O que é a AIESEC?

Respondendo a uma das questões mais difíceis para quem é de fora.

Artigo adaptado por Vinícius Ragazzi, Diretor de Marketing 2016 da AIESEC em Maringá

Há quem nos chamam de uma organização estudantil, sonhadores, pessoas que têm muito a fazer ou até mesmo, uma agência de intercâmbio. Nós tivemos um monte de interpretações sobre o que somos, por pessoas que mal nos conhecem. Então pensamos que seria a coisa certa nos introduzirmos corretamente.

Olá, meu nome é Vinícius e eu faço parte desta organização gerida exclusivamente por jovens chamada AIESEC.

Tudo começou em 1948, com um grupo de pessoas de 7 países da Europa Ocidental que queriam que as coisas mudassem.

A Segunda Guerra Mundial veio e se foi, mas ela custou muito da humanidade: vidas, confiança e esperança. Isso não poderia se repetir.

Incomodados com esse contexto pós-Segunda Guerra em que viviam, este grupo de pessoas estavam determinados a mudar isso. Afinal, a realidade é apenas o que você faz dela.

O problema que eles identificaram no mundo é a falta de uma liderança eficaz. Na AIESEC nos conectamos mundialmente pelo mesmo propósito: acreditamos que a melhor maneira de como nós podemos mudar o mundo é através do desenvolvimento de liderança entre os jovens.

Desde 1948, nós crescemos e expandimos um pouco o nosso alcance. No primeiro ano de existência da AIESEC, 89 estudantes realizaram o seu intercâmbio. Hoje, realizamos mais de 27 mil intercâmbios por ano e você pode nos encontrar em 127 países e territórios do mundo.

Tornamo-nos um Movimento de Liderança Jovem formado por mais de 70.000 jovens no mundo que acreditam no propósito da nossa organização: desenvolver a liderança em outros jovens, para atingirmos a paz e o preenchimento das potencialidades humanas.

Isto era necessário em 1948 e é tão relevante hoje como era na época, talvez até mais.

A palavra liderança em si pode parecer um pouco demasiado ou prometer muito. De acordo com a nossa pesquisa recente, há uma desconfiança geral em líderes formais por parte dos jovens.

Com razão por isso quando você toma um olhar para o mundo e está por dentro dos assuntos atuais. Ao mesmo tempo, especialmente os jovens, estão começando a agir. Por exemplo, podemos procurar o significado por trás da palavra:

Liderança significa o estado e a capacidade de transformar um pensamento em ação através de um grupo de pessoas.

O próprio termo é muito amplo. Porém, para nós, nós concentramos a liderança que desenvolvemos em torno de 4 competências que julgamos essenciais em um líder: ser um cidadão do mundo, ser orientado a solução, a capacidade de empoderar pessoas e o autoconhecimento de suas forças, fraquezas e valores.

Estas competências são importantes para nós e elas são o que os jovens podem desenvolver em nossa organização.

Como fazemos isso?

Através de nossos programas de membresia e de intercâmbio social e profissional, aonde os jovens desenvolvem liderança de forma consciente.

Nós oferecemos aos jovens a oportunidade de ser ativo e aprender de forma experimental sobre si mesmos e sobre o mundo.

O que nos diferencia de outras organizações que desenvolvem liderança?

É a capacidade de nos moldarmos conforme a necessidade do mundo.

Nossas gerações mudam ano após ano e passam por um processo de desenvolvimento claro. Esse é um dos critérios para o qual ganhamos o Prêmio WorldBlu por ser a organização mais democrática do mundo por vários anos seguidos.

Mas essa não é a única razão.

Nós nos esforçamos para um mundo melhor através da nossa visão, mas também agimos sobre a nossa realidade, a fim de alcançar o nosso sonho. É por isso que trabalhamos em conjunto com as Nações Unidas.

Nós desenvolvemos competências e, ao mesmo tempo, tornamo-nos uma melhor versão de nós mesmos. Não temos medo de viver neste mundo da maneira que nós queremos e queremos moldar o mundo como um lugar melhor.

É por isso que nós temos programas específicos para que cada jovem possa aproveitar da melhor maneira as oportunidades de desenvolvimento de liderança que oferecemos de acordo com as suas necessidades.

“É por isso que eu tenho orgulho de ser um AIESECer!” — Vinícius Ragazzi

Agora, você pode ter a mesma oportunidade também, na sua universidade.

Nossa pergunta é: Como você vai lidar com o que te incomoda?

Rodrigo em seu Intercâmbio Social

Nos conheça mais em:

aiesec.org.br
fb.me/aiesecemmaringa
instagram.com/aiesecemmaringa

Leia também: