INSS inicia o pagamento da 1ª parcela do 13º salário


O adiantamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas injetará cerca de R$ 18,2 bilhões na economia brasileira.

O pagamento da primeira parcela do 13º salário dos segurados da Previdência Social começa hoje. Para especialistas, os aposentados terão um ganho extra mas aqueles superendividados devem priorizar ao pagamento das faturas e contas em atraso. Os maiores de 65 anos registram entre todas as faixas etárias, os mais altos índices de endividamento.

Especialistas aconselham que essa primeira parcela seja usada para bons investimentos, como gastos com a saúde ou mesmo a poupança. No entanto para a maioria dos beneficiários deve sobrar pouco para esses investimentos.

Quem tem direito a este benefício deve aproveitar a oportunidade para se organizar financeiramente. “Seja para complementar um orçamento mais curto, cuidar da saúde ou até mesmo poupar, desde que o aposentado não esteja superendividado ou com dívidas em atraso.


BILHÕES EXTRAS

O adiantamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas injetará cerca de R$ 18,2 bilhões na economia brasileira.

A elevação da taxa de juros e o aumento da inflação têm impactado o orçamento das famílias e a expectativa é que essa população use o 13º para saldar dívidas. Esses consumidores devem utilizar essa primeira parcela do décimo terceiro salário preferencialmente, para o pagamento das dívidas que possuem juros maiores, como o cartão de crédito e o cheque especial.


CALENDÁRIO

Os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito, terão o pagamento liberado a partir desta quinta-feira. Já os segurados que recebem acima do salário mínimo terão os benefícios creditados a partir do dia 1º de setembro. O pagamento da folha de agosto e a antecipação do 13º serão depositados até o dia 8 de setembro.