Meça seus cursos de marketing digital, parça

Ailton Mesquita
Growth Hacking Brasil
2 min readApr 3, 2015

O que fazer antes de gastar com treinamentos na área de comunicação digital

Por se tratar de uma área relativamente nova, é fácil encontrar pessoas querendo investir na área de marketing digital, buscando cursos e materiais para estudo. Obviamente essa demanda virou um bom mercado para profissionais que já acumularam alguma bagagem no assunto.

Como todo tema que está no hype, também surgem materiais de baixa qualidade ou que simplesmente replicam conteúdos disponíveis pela internet — e muita gente cobra por isso.

Antes de se preocupar em investir tempo ou dinheiro em cursos, presenciais ou online, faça uma boa busca pelo YouTube.

Só para deixar claro: fazer cursos é sempre bom e toda forma de aprender mais é válida.

Aqui vamos focar especificamente nas mídias sociais. A dica é: antes de se preocupar em investir tempo ou dinheiro em cursos, presenciais ou online, faça uma boa busca pelo YouTube. Por lá é fácil encontrar conteúdo relevante, como palestras, webinars e entrevistas.

Ebooks também são uma ótima opção para quem está começando ou para quem quer fixar conteúdo, ver outras opiniões etc. No SlideShare você encontra apresentações, pesquisas e outros materiais sobre criação de conteúdo, métricas, monitoramento, planejamento e cases para mídias sociais (no fim do texto tem uma pequena lista com algumas fontes para começar a reunir material de estudo).

Fuja dos materiais e palestras com títulos fantásticos do tipo “Transforme seu Facebook numa metralhadora de vendas”, “Fique rico usando as mídias sociais” e “Seja um NINJA do marketing digital”.

Com o tempo você vai reconhecer facilmente os profissionais que estão realmente envolvidos com o processo, que criam cases e servem de modelo para o desenvolvimento da comunicação. Fuja dos materiais e palestras com títulos fantásticos do tipo “Transforme seu Facebook numa metralhadora de vendas”, “Fique rico usando as mídias sociais” e “Seja um NINJA do marketing digital”. Para todo o resto vale dar uma olhada pra poder separar o bom do bullshit.

Como é uma área que muda o tempo todo, acompanhe os eventos sobre o tema, entre nos grupos de Facebook, conheça as boas práticas e troque uma ideia com gente do ramo (geralmente os bons profissionais são bem acessíveis). A melhor escola ainda é fuçar os canais e ferramentas, além de uma boa troca de ideias. Depois de dar uma olhada por aí, se você achar interessante, vale fazer alguns cursos.

Ah, cuidado com os ~gurus do marketing~, aqueles figurões famosos pela lábia, não pelos trabalhos desenvolvidos. Eles oferecem cursos e treinamentos, mas seguindo esses passos você já vai saber escolher direitinho.

--

--