APROVADOS NOVOS CRITÉRIOS PARA PEDIDOS DE MEDIDAS PROTETIVAS

Alerj
Alerj
Aug 9, 2017 · 1 min read

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (09/08), em segunda discussão, o projeto de lei 270/15, da deputada Martha Rocha (PDT), que estabelece aos delegados de polícia procedimentos básicos para medidas protetivas. A proposta seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá até 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

O pedido para a medida protetiva de urgência é assegurado pela Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/06), que completa 11 anos esta semana. A proposta estabelece critérios como registro de ocorrência, documentos e declarações de testemunhas, quando possível — medidas que, segundo a deputada, vão dar mais efetividade à coleta de informações nos procedimentos para a ação.

“O projeto ratifica a importância do reconhecimento e proteção dos direitos da mulher para a construção de uma sociedade justa, solidária e pacífica, bem como o atendimento integral e de qualidade às mulheres em situação de violência. As medidas protetivas — como o afastamento do agressor do lar ou a proibição de aproximação da vítima e seus familiares — fazem com que a mulher tenha a efetividade da proteção”, diz Martha Rocha.

    Alerj

    Written by

    Alerj

    A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro é integrada por 70 deputados que representam os eleitores das mais diversas regiões e de todas as classes sociais.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade