Updates Bootcamp — Metade do caminho.
Eu presenciei uma queda de neve pela primeira vez |Eu declamei Camões em português ~de Portugal~ pela primeira vez| Eu fiz um jogo de texto pela primeira vez | Eu fiz um jogo gráfico pela primeira vez | Eu me senti limitada pela primeira vez.
Até agora 7 semanas, das 14 que compõem o curso, se passaram e garanto: não fiquei um dia sem aprender algo novo. Até mesmo nos fins de semana.
Estamos aprendendo a linguagem de programação “Java”.

Explicando superficialmente, é uma linguagem estruturada que imita a vida real: tem classes e objetos. Um exemplo: Se fôssemos fazer um gatinho, como este ao lado, o consideraríamos um objeto da classe animal.
Há duas semanas fizemos o nosso primeiro trabalho de grupo. Foi um jogo em que, de acordo com o nível em que esteja, controla um ou mais avatares que devem chegar à meta final. (Se quiserem jogar, mandem uma mensagem que envio o jar. Se quiserem dar uma olhada no projeto está no meu Github — e não sejam tão críticos: foi feito com 4 semanas de Java.)
A Academia de Código nos oferece um ambiente livre. Podemos transitar a qualquer hora do dia e da noite — se quisermos podemos até dormir aqui. A forma de ensino reproduz totalmente o “learning by doing”. Na verdade é um “learning by doing. a lot. everyday. every second you are awake”.
O “fazer” sem muitas informações (apenas com as extremamente essenciais) traz vantagens: desenvolvemos a capacidade de ir atrás da informação que precisamos, como documentação de código, tutorias e exemplos; além de nos fazer gozar daquele pequeno orgulho de conseguir vencer um desafio -porque cada pequena tarefa mais parece um monstro de 07 cabeças, sim!
Acontece que não é sempre que conseguimos triunfar. Tem horas, momentos e dias em que nada dá certo. O código traz erros indecifráveis (pros iniciantes, claro) ou faz coisas que não estávamos prevendo. Então, a frustração vem correndo em nossa direção e nos abraça. O segredo é entender que todos os dias estaremos numa montanha russa e teremos que lidar com estes sentimentos o mais rápido possível, ou que então seremos atropelados (a.k.a. atrasados na matéria sem dó nem o mínimo de piedade).
A Academia de Código está com as inscrições abertas. Pra lembrar àqueles que esqueceram ou dizer pros que não sabem: só se paga o curso após começar a trabalhar (em pequenas mini parcelas) && se achar emprego na área. A taxa de empregabilidade do curso é de 100%, ou seja, nenhum aluno, após 03 meses do término do bootcamp, ficou sem emprego até hoje.
Se estiver a fim de mudar de carreira, confere o meu primeiro post aqui e te inscreve aqui.
Até mais!