Complexo Pequeno Príncipe

Fachada Hospital Pequeno Príncipe. Foto: Cesar Pernetta

Em Curitiba (PR), funciona o complexo Pequeno Príncipe, composto pelas seguintes unidades: um hospital, uma faculdade e um instituto de pesquisa. O complexo possui, como principal finalidade, a busca de soluções na área de saúde , principalmente no que tange ao atendimento a adultos e, especialmente, crianças e adolescentes.

O Hospital Pequeno Príncipe fica no bairro Água Verde e conta com as seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, genética, infectologia, nefrologia, neurofisiologia, neurologia, oncologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria e reumatologia. Além de realizar atendimento particular, o hospital atende pacientes do SUS e oferece outras possibilidades, como exames, terapias e tratamentos (como quimioterapia, hemoterapia e diálise, por exemplo), além de oferecer suporte aos parentes dos pacientes, como cursos para acompanhantes e refeições. Além disso, há um setor específico, relacionado à educação e cultura, que visa transformar a vivência do paciente durante sua estadia no hospital em um momento de lazer e descontração, com o objetivo de auxiliar e ajudar na sua recuperação.

Fachada Faculdade. Crédito: site Faculdades Pequeno Príncipe

As Faculdades Pequeno Príncipe, cujo prédio fica localizado no bairro Rebouças, conta com os seguintes cursos de graduação: Medicina, Biomedicina, Farmácia, Psicologia e Enfermagem. Ela também oferta cursos de pós-graduação, com especialização em Hematologia, Nutrição, Biologia Molecular, entre outros. Há também opções de mestrado, doutorado, cursos de extensão, além de residência e pesquisa.

As faculdades possuem ligação direta com o Hospital e o Instituto Pequeno Príncipe, servindo como elo entre os alunos, funcionários e a comunidade. Os alunos, além da possibilidade de realizarem estágios e ações relacionadas ao voluntariado, participam de cursos e projetos, viabilizados pelo Complexo.

Fachada Instituto Pelé. Créditos: site Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Utilizando, como suporte, toda a base disponibilizada tanto pelo hospital quanto pela faculdade, o Instituto Pelé possui, como principal objetivo, estruturar pesquisas que desenvolvam métodos e ações efetivas na erradicação e cura de doenças graves relacionadas à saúde da criança e do adolescente.

Algumas pesquisas realizadas pelo Instituto estão ligadas às áreas de Terapia Celular e Biotecnologia na Medicina Regenerativa, doenças infectocontagiosas, entre outras.

Se você se interessou em saber mais sobre o Complexo Pequeno Príncipe, ou até mesmo a participar de todos esses processos, saiba que não é preciso ser integrante efetivo! Afinal, o trabalho voluntário é uma das bases do complexo, e qualquer um pode ajudar na busca de soluções para a melhoria da saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes. Segue abaixo os links das páginas dos setores do complexo, nos quais vocês podem obter maiores informações e descobrir diferentes maneiras de ajudar, nesse projeto tão legal!

O link do Complexo Pequeno Príncipe, para que vocês possam se informar:

Henrique Romanine