Telegram — O guia definitivo

O Telegram vai muito além do comunicador, baixar músicas em mp3, filmes, vídeos da internet, postar no Twitter, procurar emprego, obter a cotação do dólar, ou acompanhar o resultado das eleições, ah sim, ele manda e recebe mensagens também. Essas são só algumas das possibilidades. As opções desse comunicador são praticamente infinitas e desconhecidas para a grande parte do público, caso você queira saber mais, mergulhe comigo nessa odisseia, e veja tudo que esse pequeno notável pode fazer por você.

O Telegram (IOS|Android) é um comunicador bem conhecido quando falamos de um público mais “ligado” em tecnologia, mas por várias razões, ainda não caiu nas graças daquele pessoal que usa aplicativos de mensagem só para bater papo e nada mais. As razões para isso são muitas, e vão desde “zona de conforto” à desconhecimento dos recursos. O que muita gente não sabe, mesmo os que já são fãs do aplicativo, é que trocar mensagens é só a ponta do iceberg do que esse incrível aplicativo pode fazer. Esse artigo tentará informar, a gigantesca quantidade de coisas que é possível fazer com esse incrível aplicativo.

Devido aos bloqueios do Whatsapp, minha lista de contatos do Telegram, hoje é praticamente equivalente à do Whatsapp, mas isso se deve ao fato, de por razões óbvias, a maior parte de meus contatos, ser de pessoas envolvidas com a área de tecnologia, e assim sendo, por definição costumam gostar de ferramentas melhores e mais completas, mesmo quando o grande público ainda as ignora. Na minha opinião, se você quer convencer seu pai, sua namorada, ou seus amigos a usarem o Telegram, e deixarem o Whatsapp de lado, a primeira coisa a fazer, é não recomendar o Telegram. Eu sei, parece confuso, mas o fato é que o Telegram, por ser um software livre, possui dezenas de “interfaces” ou aplicativos alternativos que acessam seus recursos sua rede, oferecendo recursos extras, e o aplicativo oficial está longe de ser o melhor, pelo contrário, eu pelo menos acho sua interface extremamente confusa. Sendo assim, separo minha indicação em duas opões que se destacam, Plus Messenger e Zap Zap Messenger.

Plus Messenger, é a minha escolha pessoal, e provavelmente a única possível para usuários que façam uso mais intenso dos recursos do Telegram, eu faço parte de dezenas de grupos, acompanho muitos canais, e uso dezenas de bots. Se você não sabe o que é nada disso, não se preocupe, vou explicar logo em seguida. Mas o fato é que tudo isso na tela do cliente oficial do Telegram iria se transformar numa bagunça interminável, onde seria extremamente difícil de se localizar. E é nesse sentido que na minha opinião o melhor diferencial do Plus em relação ao cliente oficial brilha. As Abas!! Este cliente separa em abas diferentes, contatos, grupos, super-grupos, canais, e bots. Dessa maneira, fica mais fácil se localizar e buscar o que se quer utilizar, além disso, este cliente brilha no quesito personalização. É possível personalizar praticamente todos os aspectos da interface, desde fontes, cores, papéis de parede, etc e instalar milhares de temas. Ou seja, é feito sobre medida para o público com um pouco mais de “drive” para tecnologia.

Zap Zap Messenger é um outro cliente do Telegram, que na minha opinião foi feito sobre medida para o público mais jovem, isso porque ele, além de contar com uma interface mais despojada, fornece acesso facilitado a grupos e canais, com opções para grupos de paquera, de amizade, canais de interesse, etc. Ele o faz criando atalhos para “agregadores” de grupos do Telegram. Além disso ele facilita, ou automatiza uma série de tarefas e recursos do Telegram, como acesso a sua nuvem pessoal por exemplo. O Zap Zap é um aplicativo desenvolvido por brasileiros que praticamente implementa uma rede social fazendo uso dos recursos do Telegram, é possível seguir pessoas, postar coisas no seu mural, ver pessoas que estão próximas de você, entre outras coisas. Ah sim, ele ainda oferece a possibilidade de fazer chamadas de voz, e adolescentes em especial, vão curtir a possibilidade de fazer transmissões de vídeo ao vivo, em canais. Ou seja, pega o Telegram que já faz uma porrada de coisas e implementa uma infinidade de coisas a mais. O grande problema do Zap Zap na minha opinião é a estabilidade e peso do aplicativo, a responsividade é lenta, ocorrem travamentos e provavelmente não deve nem ao menos funcionar em aparelhos mais humildes. De qualquer maneira vale a pena testar. Na verdade, uma boa dica é instalar os dois (Zap Zap e Plus) e usar, cada um por uma semana, para ver com qual você se identifica mais.

Bom, agora que cobrimos a questão dos apps para acesso, vamos começar a falar do Telegram em si. A melhor definição que posso dar a respeito do Telegram de uma maneira que a maior parte do público irá entender, é que o Telegram é uma espécie de Whatsapp + Dropbox. Isso mesmo. O Telegram é um aplicativo de mensagens que conta com uma núvem própria, isso somado aos bots, e alguns de seus recursos, o tornam um aplicativo simplesmente excepcional para uso diário.

Primeiro vamos chover um pouco no molhado e repetir aqui algumas das funções que tornam o Telegram o aplicativo de mensagens “queridinho” da galera mais Geek:

Multiplataforma: O Telegram pode ser acessado, do celular, do Tablet, do computador, ou de qualquer navegador web. Isso o torna onipresente em toda sua vida digital, eu uso a natureza multiplataforma do Telegram para enviar arquivos, links e textos de um dispositivo para outro, as vezes quero abrir um link que estou vendo no celular no computador, simplesmente mando para mim mesmo, e abro através do aplicativo no computador.

Stickers: Sabe aquele ditado, uma imagem vale mais do que mil palavras? Pois bem, é isso que os stickers são. São imagens em tamanho médio que você pode enviar como resposta em suas mensagens. E como qualquer pessoa pode criar seus próprios stickers e envia-los para uso na rede do Telegram, existem literalmente MILHARES deles. Depois que você acostuma, você sente uma falta imensa de usa-los quando esta falando em outros comunicadores.

Se você não tem muitos stickers no telegram posso citar dois lugares bacanas para conseguir mais. O primeiro é esse site http://telegramhub.net/ outro lugar bacana é no próprio Telegram os canais @StickersHQ e @stickers_collection

GIFs: Bom se uma imagem vale mais do que mil palavras, uma imagem que se mexe deve valer por umas 3 ou 4 mil né. Pois bem, o Telegram além de ter os stickers ainda oferece a possibilidade de enviar GIFs de forma a tornar a conversa ainda mais dinâmica e agradável. Ainda por cima oferece a possibilidade de procurar por gifs dentro do aplicativo, ou através do bot inline (falaremos mais a respeito abaixo).

Notificações Inteligentes: Na minha opinião uma das melhores sacadas do Telegram. Sabe aquele grupo que você participa que o pessoal fala pra caramba? Ou aquela sua amiga sem noção que manda vinte mensagens, escrevendo três palavras em cada envio? Você não quer deixar as mensagens deles no mudo, pois quer saber o que eles tem pra falar, mas também não quer seu celular apitando feito um doido. Seus problemas acabaram!!! No Telegram você pode configurar notificações inteligentes para grupos ou contatos individualmente. Com elas é possível estabelecer que não importa quantas mensagens forem enviadas, você só quer receber 1 notificação a cada dois minutos, ou 2 notificações a cada 5 minutos, ou como você preferir.

Bots Inline: Uma verdadeira revolução na comunicação (copiada pelo Allo da Google recentemente por sinal) permite que você faça pequenas solicitações, receba os resultados, e envie para alguém ou algum grupo, tudo na própria tela de mensagens do seu celular. Vamos dizer que você queira enviar uma imagem de gatinhos para uma amiga. Normalmente você precisaria, abrir um navegador no celular, entrar no google, digitar gatinhos, olhar as imagens, salvar, voltar pro aplicativo de mensagens, clicar na opção pra enviar imagens, procurar a imagem salva, e enviar. UFA!. Bom, no telegram você só precisa digitar “@bing gatinhos” (sem as aspas) exatamente no mesmo lugar que você digitaria as mensagens normalmente, uma tela com as opções de imagens irá aparecer na parte inferior da tela, você seleciona qual você quer, e pronto! e cada vez mais diversos bots do telegram, passam a oferecer suas funções “inline”. Alguns deles já vem por padrão no seu Telegram, sendo assim é possível enviar artigos da Wikipedia “@wiki”, Vídeos “@vid”, GIFs “@gif”, ou o resultado das eleições para a cidade X “@ResultadoEleicoesBot”. Acredite, depois que você realmente se habitua a usar, não existe possibilidade de você sequer sobreviver sem os bots inline. Você usa outros aplicativos de comunicação e parece que está saindo de um Maseratti e sentando num Fusca.

Bots: Todo bot inline, é um bot, mas nem todos os bots são bots inline. O Telegram oferece a possibilidade de qualquer pessoa criar e disponibilizar seus próprios Bots, e dessa maneira existem literalmente MILHARES de bots disponíveis. Existem bots pra absolutamente tudo que você possa imaginar, para realizar conversão de medidas, para edição de imagens, para baixar aplicativos, para baixar músicas, para criar enquetes e publica-las em grupos, para baixar videos do YouTube, para tradução de idiomas, para pesquisar placas de carros roubados, publicar no Twitter e ver sua timeline, salvar textos no Evernote, sério as possibilidades são simplesmente infinitas.

No final desse artigo, você encontra uma lista de alguns dos bots mais fantásticos que fui descobrindo ao longo do tempo. Aqui vou me limitar a citar dois pra vocês irem se divertindo @vkm_bot onde você consegue baixar praticamente toda música que já procurei somente pelo nome, e @BoxFilmesBot onde você baixa dezenas de filmes já em HD prontinhos pra assistir. Ah sim, um ótimo lugar pra descobrir novos bots que estão bombando no Telegram é no canal @storebot onde semanalmente são divulgados os melhores bots da semana.

Canais: São uma nova forma de comunicação, uma espécie de “grupo somente leitura” ou via de mão única, onde você, sua empresa, sua escola, ou projeto podem enviar atualizações e informações relevantes para seu público alvo. Grandes players do mercado como CNN, Estadão, Computer World, G1, Folha, SecurityCast!!! já usam esse recurso exclusivo.

Grupos e Supergrupos: Até recentemente, grupos no Whatsapp eram impensáveis para mim, isso porque, eu realmente não entendo como é que as pessoas se entendiam naquilo. Uma pessoa falava algo as 8:00 da manhã, ou você tinha tempo e via o que ela falou e respondia na hora, ou se tivesse que responder depois tinha que lembrar do que se tratava a resposta. Pior, se mais de uma pessoa estivesse falando, sobre assuntos diferentes a coisa toda virava uma zona sem fim. Pior, como participo de muitos grupos, a primeira coisa que eu particularmente faço é colocar todos no mudo. Bom, o Telegram conta com uma série de funções, algumas copiadas pelo Whatsapp recentemente, que tornam a comunicação em grupo muito superior. A primeira é a possibilidade de responder alguém. Você toca em cima da mensagem da pessoa, e clica em “Responder” ele vai “citar” a mensagem dela e colocar a sua resposta embaixo, permitindo que diversas pessoas conversem sem aquela maldita confusão de dedos pra todo o lado, e a possibilidade de você responder alguém, até horas depois da pergunta ter sido realizada, e a pessoa ainda entender a resposta. Até porque quando você “responde” uma mensagem de alguém, o Telegram notifica a pessoa, mesmo que ela tenha colocado o grupo no mudo. Outra possibilidade é a de “citar” a pessoa. Você digita “@apelido” e ele também vai notifica-la de que você a esta “chamando” no grupo.

Além disso é possível criar grupos com até 5.000 pessoas, ao contrário da limitação de 256 pessoas no Whatsapp. Outra função bacana, é a de fixar mensagens. Administradores podem “fixar” uma determinada mensagem, como um aviso, ou as regras do grupo. Ao fixar essa mensagem, existe a opção de notificar todos os membros do grupo de que existe uma nova mensagem importante no grupo. Como se isso tudo não fosse suficiente, você ainda pode utilizar bots, para gerenciar os grupos, evitar spam, criar votações, etc… Outro recurso interessante é que a busca em supergrupos, funciona recursivamente até o momento de sua criação, então um novo membro, pode pesquisar sobre determinado assunto, mesmo que ele já tenha sido falado antes de sua entrada no grupo. Criar grupos de centenas de pessoas é extremamente simples e automatizado, grupos particulares ganham um link de convite,que pode ser enviado para qualquer pessoa, ou grupos públicos, ganham um endereço http://telegram.me/nome_do_grupo além disso, caso queira um grupo “secreto” é possivel modificar as configurações para que somente adminstradores possam adicionar membros.

