Aplicativos Mobile para Salões de Beleza

Alexandre Korber
3 min readApr 5, 2016

--

Em conversa entre mulheres que se preze não podem faltar expressões como “minha manicure”, “meu cabeleireiro” e “minha esteticista”. Mais recentemente, nas rodas femininas, tem se estabelecido como indispensável um novo termo, uma nova referência pessoal — “meu aplicativo”.

Salões de beleza e clínicas de estética estão entre os estabelecimentos mais frequentados pelas mulheres, e por um número crescente de homens que querem manter o seu visual em dia. Ao mesmo tempo, os clientes dessas oficinas da beleza reclamam muito da dificuldade de acesso a esses serviços, quer por problemas de agendamento de horários, quer por desconhecimento de detalhes como localização geográfica e qualificação/reputação profissional. E, como todos sabem, quando bate aquela necessidade de uma escova ou uma progressiva, não há quem segure toda sorte de angústias e incertezas em relação aos profissionais e salões da área da beleza. Por incrível que pareça, o preço não está nos primeiros lugares da lista de reclames.

MEI — Microempreendedor Individual. No Brasil são 5 milhões deles, dentre os quais 10%, ou incríveis 500000, são cabeleireiros. Gravou bem? Eu disse cabeleireiros e isso não inclui esteticistas, manicures, massagistas e outros profissionais dessa área. Uma verdadeira multidão dedicada a melhorar e manter a nossa boa aparência e, por decorrência, a nossa autoestima.

E assim, poucos anos atrás, algumas amigas descontentes e com boa visão de negócios lançaram os primeiros aplicativos mobile para salões de beleza e clínicas de estética. Aquilo que deveria ser só mais uma forma de facilitar a vida dos clientes, acabou se tornando um grande aliado de todos os profissionais desse segmento, que viram os seus negócios prosperarem e o seu prestígio crescer.

Vários aplicativos depois, podem agora ser encontrados também serviços correlatos de bem-estar como SPAs e ioga. Para os mais tradicionais, até barbeiros. Para os mais descolados, até tatuagem.

Para que se tenha ideia da ampla aceitação e sucesso desses aplicativos, basta dizer que todo novo lançamento é recebido como se fosse o primeiro deles.

Os clientes comemoram a geolocalização, o agendamento 24x7, os lembretes de horários, o pagamento online, as recomendações profissionais e os pacotes promocionais. Isso sem contar que os aplicativos são gratuitos e não se cobra nenhuma taxa adicional pelos serviços contratados através deles.

Agora pensemos juntos sobre alguns números desse mercado que está ainda na sua primeira infância.

Fato 1: São 7 os principais aplicativos desse segmento.

Fato 2: Mesmo juntando aqueles menos cotados, tais aplicativos contabilizam hoje no máximo 5000 clientes.

Relembrando: eu disse no início que só de cabeleireiros há 500000 no país. Belo negócio, hein amiga?

E convenhamos, com esse superlativo potencial de mercado, tais aplicativos, ainda que tenham a pretensão da abrangência nacional, já serão tremendos sucessos se emplacarem no âmbito regional.

Vale salientar que não só os pequenos, mas também os grandes negócios dos segmentos de beleza, estética e bem-estar usam e aprovam esses aplicativos. “Ele desafogou a nossa recepção” e “Agora não perdemos mais nenhum cliente” são alguns dos testemunhos mais ouvidos.

Não param por aí os elogios vindos dos que pagam para usar esses aplicativos como forma de diferenciação mercadológica e incremento dos seus negócios. Some-se a isso o excelente marketing digital praticado por tais aplicativos e o resultado só poderia ser o crescimento de receitas e a tão desejada fidelização de clientes.

Nem só de clientes satisfeitos se faz um bom negócio. Os prestadores de serviços usuários desses aplicativos têm à sua disposição uma ferramenta que pode incorporar algumas atividades de gestão como a organização de agendas e o controle do movimento financeiro. E olha que isso é só o começo. Isso é uma beleza!

--

--