ECLIPSE LUNAR EM ESCORPIÃO 16.05.2022
Este texto com previsões para o Eclipse Lunar em escorpião foi escrito por Mariana — @astro.mapas, Elen — @entreosceusaeterra e Camila — @re.gente após estudo e debate sobre mapas de ingresso do Sol em áries e libra, mapa Lua Nova em touro e mapa Eclipse Lunar em escorpião e do mapa do Brasil. Mas os posicionamentos que indicaremos aqui, são referentes ao mapa da lua cheia em escorpião.
Afirmamos que a análise tem objetivo de observar temas políticos, sociais e econômicos, podendo, portanto, ativar gatilhos em algumas pessoas, afinal nossos tempos não são dos melhores. Avaliem se devem mesmo entrar em contato com as informações a seguir, pois caso não seja positivo, orientamos que se preservem.
Eclipses acontecem com frequência e vem sempre acompanhados, um solar e outro lunar, e fazem parte de uma série maior de eclipses que trabalham determinado eixo de signos. Os eclipses são fenômenos de natureza maléfica, pois ocultam (eclipsam) a luz de um dos luminares — os doadores de vida.
Aqui cabe um parêntese interessante sobre como diversos povos observam e avaliam o que são os Eclipses, indicamos o texto do site Outras Palavras chamado de Lua de Sangue Lendas e Mitos Sober Eclipse Lunar. Os mitos são muito importantes para entender a natureza dos Planetas e fenômenos que são a eles associados. https://outraspalavras.net/sem-categoria/lua-de-sangue-lendas-mitos-sobre-o-eclipse-lunar/
Na astrologia o fator visibilidade é muito importante, por isso o efeito de um eclipse varia de acordo com ser ou não visível em determinada região, assim como a sua duração pode ter efeitos mais curtos ou prolongados. Além disso, o seu impacto é, essencialmente, coletivo. Em caráter individual vai depender dos posicionamentos natais: planetas ou ângulos muito próximos aos graus em que o eclipse acontecerá. No caso, este Eclipse Lunar total em escorpião será visível nas Américas (incluindo Brasil), Antártida, Oceano Atlântico, grande parte da África e centro-leste do Pacífico. Nossa análise é focada nas previsões para o Brasil.
Na astrologia mundana, as condições do povo estão posicionadas a partir do ascendente em peixes e pelo planeta dispositor, Júpiter, que ingressou em áries na semana anterior ao eclipse. Ele se encontra na casa 2, chamando atenção para o tom inflacionário, ampliando os desafios que o povo continuará tendo quanto aos cenários de auto-sustentação (questão financeira-alimentar) Soma-se a isso, a questão da segurança pública representada por Marte em peixes na casa 1. Essa posição demonstra instabilidade, principalmente, aos tipos de funções ligadas à segurança mais presentes no cotidiano da população como: policiais militares e guardas municipais. Essa instabilidade tende a ser desdobramento das disputas políticas intra Governo e seus aliados (Marte) e já temos notícias que confirmam esse posicionamento em São Paulo, no Rio e Minas.
Ainda na casa 2, encontramos Vênus exilada em áries, dispondo o Sol em touro em conjunção a Estrela Fixa Algol e oposição a Lua em escorpião. Levantamos alguns elementos sobre Vênus no mapa do Ingresso Solar em Áries (ISA) quanto a vida das mulheres, aqui os retomamos e reforçamos as dificuldades financeiras a serem enfrentadas por aquelas que precisam sustentar o seu lar, e podem ter algum tipo de asfixia mais tensa no orçamento. Tem indicativo da perda de algum direito conquistado anteriormente ao atual Governo que tem relação mais direta com a renda que serve para manter e sustentar o lar. Vênus em áries, signo cardinal de fogo, rege a casa 8 que fala sobre crises, dívidas e relações financeiras com outros países, como segue debilitada, isso pode ser um indicativo de que as coisas não melhorem, por enquanto. A proximidade com Júpiter e o trigono com o Meio do Céu em sagitário podem ser indicativos de gastos excessivos por parte do governo.
O outro quadro é a atenção no que diz respeito a vulnerabilidade da segurança das mulheres, seja dentro de casa, seja ocupando o espaço social público. Este cenário perigoso está em alguns dos mapas analisados, então este clima deve persistir por um tempo. A Vênus aqui também representa a mulher do Governante, e podemos trazer o destaque para Michele Bolsonaro que fez uso da Câmara no culto promovido pela Frente Parlamentar Evangélica, prestando-se de joelhos ao chão pedindo um “avivamento” (renovação espiritual) dos três poderes (Poder Executivo, Judiciário e Legislativo). Além disso, Michele está sendo acusada de ter cometido improbidade administrativa por antecipar a Campanha de seu marido, Jair Bolsonaro, no discurso de dia das mães no último dia 8 de maio. Pelos posicionamentos da Vênus e da Lua no mapa, Michelle tende a ter mais ações como essas, buscando reduzir a rejeição de Bolsonaro, servindo ela própria como uma espécie de escudo. E por isso, trazemos o Mito da Medusa associado a Estrela Fixa Algol — estrela de natureza maléfica que, no mapa do Eclipse Lunar, está conjunta ao Sol e fazendo aspecto desafiador com a Lua — que conta que o escudo dado a Perseu por Atenas para que ele usasse como espelho e não pudesse ser petrificado por Medusa, foi o que propiciou que o semideus matasse a Medusa degolando sua cabeça. Lembrando que todas nós estamos representadas com este posicionamento e que a astrologia pode ser literal.
O eixo de eclipses em Touro-Escorpião espelha alterações relevantes no solo, na Terra, e na configuração do mapa, a Lua em queda chama atenção para nossas águas simbolizadas por afluentes, rios maiores, os mesmos podem passar por um processo maior de poluição e privatização, o que por sua vez agrava a situação de vida dos povos originários, especialmente das mulheres e crianças. A Lua também significadora de fertilidade e mulheres grávidas, aponta os descasos, violências e desafios para esse grupo. É válido sinalizar que existe uma interpretação ao Mito da Medusa de que ela pode ter sido abusada por Poseidon. Nesse sentido, infelizmente, isso reforça a vulnerabilidade de mulheres e crianças, como estamos vendo acontecer com os Yanomami em Roraima. As empresas de mineração são representadas por Saturno em aquário na 12 que faz aspecto tenso com a Lua, e reforça toda a condição aflita exposta aqui. Outros temas que aparecem dentro dessa configuração entre Lua e Saturno são desabamentos, deslizamentos de terra. Cenário de casa 9 (onde está Lua) ambientes relacionados ao Ensino Superior e o cenário de casa 12 (onde está Saturno) prisões, hospitais, manicômios.
Ainda considerando o solo e as terras do país, analisamos que mesmo Júpiter sendo um planeta benéfico, encontra-se no inflamado signo de áries na casa 2, fazendo aspectos com Saturno (casa 12) e Mercúrio retrógrado (4), em signos de ar, o que pode indicar um forte período de queimadas; talvez mais intensas que ano passado, afetando substancialmente a produção alimentar, os animais, as terras e os povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas e camponeses,.
Sobre Mercúrio Retrógrado em gêmeos(casa 4), o comércio principalmente fluvial pode ter problemas para acontecer de forma mais tranquila. O trígono a Saturno (casa 12) reforça o território marítimo, e a quadratura a Marte em peixes, sinaliza acidentes. Estamos falando de um Eclipse Lunar, a Lua está cheia, e a maré também. Ainda sobre o ligeirinho do Céu, ele no início da retrogradação já apresentou a mudança nas cadeiras ministeriais do Governo. Mercúrio está domiciliado e angular na casa 4, que versa sobre os povos nativos (ajustamos este termo para os povos citados no fim do parágrafo anterior), a terra, mas também sobre a oposição ao governo. Nesse sentido, é possível que a situação a respeito de alianças e apoios a candidaturas ainda fique confusa, considerando que Mercúrio está de ré e também rege a casa 7, que fala sobre acordos e alianças, e até mesmo os inimigos declarados. Será um período de reorganização e reavaliação de acordos políticos. Possível que a quadratura com Marte em peixes ascendendo implique em momentos de fervor político, ainda que não tão inflamados, uma vez que peixes é um signo de água mutável, mais permeável — isso tende a mudar quando ingressar em áries, seu domicílio diurno.
O Sol em touro que se encontra na casa 3, conjunto a Estrela Fixa Algol e quadrando Saturno (casa 12) demonstra desafios na comunicação, possíveis manipulações, a veiculação de notícias falsas e talvez ocorram casos frequentes de censura tanto aos meios de comunicação quanto aos artistas. Há possibilidade de estrangulamento de vias de transportes e, considerando a regência da casa 6, é possível pensar em algum tipo de greve envolvendo o setor, mas também de outros setores ligados ao funcionalismo públicos. Já a Lua na casa 9, perde luz para assuntos do ensino superior, judiciário e religião. O acirramento da relação entre governo e os tribunais federais será agravado.
Observando o mapa do Eclipse Lunar sobre o mapa do ingresso de Sol em áries,o fenômeno acontece no eixo de casas 6 e 12, maléficas e cadentes. O Sol, que é significador de autoridades, governantes e pessoas de destaque da sociedade, está em posição que indica negociações ocultas, feitas por debaixo dos panos. A Lua na casa 6 reforça os indícios de greves já citados e também nos remete à várias notícias que vêm pipocando sobre trabalhadores em condição análoga a escavidão.
Quando analisamos o Mapa do eclipse Lunar, sobreposto ao mapa do Brasil, vemos que o eixo ativado pelo evento envolve as casas 4 e 10. O Eclipse acontece perto do Meio do Céu, que representa o Governo, e podemos esperar que ele sofra algum impacto e terá ligação com a distribuição dos recursos do país. Se olhamos o Meio do Céu, agora do mapa do Eclipse, confirmamos que a condição do Governo não está favorável, pois o Meio do Céu está conjunto à Estrela Fixa Antares. Essa estrela é de natureza marcial e maléfica, que pode representar destruição, perda repentina, violência, maus presságios e perigo de fatalidade. Pode acontecer do Presidente, por teimosia e obstinação, criar uma situação destrutiva para a sua própria gestão. Mas também não será fácil para os opositores do presidente, que podem ter prejuízos com a comunicação pois são representados pela Vênus exilada que está em trânsito pela casa 3 no mapa do Brasil. Não será fácil para os povos tradicionais e infelizmente essa debilidade está configurada no mapa do ISA, ou seja, a tendência seguirá até o ano que vem. De acordo com Ptolomeu, os efeitos deste Eclipse Lunar têm duração de 5 meses e o ápice dele será em julho, por tanto as notícias referentes a esses eventos podem aparecer com mais intensidade no futuro próximo.
A lua na casa 9, bastante debilitada, em queda e eclipsada, rege a casa 5 do mapa, que versa sobre artistas e entretenimento, no geral. A quadratura com Saturno pode indica mais perdas no legislativo para o setor cultural do país, como já pode ser observado nas últimas semanas. Talvez possa indicar alguma perseguição a artistas e até mesmo prisão de alguém. A Lua também é co-significadora do povo brasileiro e podemos concluir que também não são tempos fáceis para a gente.
Gostaríamos de trazer melhores notícias, mas como já dissemos, a natureza dos Eclipses são maléficas. Fazemos essas análises com responsabilidade, seguindo os fundamentos da Astrologia Clássica e não seria possível florear o cenário. Seguiremos acompanhando as próximas lunações e em breve as publicaremos aqui.
Caso alguém queira entrar em contato conosco envie email para aguadeirasdoceu@gmail.com
Convidamos vocês a fortalecerem parte do nosso trabalho com Astrologia nos nossos perfis na rede social Instagram. Nossos @s são @Mariana — @astro.mapas, Elen — @entreosceusaeterra e Camila — @re.gente. Indiquem a leitura desse texto para mais pessoas, caso ele tenha ressoado como um conhecimento importante a ser compartilhado.
ANEXOS