Ainda falando de grupos, as características únicas do Telegram me permitiram fazer algo inédito. Consegui sem muito esforço migrar um grupo de mais de 200 pessoas no Whatsapp para o Telegram. Trata-se do grupo Sublimação Brasil (@sublimacaobrasil). Minha esposa trabalha com Presentes personalizados, e por isso, entre os equipamentos que possui, tem uma prensa térmica que pode ser usada para fazer camisetas, toalhas, fronhas, almofadas, chaveiros, etc. Essa prensa realiza um processo chamado sublimação que é a transferência da tinta impressa da folha para o tecido através do calor. Então ela pediu para participar de um grupo no Whatsapp chamado Sublimação Brasil que tinha diversas pessoas que trabalham com isso pelo país e serve como um grupo de ajuda mútua. Além disso existia o grupo Troca de Vetores (@trocasdevetores) que como o nome sugere, o pessoal usava pra trocar arquivos de imagens usadas para confeccionar as peças. Pois bem, pra dar uma força pra ela, quando ela estava no início, eu acabei me envolvendo um pouco com esse assunto, e como mencionei eu não sei como as pessoas se entendem nos grupos de whatsapp. Além disso a limitação dos tipos e tamanhos de arquivos no whatsapp, fazia com que o grupo de troca de vetores fosse uma loucura. Depois de um tempo, eu meio que sugeri pras pessoas que migrassemos para o Telegram, e listei as vantagens principalmente em relação a troca de arquivos, e possibilidade de respostas. Isso foi a mais de um ano atrás, resultado, hoje os grupos tem 342 e 500 membros respectivamente, e o grupo de Trocas de Vetores tem nada mais nada menos que 10.910 arquivos compartilhados e disponíveis para todos os seus membros através de uma simples busca no Telegram. Isso inclui arquivos .cdr do Corel, .svg do Inkscape, arquivos das impressoras de corte, entre outros. O Telegram armazena todos os arquivos enviados para o grupo e disponibiliza acesso para qualquer um, dentro dos arquivos do grupo, e esses arquivos como estão na nuvem do Telegram podem ser acessados de qualquer lugar.

Obviamente não posso deixar de citar aqui que foi esses recursos tão bacanas de gerenciamento e utilização de grupos no Telegram, aliado a boa vontade e conhecimento de uma comunidade que esta sempre disposta ajudar, que permitiu que nós do SecurityCast, criássemos sem pretensão um grupo para o pessoal que acompanha o nosso trabalho, e esse grupo acabou se tornando o maior grupo de Segurança da Informação do Telegram, hoje com 1.085 membros. Se você gosta da área de segurança da informação, não importa se você é um expert, ou só um entusiasta, junte-se a nós em @seccast e para encerrar a questão de grupos vou também no final deste artigo dar alguns exemplos de grupos que participo, mas já deixo de antemão aqui o grupo do evento mais nerd da América Latina o da @latinoware

Envio de arquivos: O Telegram ao contrário de outros aplicativos de comunicação, “engoliu” um Dropbox, ou seja, conta com sua própria nuvem de armazenamento, por isso permite que qualquer arquivo de qualquer tipo possa ser enviado, e o limite de tamanho é de módicos 1,5 Gb. Sem limite de armazenamento total, Isso significa que você pode subir todos os seus arquivos de mp3, seus arquivos de imagens, seus filmes, qualquer coisa que você quiser pra ele, e devido a natureza multi-plataforma

Chats secretos: OK, admita, todos nós temos segredos. Aquela pessoa que você vê dizendo que não tem segredos ou esta mentindo pra ela mesma, ou esta sendo hipócrita. Todos nós temos assuntos mais “sensíveis” que queremos tratar, com a paz de espírito de que a conversa não se tornará pública. Seja aquela conversa sobre as traquinagens que seu chefe está fazendo na empresa, aquela fofoca entre amigas, ou pra enviar ou receber aquele nude nosso de cada dia, precisamos de alternativas seguras de comunicação. Todas as comunicações que ocorrem dentro do Telegram são criptografadas para te proteger de ataques externos, mas como recurso extra ele oferece a opção de chats seguros. Ao criar um canal seguro, você está estabelecendo um túnel, criptografado ponta-a-ponta entre o seu dispositivo, e o dispositivo alvo de quem estiver conversando com você. Esta conversa e arquivos trocados dentro dela, não poderão ser vistos nem mesmo por funcionários do Telegram. Além disso dentro de chats seguros, existe a opção de auto-destruição de mensagens e arquivos, onde você pode setar por exemplo 10 segundos de visualização, e a pessoa só terá esse tempo para ler a mensagem ou visualizar a imagem. Sim, você está pensando corretamente seu safadeeenho. Essa é de longe a maneira mais segura de enviar nudes, caso esse seja seu desejo. Alguns ainda mais malandros podem estar pensando, ah, mas eu posso tirar um print, como eu faço pra “guardar” os nudes que recebo no snapchat. Bom, até pode, mas o Telegram irá notificar a pessoa de que você tirou um print da tela, o que significa que ela provavelmente não mandará outros. Obviamente essa segurança, cria alguns entraves. Primeiro, as mensagens trocadas nesse canal, só estarão disponíveis nos dois dispositivos, onde foi estabelecido o canal, não podendo ser acessados, via web, ou outros dispositivos e outra pessoa precisa estar on-line, pelo menos no momento de estabelecimento do canal criptografado

Usuários: Não sei quanto a vocês, mas são poucas pessoas para as quais eu dou meu número de celular, e acho extremamente inconveniente ser obrigado a dar o meu número de telefone, simplesmente para poder conversar com alguém. Pensando nisso o Telegram oferece a possibilidade e você configurar e registrar um nome de usuário, dessa maneira você poderá divulgar somente o seu @apelido ao invés de dar o seu telefone pra um bando de gente que você não quer dar a chance de resolver te ligar as 23:00 da noite te convidando pra ir a algum lugar qualquer, ou simplesmente pra bater papo furado.

Configurações de privacidade: O Telegram vai muito além de seus concorrentes quando o assunto é controles de privacidade. Por exemplo, você quer que seus amigos mais chegados possam enxergar o seu status, quando você esteve on-line pela última vez, etc. Mas você não necessariamente quer que todos vejam isso. O Telegram lhe permite especificar quem você quer, e quem não quer que veja o que. Outra coisa especialmente útil e que faz muita falta no Facebook e no Whatsapp por exemplo, é a possibilidade de restringir quem pode, ou não pode te adicionar em grupos!!!!!

Hashtags: Assim como no Twitter o Telegram oferece a possibilidade que você use hashtags como forma de organizar seu conteúdo e localize facilmente algo em suas conversas. Vamos dizer que você esteja subindo uma planilha de gastos para sua núvem pessoal, você pode colocar #contaspessoais logo abaixo, cada vez que subir um arquivo assim, dessa maneira, uma busca por #contaspessoais, irá te levar de ocorrência em ocorrência, ou até mesmo te listar todas dependendo onde você realizar a procura.

Player Embutido: Outra sacada muito bacana da equipe do Telegram, todos nós recebemos dezenas de links, de vídeos todos os dias, e o que acontece? Quando clicamos somos levados a um browser externo ou ao aplicativo do Youtube para visualizar. No Telegram, ao enviar um vídeo, você visualiza o mesmo dentro do próprio Telegram, sem a necessidade de abrir outro aplicativo pra isso

Editor de Fotos: Não é meio trabalhoso, quando você tem que tirar a foto, depois abrir um programa de imagens, melhorar sombra, calor, exposição, contraste, colocar efeitos, salvar, pra daí abrir o comunicador e enviar pra alguém? Não seria melhor se você pudesse tirar a foto direto no mensageiro, editar ali mesmo e enviar direto, sem ter aquele trabalho todo? Adivinha? Você pode. O Telegram conta um editor de fotos, integrado, você pode selecionar uma foto e melhorar ela antes de enviar, ou pode tirar a foto na hora, e dar aquele retoque nela antes de mandar. E não é um editor qualquer, tem não só as opções mais comuns, como dá até pra colocar máscaras de desenho (essa que os adolescentes estão tudo usando na internet hoje, e ainda pode até selecionar um dos seus stickers pra colocar na foto.

Anti-clonagem: Se você não é ligado em segurança, talvez não esteja sabendo, se você é, ja sabe o que vou dizer, mas aposto que esta ansioso querendo uma análise de segurança mais detalhada do Telegram. Eu vou fazer no final desse artigo (quando ele estiver terminado). Mas o fato é que uma vulnerabilidade no sistema SS7 (Ou Signaling System 7) deixou em polvorosa a comunidade de segurança da informação e AINDA NÃO TEM SOLUÇÃO!!!! O que significa que o seu whatsapp, ou qualquer serviço que ofereça a opção de resetar a senha via SMS pode ser clonado por hackers. Tá Alberto, mas o Telegram também envia SMS pra configurar a conta. E daí? E daí que o Telegram oferece uma opção de segundo fator de autenticação (2-factor-auth), em que você define uma senha extra que precisa ser confirmada, antes que sua conta possa ser configurada em um novo dispositivo. Ou seja, mesmo que alguém clone seu número e redirecione as SMS pra ele, caso você configure essa opção, o atacante irá ficar chupando dedo. :) Como se não fosse suficiente, ele envia uma mensagem pra todos os seus dispositivos configurados, caso algum dispositivo novo, seja configurado com sua conta.


Bom, finalizadas as explicações sobre as funções que tornam o Telegram único, vou começar a dar algumas dicas de grupos, canais, e bots que fui conhecendo e uso ao longo dos anos que utilizo o aplicativo.

BOTS

otouto (@mokubot): Um bot com dezenas de funções, nele é possível pedir respostas da famosa 8ball, realizar conversões de moedas, realizar cálculos, perguntar o horário em determinada localização, realizar queries no imdb, bing, reddit, wikipedia, traduzir textos, visualizar quadrinhos do Dilbert, do xkcd, e até imagens de gatos, entre outras coisas!!!

YouTube Downloader (@utubebot): Um bot para realizar o download de vídeos do Youtube, mas com um adendo, ao especificar um link, na hora de baixar ele te dá a opção de baixar o vídeo, ou somente o áudio. Muito útil pra baixar aquela música que você não encontra em lugar nenhum, somente no Youtube.

Photo Editor(@photo_editor_bot): Um bot que permite editar qualquer foto, entre as općões estão adicionar efeitos, filtros, molduras, recortar, rotacionar,transformar,ajustar brilho,cor, entre outras coisas. É possivel até mesmo adicionar um dos seus stickers à foto. :)

Icon8 (@icon8bot): Um bot fora de série, oferece a possibilidade de adicionar efeitos incríveis a qualquer foto que você fizer upload, por meio de uma inteligencia artificial, que aplica o estilo de acordo com os nuances da imagem. Algo como o famoso Prisma, dentro do seu Telegram.

Da Vinci(@vincibot): Outro exemplo de bot para aplicar efeitos incríveis em fotos. Esse bot também usa tecnologia de inteligência artificial para aplicar efeitos únicos as suas fotos.

Feed Reader Bot(@TheFeedReaderBot): Pra que sair do Telegram pra ler as novidades em seu site favorito. Simplesmente adicione a URL rss do site desejado e receba as atualizações diretamente no seu mensageiro. Além disso suporta endereços de perfis públicos do Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Self Destruct bot(@selfdestructbot): Essa mensagem se autodestruirá em 10 segundos. Ao melhor estilo missão impossível, esse bot inline permite que você envie mensagens em qualquer lugar do telegram, com um timer de autodestruição que você especifica ao enviar a mensagem

APK Downloader(@apkdl_bot): Não gosta da Play Store? Sem problema, envie o nome do aplicativo para esse bot, ele vai procurar pelo aplicativo, te oferecer uma lista de possibilidades, selecione uma ele vai gerar um link pra você baixar o aplicativo diretamente do seu Telegram

VoteBot(@vote): Novo Bot de votação do Telegram, Crie uma pergunta, estabeleça as opções e envie para um grupo qualquer, ele gerencia os votos, totaliza os resultados, tudo via uma interface semi-gráfica com botões e tudo sem sair do Telegram.

EmuDroid(@EmuDroid): Baixe roms, emuladores e tudo mais que você precisar para se divertir com jogos antigos no seu celular, Nintendo 64, PSP, Gameboy, SNES, PS1 entre outros

Sticker Downloader(@Stickerdownloadbot): Baixe a imagem daquele seu sticker favorito e use ela em mensageiros menos evoluídos como Whatsapp e Facebook Messenger

Evernote Bot (@evernotesbot): Envie uma mensagem qualquer pra esse bot, e ele irá armazena-la com seu conteúdo dentro do seu Evernote.

Inline lyrics bot(@iLyricsBot): Esse bot inline, permite que em qualque chat, voce pesquise a letra de qualquer música, pelo nome da música, do artista ou do disco, envie sua letra, e ainda disponibiliza um link pra ver o vídeo no Youtube, para baixar o mp3 ou ouvi-la no Spotify.

InterpretBot(@interpretbot): É o seu comunicador universal no Telegram, esse bot inline faz a tradućão simultanea de mais de 50 idiomas. então se você estiver falando com um americano, mas não falar patavinas de inglês, defina as linguagens de origem e destino, digite em português, e ele fará a tradução automática para o inglês.

Youtube Watcher(@ytWatchBot): Não perca mais nenhum novo programa do SecurityCast!!! Com esse bot, você pode definir quais canais do Youtube são importantes para você e ser notificado, toda vez que houverem novos vídeos nele.

The Job Bot(@JoboBot): Tá precisando de emprego? Esse emprego procura por vagas na sua região, na área que você especificar. Você pode inclusive subir seu CV e deixa-lo disponível para empregadores buscando candidatos com o seu perfil.

MySafeBot(@mysafebot): Esse bot, cataloga tudo que você envia pra ele, músicas, documentos, imagens, arquivos de voz, etc, com nomes gerados automaticamente, ou renomeados por você. Depois você pode usá-lo inline para enviar arquivos em qualquer conversa @mysafebot nome_do_arquivo. Ainda por cima, gera uma lista com previews, caso você não lembre o nome.

GlobalAppsBot(@GlobalAppsBot): Esse bot disponibiliza centenas de apks de aplicativos úteis, alguns versões premium de aplicativos pagos, alguns programas especiais para celulares com ROOT, e outros programas famosos.

PlacaBot(@placabot): Consulta placas de veículos com restrição a roubo e furto

TweetItBot(@TweetItBot): Cliente de Twitter para Telegram, permite postar no Twitter direto do Telegram e ver sua timeline. Entre outras funções.

HTTP Status Code(@HttpResponseBot): Cheque o código de status http de qualquer site, dentro do Telegram.

Oddcast Voice(@OddcastBot): Envie um texto, e esse bot ira converte-lo para um audio de voz.

Delorean(@delorean_bot): Não seria legal se você pudesse mandar uma mensagem pra si mesmo no futuro? Tipo, mandar uma mensagem assim: “Take the trash out tomorrow at 11:00” e recebesse essa mensagem lá no futuro? É exatamente isso que esse bot faz, e entende linguagem normal, infelizmente por enquanto só inglês.

Mercado Livre(@MercadoLivre_bot): Sabe quando você esta conversando com aquele seu amigo, sobre aquele gadget, ou com sua namorada sobre aquele perfume que você viu? Aí pra mostrar pra ela você faz o que? Sai do mensageiro, abre o browser, abre o site do Mercado Livre, procura pelo produto, clica no link, copia, abre o mensageiro, cola o link… Sério? Você faz tudo isso? kkkk eu dentro do próprio chat digito @MercadoLivre_bot Moto Z Play 64Gb ele abre uma lista de opões, e seleciono qual eu quero e pronto. Tá la o link com a descrição.

SysAdminTools(@SysAdminTools_bot): Já estava na rua e precisava só pingar um servidor pra ver se ele estava no ar? Ou dar um tracert pra ver onde a comunicação esta parando? Pois bem, esse bot te permite fazer isso, entre outras coisas.

Save Video Bot(@SaveVideoBot): Esse bot salva videos do Youtube, Vimeo, Instagram, Souncloud, DailyMotion,9gag, entre outros.

TempMail(@temp_mail_bot): Sabe quando você precisa fazer cadastro naquele site, mas que não é importante, você só quer acessar uma vez, ele vai mandar um e-mail de confirmação e pronto. Colocar seu e-mail real, significa que você vai passar a receber propagandas daquele site. Pra isso surgiram ferramentas de e-mail temporário, e esse bot, lhe fornece essa funcionalidade dentro do seu telegram. Crie um endereço, cheque as mensagens enviadas, links recebidos, etc…

SnapChatSecrets(@SnapChatSecretBot): Quer ver fotos ousadas de gatinhas assanhadas, mas se tua namorada te pegar com o Snapchat, ela te corta as bolas? Bom, esse bot pode ser uma solução. Ele mostra milhares de fotos (e vídeos também) de gatas ousadas no snap, sem a necessidade de ter o snap, ou ficar caçando alguma gata pela internet. Ou seja, aqueles peitinhos que foram mostrados, e não foi nem pra você estão a disposição. (Mas não me responsabilizo pelas suas bolas se sua namorada fuçar o seu Telegram)

lmddgtfybot(@lmddgtfybot): Bot totalmente INDISPENSÁVEL. Sabe qual o principal mal da humanidade? Preguiça. Pior, eu venho de uma época, onde nem sequer existia Google, Wikipedia, etc. Hoje eles tem a resposta pra qualquer pergunta a uma busca de distância e tem preguiça até de procurar!!! Bom, para isso, muitos de vocês devem conhecer o serviço Let me Google that for You, que cria uma animaçãozinha antes da busca pra dar aquele chutinho básico na canela do preguiçoso em questão. Esse bot inline serve exatamente pra isso, você digita @lmddgtfybot Coisa que o FDP teve preguiça de procurar e ele te apresenta uma lista com općões pra voce enviar a query pra ele no Google, DuckDuckGo, Wikipedia e Bing. Pra gente como eu que responde bastante pergunta via grupos na internet o dia inteiro, é MEGA útil!

InspiringBot(@InspiringB): Que tal uma frase inspiradora pra melhorar o seu dia? Esse bot te oferece milhares dela.

ForismaticBot(@ForismaticBot): Na mesma linha do outro, mas permite selecionar um autor em específico e pegar frases somente dele caso deseje

Andro_Update(@DroidGames2_bot): Jogos, Aplicativos, Filmes, Wallpapers, stickers, emuladores e muito mais.

To PDF(@topdf_bot):

“Opa, beleza cara, sabe a proposta que você me enviou? Preciso que você me mande ela em PDF, porque eu não tenho Word instalado aqui. Mas tipo assim, tem que ser agora, porque o chefe tá aqui pra autorizar.
Putz cara, agora eu não posso, tô na rua.
Ah, que pena, preciso pra agora, mas fica pra próxima então. Abraço.

Sério que você acabou de perder um negócio por isso? Minha resposta seria: Claro velho, consegue mandar ela pra mim aqui no Telegram? (Isso se já não estivesse claro) Depois ia simplesmente enviar pra esse bot, e encaminhar o arquivo convertido pro cliente. Fechado então?

Hot Or Bot(@HotOrBot): Então você também quer ter Tinder, mas se sua namorada pega o aplicativo instalado no seu celular, acaba ficando solteiro? Novamente, talvez esse bot seja sua praia. O que ele faz é analogamente ao Tinder, ou Badoo, mostrar fotos de gatas, próximas a você. Caso ela curta tua foto também, ele envia aos dois o contato um do outro.

Robô ED(@EdRobot): Está se sentido sozinho? Sem ninguém pra conversar? Pois bem, esse bot conversa com você. Sério. Funciona com inteligência artificial e é capaz de realizar diálogos mais inteligentes que alguns seres humanos que tem por aí. Mas é viciado em desenvolvimento sustentável.

InstaSave(@InstaSave): Quer salvar aquela fotinho “bacana” do Instagram? Manda o link pra esse bot, por compartilhamento de aplicativo. Voilà!

Pomodoro Bot(@pomodoro_timer_bot): Se você é ligado em técnicas de organizaćão pessoal, provavelmente já conhece a técnica Pomodoro. Se não, você pode pesquisar mais sobre ela aqui. Basicamente ela consiste em dividir seu trabalho em “sprints” de produtividade. Esse bot te oferece isso, você seta o tempo que quer, e ele te avisa quando acabar. Também mantém estatisticas dos seus últimos sprints.

Yandex Translator(@YTranslateBot): Outro bot pra traduzir frases e textos, mas esse vai além, adicione ele em grupos onde as pessoas falam várias línguas, e ele vai traduzir automaticamente as mensagens.

Watch Bot(@watch_bot): Seu site esta no ar? Não seria legal se você pudesse ser notificado, caso ele por qualquer razão fique fora do ar? É isso que esse bot faz.

Android²(@CustomAndroidBot): Outro bot com Apps, Pacotes de ícones, Widgets, Jogos, Musica, etc….

GO(@GO_Robot): Bot multi-uso. Pesquisa por torrents, músicas, livros, mostra distribuições de Linux, Jogos, emuladores, Gera números entre 1 e 100, Converte uma equação em LateX, Gera md5 de algo, gera sha512, calcula expressões matemáticas, só não faz café.

Gifcreator(@gifcreator_bot): Cria gifs de suas imagens. Envie uma sequencia de imagens e ele cria um gif delas pra você.

Meming Bot(@memingbot): Zueira faz parte do nosso DNA, então não poderia de faltar um bot pra fazer memes! E ainda funciona inline, simplesmente digite @memingbot Texto que você quer. Ele vai criar várias opções com imagens aleatórias pra você. Quer com sua própria imagem? Sem problema, entre no chat do bot e adicione as imagens que quer. Literalmente é um “forninho” de MEMES, e esse forninho não cai se você dançar perto dele.

Rastreio: Rastreamento de encomendas.

Catch For Me: Cadastrar termos e ser notificado quando forem mencionados em determinados grupos.

Telegram Files: Enviar um arquivo e receber link para compartilhamento / download.

Muambot: Rastreamento de encomendas dos Correios.

Short URL Goo.gl: Encurtador de links.

Tender Wallet: Um bot pra gerenciar sua carteira Bitcoin

ReadMe: Envie um link, ele te devolve somente o texto, sem anúncios, sem enrolação.

BotFather: O pai de todos os bots. Bot do próprio Telegram pra ajudar você a criar seu próprio bot.

CANAIS:

@g1noticias: Receba as noticias do Portal G1 em tempo real dentro do Telegram

@bbcbrasil: Canal Oficial da BBC Brasil no Telegram

@estadao: Canal oficial do Estadão no Telegram

@CWNews: Computer World no Telegram (Não-oficial)

@hack_news: Notícias sobre segurança da informação

@UniverseMarvelDC: Canal sobre HQs

@CanalDeTirinhas: As melhores tirinhas no Telegram;

@ideiashacks: As mais malucas gambiarras que facilitarão sua vida;

@interessante: Canal do site MUITO Interessante;

@newschannel: Canal de noticias sobre novidades do Telegram

….

Este artigo se tornou muito grande, então será terminado aos poucos. Ainda faltam muitos Bots, Grupos e Canais. Volte em alguns dias para checar por atualizações. Você também pode ajudar a melhora-lo com seus comentários e sugestões abaixo.