Alessandra Alencar
Aug 23, 2017 · 2 min read

Olá garotas! Sou Alessandra e, atuo como psi há 5 anos. Para chegar no teu texto Fran, li o texto de Alice e fiquei bem incomodada com as experiências negativas que teve. Não excluo a possibilidade de ter profissionais como aqueles que descreveu e sinto muito, mas complementando a partilha do texto de Fran, o que se aprende, o que se leva? (que alguma coisa há e foi bonito de ler “o silenciar”), segue algumas pontuações…

Em primeiro lugar, precisamos compreender o que se está buscando em um processo de psicoterapia, se você quer? Se você acha que precisa? Se alguém te leva ou te força? Muitas teorias comprovam que transferências e contra-transferências podem acontecer no processo… Será que devemos esperar que a figura do terapeuta apague nossas dores ou nos ofereça subsídios para aprender a lidar com estas? Será que só a psicoterapia é suficiente? Como chegamos neste setting semanalmente? Muitas vezes, precisamos praticar e não só ficar no campo das ideias e isto leva tempo, na maioria das vezes.

Também acredito que ninguém deva ficar dependente de terapeuta nem de ninguém/nada ao seu redor, mas não podemos generalizar em relação a duração de um processo X dependência. O processo é único! Destaco a importância que o fechamento seja feito, ou por alta clínica ou por opção do cliente com uma conversa franca.

Profissionais da área precisam sempre fazer acompanhamento, mesmo que tirem férias ou dê algumas pausas (o que é benéfico também para nós), este fator é imprescindível para uma boa atuação associada a supervisão e estudo. Já para as pessoas “leigas” deixo a intenção de olhar para o processo psicoterapêutico não só para “apagar o incêndio”, mas para auxiliar na compreensão do seu ser (consciente, inconsciente, e todas as instâncias possíveis do humano), como prevenção ou manutenção da saúde mental e emocional.

Foi um pouco extenso, mas, como estava sem sono, resolvi escrever!

Abraço nas duas.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade