
Como fazer um intercâmbio gastando pouco?
Um dos maiores empecilhos de quem quer fazer intercâmbio é a falta de dinheiro. Porém esse problema pode ser contornado sem grandes dificuldades, basta seguir alguns passos.
O dinheiro anda curto né? Então decidimos fazer esse post para que vocês consigam se qualificar por meio de um intercambio, porém com pouco investimento. É bem simples, mas requer muita atenção e foco.
Só pra entrar no clima do tema de hoje vou colocar uma citação da grande filósofa Rihanna:

Bit** better have my money! Y’all should know me well enough. Bit** better have my money!
Músicas a parte, vamos falar de dindim, bunfunfa, grana, trocados, tuntum, e por ai vai. Eu sei que você já se interessou. Assunto sobre dinheiro não falta, o que falta mesmo é o dinheiro.
Nossa! Que piada incrível.
Piadas a parte, todos sabemos que a situação não está muito favorável. Dinheiro está em falta e já se houve o sinal vermelho da crise. Mas eu quero te mostrar que é possível realizar um intercâmbio de muita qualidade sem que você chore em posição fetal por ter gastado muito.
Quer saber mais? Vamos lá?
O mundo está na América Latina

Vamos concordar que não precisamos ir muito longe para ter um choque de cultura, linguagem, comunicação, etc. O simples fato de você mudar de estado já te proporciona um grande aprendizado. Imagine ao cruzar a fronteira?
O que eu quero dizer com isso? Todos as aventuras que um intercâmbio tem para nos oferecer é possível conseguir na própria América Latina. Vou exemplificar:
Língua: O continente Americano foi colonizado em peso por vários países europeus, ou seja, qualquer língua que você queira exercitar é possível.

Cultura: Apesar de estarmos próximos, as culturas são bem diferentes. O Brasil, por exemplo, tem uma cultura diversificada e miscigenada entre negros, indígenas, asiáticos , etc. Indo ao Peru, você encontra uma cultura mais presente das tradições indígenas.
Clima: As vezes não conseguimos lembrar, mas pela extensão a América Latina é passível de todos os tipos de clima. Do calor abafante da Bolívia, passando pelo árido do México e indo até o frio da Patagônia.
Pontos Turísticos: Bom, opções de pontos turísticos são o que não faltam. Se você gosta de praia temos um Caribe inteiro para você. Se seu foco são as montanhas é só ir para qualquer pontos dos Andes. E pra quem gosta de lugares históricos, fomos a morada de vários povos históricos como os incas, maias e os astecas.

Onde está a economia?

Vamos pensar um pouquinho, quanto mais longa a viagem mais cara é a passagem. Certo? Então com um destino mais próximo, menor o valor da passagem.
Outro ponto interessante é que a maioria dos países têm uma economia inferior do que a brasileira. A nossa moeda nesses locais vale muito, portanto, requer um menor investimento.
Organize-se
Sabe quando as pessoas ficam falando que organização é uma virtude, inclusive, tem um texto que falei sobre o assunto.
Mas porque isso é importante? Quando você se organiza, consegue planejar os gastos, com isso, encontra-se uma forma de dar uma incrementada na renda ou corta os custos.
Já reparou que sempre quanto tem festa os primeiros lotes são mais baratos? Então! Isso não é por acaso. Quando é comprado previamente o valor cai, pois não existe a pressão de atingir meta de lucro. Portanto, organize-se para poder fazer sua viagem e pagar menos.
Outro ponto importante
Procure organizações que te possibilite economizar
Outra coisa a se observar é que empresa, agência ou organização vai facilitar o seu intercâmbio. Se o seu objetivo é economizar recomenda-se instituições sem fins lucrativos.
Geralmente estas tem mão de obra voluntária, porém qualificada, para realizar os processos. Portanto, o que for cobrado será somente o necessário para manter ativa a organização e certamente isso diminuirá muito o valor da viagem.
Isso ajuda muito a quem quer viajar de forma barata, pois os preços são baixos se comparados a agencias de viagem.
Enfim, viu como são coisinhas simples. Tudo é uma questão de pesquisa, paciência e tempo. Aposto que você consegue.
Gostou das dicas? Gostaria de começar a planejar seu intercâmbio desde já com o máximo de economia?
A AIESEC em Maringá pode te ajudar nisso! Acesse o nosso site e conheça as nossas oportunidades de intercâmbio social e profissional voltadas ao desenvolvimento de liderança jovem: http://aiesec.org.br/intercambio
Veja também: