Aliada à pesquisa de mercado, a neurociência pode ajudar a criar campanhas publicitárias mais assertivas.

Por Lígia Falleiros, Inteligência de Mercado

Já não é novidade que estamos vivendo uma busca constante por experiências. Isto pode ser constatado até mesmo por um levantamento do número de pesquisas pela palavra no Google:


Precisamos falar cada vez mais sobre diversidade, imaginário popular e a atuação da publicidade.

Por Karoline Reis, Diretora de Arte

De acordo com as críticas que lotaram a caixa de comentários da campanha de dia dos pais deste ano da marca O Boticário (sobre a qual falamos anteriormente aqui), poderíamos definir que um, na verdade, não é “pouco”. Um é o único lugar destinado aos negros nas campanhas publicitárias brasileiras — que, quase sempre, incluem uma única pessoa negra em suas peças (isso quando incluem).

Os comentários negativos nada surpreendem, visto que fomos o último país da América Latina a abolir a escravidão e um dos pioneiros a difundir e praticar as políticas eugenistas…


São diversos os modos das empresas contribuírem para estas importantes causas sociais.

Por Tiani Zilli, Produtora de Conteúdo

É cada vez mais cedo que as crianças têm contato com a publicidade, por meio da televisão ou da internet. Muitas vezes, são essas mídias que fazem companhia para elas e substituem momentos familiares dentro de casa.

Segundo uma pesquisa realizada pela Tic Kids Online Brasil, em 2016, 69% das crianças e adolescentes acessaram a internet mais de uma vez por dia, 62% tiveram contato com publicidade pelas redes sociais e 43% pediam aos pais para comprar algo que viram nas propagandas.

Hoje, no Brasil, existem leis que regulamentam a publicidade direcionada para crianças…


Músicas que transformaram os comerciais em grandes sucessos.

Foto por rawpixel.com do Pexels

Por Victor Kumamoto, Redator

Imagine a seguinte situação: você tem uma super ideia para um comercial, já começa a ver as cenas na cabeça, os possíveis locais para captação de imagens e outros detalhes. Mas, calma aí: você já pensou sobre a trilha sonora ou a música que vai usar no seu filme?

Se você respondeu “não”, então é melhor começar a pensar agora mesmo. Isso porque a trilha sonora de um comercial é tão importante quanto as imagens e, muitas vezes, pode ser a responsável pelo sucesso do filme.

A música pode vir em diversos formatos: paródia, jingle, faixa…


Sobre trabalhar imerso em detalhes.

Foto por rawpixel.com do Pexels

Por Pedro Alberto Ribeiro, Revisor

Eu me lembro até hoje: era uma aula de Língua Portuguesa.

Em um misto de frustração e entusiasmo pelo trabalho, a professora devolveu as redações cheias de marcações vermelhas e comentários do tipo “não se separa sujeito do predicado!” ou “falta coesão e coerência!”.

É possível que algo assim também já tenha acontecido na sua vida.

Mas será esse todo o processo para adequar um texto?

Alguém mexeu aqui!

Antes, eu imaginava os revisores como pessoas prontas para sair riscando frases e acentuando palavras de acordo com o bom e correto português. …


Por Lígia Falleiros, Inteligência de Mercado.

Ainda que estejamos presenciando, vivenciando e respirando a era dos dados, na qual informação é TUDO — ou você acha que o Facebook armazena suas informações just for fun? — muitas pessoas ainda estranham quando digo que trabalho com inteligência de mercado em uma agência de publicidade. Por isso o texto deste mês tem como objetivo mostrar a relevância dessa área.


Por Bruno Aguilera, redator publicitário, torcedor da Seleção Brasileira e, sem nenhum clubismo, devoto de São Marcos.

Quatro anos após a maior humilhação da história do futebol brasileiro, aqui estamos nós, esperando outra Copa do Mundo começar. Enquanto a bola não rola, quem trabalha com publicidade já deve ter colocado na rua pelo menos uma campanha de varejo com a identidade da “torcida brasileira”.
No entanto, parece que alguma coisa mudou. Será que o 7x1 e o cenário político caótico dizimaram os torcedores da Seleção Brasileira para a Copa da Rússia? Cadê as ruas pintadas? Cadê as bandeirinhas nos…


Por fim, discutimos sobre os DESAFIOS da área: Engajar lideranças e mensurar resultados:

Atualmente, as principais formas de mensuração dos resultados consideram pesquisa sobre engajamento com funcionários, dados de navegação (analytics), e feedbacks face a face. Apesar de ainda pouco utilizadas (43%), as estatísticas de e-mails (ex.: taxa de abertura) estão aumentando presença como forma de mensuração.

Fonte: GateHouse Report

Este post foi escrito como redirecionamento de uma campanha de endomarketing, por isso não apresenta um artigo completo. Para ler nossos textos autorais, cheque as demais publicações em nosso perfil.


Compartilharam algumas boas práticas sobre O USO DAS REDES SOCIAIS:

Estudo confirma que redes sociais podem aumentar a produtividade entre 30% e 35%.

O estudo prevê que as redes sociais corporativas deverão se tornar o principal canal de comunicação para avisos, decisões e informações importantes para o trabalho.

Confira ele completo aqui!

53% das empresas adotaram as redes sociais como forma de fazer com que os colaboradores alcancem/entrem em contato com mais colaboradores, reduzindo silos.

47% para engajar os colaboradores em conversas com a empresa.

34% para reunir opiniões dos colaboradores e estimular a colaboração.

34% para ajudar a comunicar mensagens internas para colaboradores

Fonte: GateHouse Report

Este post foi escrito como redirecionamento de uma campanha de endomarketing, por isso não apresenta um artigo completo. Para ler nossos textos autorais, cheque as demais publicações em nosso perfil.


Mais de 70% das empresas pretendem aumentar o uso de aplicativos móveis, redes sociais (ex. Workplace e Yammer) e chatbots como parte da estratégia de comunicação interna.

43% das empresas que introduziram canais sociais consideram que a adoção foi boa ou excelente.

27% das empresas pretendem diminuir o uso de e-mails referentes a conteúdos internos.

14% pretendem diminuir o uso de newsletters eletrônicas.

Curiosidade: Em média, a maioria dos funcionários que trabalham em escritórios recebe por volta de 350 e-mails por semana — gerentes podem receber até 300 e-mails por dia. …

Verbo Comunicação

creative intelligence

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store