Documentário sobre treinador de boxe Fernando Menoncello concorre em festival de cinema

Fernando Menoncello, conhecido como “Bolacha”, nascido em Pirituba, região periférica da zona norte de São Paulo, teve contato com o esporte muito cedo. Quando jovem, praticava skate e jogava bola, mas o boxe sempre esteve presente em sua vida, graças ao avô, que foi um pugilista nos anos 40.

(Fernando e a atleta Helo Paulla, do projeto “Das ruas para os Ringues” — Reprodução: Instagram oficial do treinador)

Em “Bravos!” da TV Brasil, série documental que trás histórias de superação de pessoas de diversas regiões do país, que tiveram a arte e o esporte como um norte e transformaram suas vidas. Fernando que hoje realiza palestras na Fundação Casa e é idealizador do Projeto “Das ruas para os Ringues”, onde treina crianças e jovens da periferia de forma gratuita, conta como o esporte lhe trouxe foco para lutar contra uma das suas maiores batalhas fora dos ringues: a batalha contra as drogas.

O episódio está disponível no canal oficial da TV Brasil no Youtube. Fernando e sua mãe, Marina, descrevem como foi esse árduo processo de luta contra a dependência química, a reaproximação com a família e o redescobrimento do esporte com o Projeto “Garrido Boxe”, onde foi treinado pelo mestre Nilson Garrido.

(Bravos! com o boxeador Fernando “Bolacha” Menoncello — Canal oficial TV Brasil)

O “Festival de cinema FICC” está em sua sétima edição e acontecerá na Biblioteca Parque Estadual — Rio de Janeiro, entre os dias 5 a 8 de dezembro. O evento internacional de cinema premia os melhores filmes nacionais e estrangeiros em suas categorias, promovendo películas que estimulam a inclusão social através de projetos sociais, educativos e esportivos. O episódio de “Bravos!” com Fernando Menocello, que foi ao ar em maio de 2017, está concorrendo ao prêmio de melhor filme esportivo no Festival FICC desse ano.

Mais informações sobre o festival em:

https://www.festivaldecinemaficc.com