AGORA É LEI: PLANETÁRIO DA GÁVEA É TOMBADO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, localizado no bairro da Gávea, foi tombado como patrimônio histórico e cultural do estado do Rio de Janeiro. É o que determina a Lei 7.672/17, promulgada pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e publicada no Diário Oficial do Legislativo desta terça-feira (29/8).
Desde 19 de novembro de 1970, o Planetário tem desenvolvido inúmeras atividades, permitindo a integração dos mais variados públicos com as diversas formas da ciência. Atualmente, o local é composto pelo Museu do Universo, que abriga 60 experimentos interativos e exposições, a Biblioteca Giordano Bruno, com um acervo de aproximadamente 2,5 mil livros, o anfiteatro, o auditório Sergio Menge, o Espaço Galileu, voltado para recreação infantil, a Praça dos Telescópios e as Cúpulas Carl Sagan e Galileu Galilei.
A medida é de autoria dos deputados Carlos Osório (PSDB), Chiquinho da Mangueira (PTN), Edson Albertassi (PMDB), Lucinha (PSDB), Luiz Paulo (PSDB), Silas Bento (PSDB) e Waldeck Carneiro (PT), e determina que é proibido qualquer destruição ou descaracterização do local, preservando as características originais.
