A vergonha você pode escolher o que fazer com ela, mas a decepção você só sente

E eu não esperava isso do meu melhor amigo

Vergonha

Quando você tem vergonha de algo que fez ou de si mesmo você tem duas opções: Ou abaixar a cabeça e continua a caminhar ou ergue-la e andar como se nada tivesse acontecendo, no início pode incomodar um pouco, mas após um tempo você percebe que tomou a escolha certa. Agora quando alguém tem vergonha de você, isso é um problema que pertence só a pessoa, o que você faz ou deixa de fazer pertence somente a você. Então não há o porquê de se envergonhar disso. [Guarde com você]

Decepção

Sabe quando você cria uma espectativa do caralêo em uma prova, você ta na pindura em uma matéria, aí você começa a estudar, a dar o melhor de si para aquela avaliação, você acha que foi bem, mas quando ver a nota descobre que foi uma bosta. Sabe o que é isso? Isso é decepção nenê! É você esperar algo grande de alguém e receber o mínimo, as vezes o nada.

Lembra da vergonha, que eu mandei você guardar naquela parte. Pois bem, a maior diferença entre a vergonha e a decepção​, é que​ a primeira você pode escolher sentir, viver, ou o que fazer com ela, pode escolher envergonhar-se ou não, ou abaixar a cabeça ou ergue-la. Já a decepção você só sente, sentido-se impotente. Agora imagine só, se quem é decepicionado sente essa porra toda, imagine quem decepciona. Não! Eu não estou falando de um babaca que só faz cagada. Mas quem decepicionado quem ama, quem decepiciona o seu ponto seguro, a sua moradia, o seu refúgio. Quem decepiciona a pessoa que mais deveria receber orgulho, quem decepciona os sorrisos e os olhares que aplaudiam. Quem decepiciona quem sempre estava segurando a mão pra andar, quem olhava nos olhos e dizia que estava tudo bem. Imagine decepicionar quem você ama. IMAGINE DECEPICIONAR SUA FAMÍLIA.

Quando você se assume gay, no meu caso, uma das primeiras frases que perguntam é “E qual foi a reação da sua família?”, mas não importa a reação dela, ou o que você vai responder, não importa se foi alegria ou agressividade, quando você olha no fundo do olho da pessoa você percebe desprezo, você ouve ela gritando VOCÊ É UMA DECEPÇÃO PARA SUA FAMÍLIA. Eu não tô aqui generalizado e dizendo que vai ser com todo mundo assim, que todo mundo é um babaca, mas você sente isso, e mesmo assim você ainda possui o benefício da dúvida.

Agora imagem só, você ser um adolescente que está se descobrindo, se aceitando, passando por várias crises existenciais por semana, e ouvir isso do seu melhor amigo, do seu único amigo hétero, do seu único amigo.

EU OUVI! Sem o benefício da dúvida ou forças para problematizar.

Quando alguém diz que você é uma vergonha pra família, talvez até sua própria família possa dizer, eu já te aviso com antecedência que vai machucar, mas você pode escolher erguer a cabeça ou abaixa-la. Mas quando alguém diz que você é a decepção, é foda.

Você envergonha alguém, é um problema seu, você ficará mal por isso, agora decepicionar te fará sentir-se mal por fazer outras pessoas não se sentirem bem.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.