Dicas de como não transformar seu freela em dor de cabeça.
Gostaria de deixar aqui a opinião de alguém que trabalha com criação e publicidade há quase 8 anos, e há 2 trabalho como freelancer. São conselhos, experiências compartilhadas, não estou impondo nada, apenas sugestões.
Aos contratantes, agências, pessoa que pensou: “Opa, preciso pagar um profissional para fazer isso!”
Não fica profissional quando postam valores, acho mais eficaz postar uma faixa salarial, dar uma pesquisada em quanto ganha um Assistente e um DA Jr, a diferença entre um planner HEALTH e um ATL, e principalmente o que esse profissional faz, não custa nada.
Se programar antes de anunciar uma vaga. É uma empresa séria? Então deveria levar a sério a estruturação de uma vaga, no facebook ou não. Pense no tempo, no budget, na forma de pagamento, se informe com o RH, não demora mais que o tempo de um cigarrinho.
Por favor gente, não é legal pedir “link do portifa nos coments”, sério. Não estamos em uma feira livre, estamos? Po galera, acho legal manter o profissionalismo, já que estamos tratando com vagas, não é? Um email de contato, e pronto! Agora você tem salvo no seu email, os contatos dos profissionais disponíveis que eventualmente podem te fornecer serviços. E olha que maravilha: não haverão comentários aleatórios, como “eu me candidato!!!!”.
Outra gafe: “FREELA (com possibilidade de contratação)” <- não tem lógica nisso.
Se você pretende contratar alguém fixo, melhor é postar uma vaga com período de experiência (3 meses). Freela é freela, fixo é fixo. Se vc precisa de um freela alocado por um mês, achou alguém qualificado, esse freela fez um trabalho excelente e quer contratá-lo, porque não o faz uma oferta pessoalmente? Muito mais simples né? Ninguém tem um “mêszinho” de experiência sobrando. Deixe claro do que você precisa no momento. É freela? fixo? O primeiro contato? Peça portfolio, pretensão e converse com o profissional, entrevistas são ótimas para economizar dores de cabeça.
Ah, esse aqui é um bônus: Depois de encontrar seu profissional, ao invés de ignorar os outros emails, em 10 minutos, com boa vontade e ctrl+c/ctrl+v é possível responder a todos os profissionais que se candidataram para trabalhar na sua empresa! ☺
Aos Profissionais FREELANCER, WEB DESIGNER, REDATOR MULTILINGUE, etc..
Estudar sempre, tirar dúvidas entre si, não é uma guerra é um mercado, só quem já penou muito na criação/redação/planejamento publicitária sabe como panelinhas e estrelismo é real, e escroto. Acreditar no seu trabalho, aprender com os mais experientes, aceitar as críticas e ao mesmo tempo saber defender seus conceitos. Se você for um bom profissional não vai ficar sem emprego, a demanda existe.
Procurem saber os seus direitos como freelancers, principalmente se você não emite nota fiscal, toda empresa deveria cobrar isso e te garante muitos direitos. Pesquise como fazer um contrato de serviços, como descrever e orçar um pedido do cliente. É simples e seguro.
Designer/DA/ilustrador/assistente, saiber a diferença de quanto vale sua arte e quanto vale sua hora. Nem sempre os trampos são de criar, as vezes precisam de alguém para trabalho “braçal”. Se você também programa, é muito importante cobrar separadamente, X pela criação, Y pela programação. São funções diferentes e cargos diferentes, se vc faz os dois, exija um salário que vale pelos dois, pq você vale pelos dois. Caso contrário os contratantes podem “se confundir” e achar que as duas funções são uma coisa só, escolher pagar menos por quem faz ambas e tá desempregado, no fim quem se prejudica somos nós mesmos.
Já foi escolhido e vai começar a trampar? Faça uma reunião, estabeleça as datas e formas de pagamento, pergunte do que eles precisam… eles podem se “esquecer de te avisar”, se atrasar pq vc não levou um doc X e vc fica com um buraco no planejamento financeiro.
Quem é freelancer precisa saber a burocracia. É a nossa defesa, nossa garantia…
Acabou o freela? Peça outra reunião, pode ser um café, e agradeça a oportunidade e o profissionalismo, peça um feedback rápido, pergunte se vão haver outras oportunidades. O interesse vem a quem se mostra interessado.
E COBRE, se atrasarem pagamento, mande email, ligue. Se você entregou no prazo o mínimo é receber no prazo.
É isso pessoal, já fiz um texto muito grande… Espero não ter ofendido ninguém e ajudado outros profissionais!
Obrigado pela atenção!
Abraços a todos!