Um recado pra quem só sabe falar mal

João Doederlein
2 min readNov 4, 2016

--

Se fosse só pelo dinheiro,
eu virava bicheiro,
não tava aqui não.
Nasci em Brasília,
no Distrito Absurdo,
futuro aqui?
Futuro é concurso!
Se fosse por causa da grana
não passava a semana
fazendo poesia,
então desencana!

Goste ou não,
não ‘sejá’ vacilão,
e agrida de graça
quem tem boa intenção.
Respeita o trampo do outro
e sua dedicação.
Podia estar no escritório
das 8h às 18h
rezando logo pro
fim do mês.
Podia ter dado orgulho
pro pai e pra mãe.
Mas preciso aguentar
quem diz que sou vagabundo
por tentar
prosperar.
E quando pergunto
mudam de assunto,
não há quem tenha coragem de me olhar e falar.
Pois sabem que sigo um sonho
e que o pouco sono não vai me atrapalhar.

E tudo o que querem
do lado de fora
é inventar história e motivo pra me criticar.
Meu texto é meu
e eu vou escrever como minha mente mandar.

Se meu verso é simples
não é um motivo pra me esculachar.
Se eu escrevo online
não me venha com essa
de me comparar
com os grandes poetas
que tivemos que estudar.
Não sou que nem eles
e nem quero ser.
Faço meu texto
pra me entender.

Fica na sua
e eu fico na minha.
Se não for respeitar
é melhor que nem diga.
E aqui fica a dica:
não tem que gostar,
eu não tô aqui pra te agradar.
Tô aqui pra sonhar
e pra realizar.

Pra indiferença,
um aceno.
Pro apoio,
um abraço.
Pra rasteira,
o meu dedo.
Pro respeito:
aplauso.

fotografia por Olivia Bee

--

--

João Doederlein

Ressignificador de palavras profissional, poeta de apartamento, e criador do Contos Mal Contados http://on.fb.me/1PW436R