair mais leads, ganha quem conseguir promover a experiência mais interessante. Pense em formatos inovadores e diferentes de apresentar o conteúdo produzido.

Veja algumas sugestões:

- E-books
- Podcasts
- Vlogs
- Webinars
- Newsletters

#2 Fique de olho na concorrência!

O que seus principais concorrentes estão fazendo no meio digital? Quais são as ações estratégicas que estão seguindo? Como eles estão produzindo conteúdo?

Essa pesquisa e análise da concorrência são movimentos muito importantes para qualquer empresa. A partir dessa observação você será capaz de ter insights estratégicos valiosos para a sua marca. Pratique o benchmarking para entender as melhores práticas do mercado.

#3 Não faça cosplay de máquina de xerox!

Com a Internet, reproduzir conteúdo ficou muito mais fácil. O plágio é um caminho de descrédito. Por exemplo: suponha que duas agências de comunicação escrevam um texto falando sobre Storytelling. A Agência X posta o conteúdo na primeira semana do mês e tem uma boa repercussão. Por conta disso, a Agência Y acaba copiando alguns trechos — esperando alcançar os mesmos resultados — e posta um conteúdo praticamente igual quinze dias depois. Se você fosse um potencial cliente, com qual agência fecharia um contrato? Pois é.

É possível criar conteúdo original e interessante sobre pautas genéricas. Criatividade e autenticidade são duas palavras-chave quando o assunto é atrair e fidelizar leads.

#4 Acompanhe seu público de perto.

O primeiro passo é construir uma persona do público bem definida. Depois, é preciso acompanhar se essa persona está coerente com a realidade. Quem, de fato, é o seu público? Quais são seus hábitos e interesses? Como ele se comporta no mundo digital?

Se você acompanha seu público de perto, conseguirá ser mais assertivo na hora de produzir conteúdo relevante. Ou seja, as chances de atrair mais leads aumentam!

#5 Identifique a jornada de compra do consumidor.

É fato: por mais segmentado que seja seu público, cada persona se comporta de determinada maneira e faz um caminho específico até finalizar a compra. Quais são as etapas que o seu lead percorre antes de se tornar um cliente fidelizado?

Como acontece a descoberta, o reconhecimento do problema, a consideração de solução e, finalmente, a decisão de compra? Joana pode fazer um trajeto 100% digital; já Matheus pode começar a pesquisa online, mas finalizar a compra no ponto de venda físico. Os dois fazem parte do seu público, mas se comportam de maneira diferente. Identificar as possíveis jornadas de compra de cada persona te mostra como se relacionar com cada tipo de consumidor — além de te garantir maior assertividade na produção de materiais ricos.


O Inbound Marketing é um importante catalisador para atrair leads. Se lendo o texto a sensação foi de — eureka! — , a Janela Criativa pode te ajudar com os próximos passos. Quer saber como? Vamos conversar!