Chegamos Para Alcazar
4 min readApr 12, 2016

Marketing de Experiência: 5 cases que levaram a interação entre marcas e pessoas a um novo patamar

Com a evolução dos modelos de marketing e o surgimento de um novo perfil de consumo, as marcas começaram a perceber que os seus produtos e serviços não seriam suficientes para desenvolver um negócio lucrativo e sustentável durante muito tempo. Elas precisavam se realocar, formatar uma nova estratégia de relacionamento com o consumidor, gerando oportunidades únicas de interação e experiências inesquecíveis.

Tais movimentos, denominados de Marketing de Experiência, buscam promover estímulos positivos e criar uma interlocução viva entre empresas e consumidores. Conheça 5 cases de grandes marcas que se promoveram por meio de ações sensoriais:

1. Samsung

Com o intuito de mostrar a qualidade da resolução da sua nova TV 3D, a Samsung criou um balanço que simulava o formato do aparelho e transmitia às pessoas a sensação proporcionada pelo produto — imagens tão definidas que saltam da tela. Distribuído em diversas áreas recreativas, o brinquedo proporcionou uma experiência real para adultos e crianças, apesar da sua simplicidade.

2. M&M`s

Com o lançamento do espaço M&M’s World, a esquina da Times Square se tornou palco de um exemplo interessante de Marketing de Experiência. São três andares que levam os visitantes a uma imersão profunda no mundo da marca, com mais de 4.000 mil artigos à venda. O aroma irresistível dos produtos está presente em todas as instalações, promovendo estímulos sensoriais constantes a quem se aventura pelo universo dos famosos confeitos de chocolate.

3. Coca-Cola

No final de 2011, a Coca-Cola inaugurou seu primeiro ponto de venda, um quiosque localizado na praia de Copacabana. Porém, a marca não se contentou em apenas criar um espaço para a venda tradicional do produto, investindo em um ambiente capaz de proporcionar uma experiência memorável ao consumidor. Na ocasião, ao apertar o botão o cliente acionaria um vídeo no qual o criador da Coca-Cola, John Pemberton, explicaria a forma perfeita de consumir o produto. Então, a máquina se abriria com uma garrafa na temperatura exata de 3 graus, e o consumidor ainda ganharia um copo de brinde.

4. Ikea

Companhia multinacional especializada na venda de móveis domésticos de baixo custo, a Ikea também protagonizou uma ação bem inusitada. Para comemorar os 30 anos de um dos modelos de estante mais vendidos pela loja — a Billy — , a marca criou a maior biblioteca a céu aberto do mundo. Os livros que estavam em exposição podiam ser comprados pelos banhistas e os lucros foram destinados para a The Australian Literacy and Numeracy Foundation, um órgão responsável por difundir a leitura e a cultura no país. A ação foi realizada em 2010 na praia australiana Bondi Beach, em Sydney.

5. Heineken

A produtora global de cerveja conseguiu, através de um investimento massivo em marketing, se tornar atração turística em Amsterdam. A primeira fábrica da bebida deu lugar a uma espécie de museu interativo, que transporta o visitante pelos 130 anos de história da marca, em um tour que inclui degustação de cerveja, jogos, músicas e outras instalações sensoriais. O Heineken Experience foi planejado com o intuito de criar um espetáculo interativo para os consumidores e amantes de cerveja.