AGORA É LEI: PLANETÁRIO DA GÁVEA É TOMBADO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

Alerj
Alerj
Aug 29, 2017 · 1 min read

A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, localizado no bairro da Gávea, foi tombado como patrimônio histórico e cultural do estado do Rio de Janeiro. É o que determina a Lei 7.672/17, promulgada pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e publicada no Diário Oficial do Legislativo desta terça-feira (29/8).

Desde 19 de novembro de 1970, o Planetário tem desenvolvido inúmeras atividades, permitindo a integração dos mais variados públicos com as diversas formas da ciência. Atualmente, o local é composto pelo Museu do Universo, que abriga 60 experimentos interativos e exposições, a Biblioteca Giordano Bruno, com um acervo de aproximadamente 2,5 mil livros, o anfiteatro, o auditório Sergio Menge, o Espaço Galileu, voltado para recreação infantil, a Praça dos Telescópios e as Cúpulas Carl Sagan e Galileu Galilei.

A medida é de autoria dos deputados Carlos Osório (PSDB), Chiquinho da Mangueira (PTN), Edson Albertassi (PMDB), Lucinha (PSDB), Luiz Paulo (PSDB), Silas Bento (PSDB) e Waldeck Carneiro (PT), e determina que é proibido qualquer destruição ou descaracterização do local, preservando as características originais.

)
    Alerj

    Written by

    Alerj

    A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro é integrada por 70 deputados que representam os eleitores das mais diversas regiões e de todas as classes sociais.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade