BRANDING: APRESENTANDO E CONSOLIDANDO UMA MARCA

Ela precisa saber o que quer, como e quando irá realizar seus objetivos. Não estamos falando de pessoas, mas de marcas!

É fácil criar marcas, o difícil é consolidá-las. E, para fazer isso, é preciso de uma estratégia de Branding bem pensada, o que significa gestão de marca, mas antes de qualquer coisa temos que conhecer a marca, certo?

E ninguém melhor para apresenta-la do que o próprio(a) idealizador(a). Pois ele sabe que valores ela terá, quais os objetivos de seus produtos/serviços oferecidos, que relação ela criará com seus consumidores, quem são seus consumidores… Nome, logotipo e cores não são o suficiente!

Parece complicado, né? Mas se você está nessa fase e não consegue traçar o perfil da sua marca, fique tranquilo. Veja algumas dicas que podem ajudá-lo(a) a saber o que sua marca é exatamente.

· Perguntas antes de respostas!

Onde a marca quer chegar?

Por que ela oferece determinado produto ou serviço?

Quais são as principais qualidades dela?

Que vínculos ela quer criar com seus consumidores e seguidores?

Que valores irá transmitir e quais bandeiras irá levantar e apoiar?

· Como será colocado em prática?

Já falamos bastante sobre a importância de não ficar só na ideia, mas sim fazer. Então, depois de responder as questões acima e outras, pense em formas de provar que a marca realmente é o que diz ser. Com ações, campanhas, produtos personalizados, promoções em datas comemorativas, eventos e por aí vai é possível mostrar ao que a marca veio ao mundo. Isso é fundamental para se diferenciar de quem só fala e se igualar a quem faz e, de fato, é o que diz.

· Presença, autenticidade e versatilidade são sinônimos de Branding

A marca deve marcar presença sempre que possível, não apenas por meio das redes sociais, mas também por meio da qualidade dos seus produtos e da comunicação. É importante destacar o que ela pretende fazer com suas ações: estimular a cultura, incentivar a igualdade, encorajar o início de práticas físicas ou apoiar a união das pessoas em prol de um bem maior, por exemplo. Embora expor sua missão e opiniões seja bacana, a marca deve saber se adaptar a determinadas situações, principalmente, em momentos de crises, que podem acontecer no meio do caminho. Sabendo o propósito da marca, fica muito mais fácil lidar com as dificuldades.

E, caso não consiga achar o caminho da sua marca sozinho(a), nós, da Agência Janela Criativa, podemos te orientar de uma forma descontraída, criativa e construtiva.

Modelo de dinâmica para definir a marca como persona

Construímos a marca e toda gestão dela (Branding) por meio de dinâmicas com os criadores. As informações são originadas de questionamentos e as características são induzidas por meio de fichas, que contêm qualidades variadas.

Elas podem ou não ser compatíveis com a marca, conforme o que o(a) idealizador(a) achar mais interessante. Além disso, traçamos, juntos, objetivos, público-alvo, concorrentes, ações e até mesmo como alcançar todas as metas a partir do perfil da marca.

É como se fôssemos o psicólogo da marca: ajudamos ela a se conhecer, a entender o que quer e como quer realizar seus sonhos. Encontramos, junto a ela, o melhor caminho para seguir.

)
Agência Janela Criativa

Written by

Acreditamos no poder do conhecimento e pensando nisso estamos sempre preocupados em produzir e fomentar conteúdo relevante para empreendedores.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade