Quem são os Defensores da Marvel?

Alexandre Kazuo
Aug 24, 2017 · 5 min read
Luke Cage (Mike Colter), Matt Murdock (Charlie Cox), Jessica Jones (Krysten Ritt) e Danny Rand (Finn Jones) — divulgação

Na última sexta-feira o Netflix liberou os 8 episódios da série “Os Defensores” que reúne os personagens da Marvel: Jessica Jones, Punho de Ferro, Luke Cage e Demolidor. Os quatro protagonizam quatro séries solo, das quais algumas já ultrapassam a segunda temporada produzida.

Originalmente os Defensores personificam um time de anti-heróis agressivos, a lidarem com trama diferentes das tramas dos Vingadores. Os Defensores surgiram no papel impresso nos EUA em 1971, conduzidos pelo lendário Roy Thomas. O time original elencava Dr. Estranho, o príncipe submarino Namor e o gigante verde Hulk.

Capa de Marvel Feature 1 — The Defenders (1971) — reprodução

Desde os anos 1970 o time dos Defensores teve encarnações diversas, com personagens diversos agrupando-se. No entanto um time exatamente formado por Demolidor, Jessica, Cage e Punho de Ferro nunca foi visto no papel impresso.

Demolidor, Cage e Punho de Ferro em específico, chegaram a integrar algumas versões dos Defensores nas hq’s.

No universo cinemático Marvel

Um detalhe forte nas tramas originais dos Defensores era o lado sobrenatural e/ou místico dos roteiros, valendo ressaltar que o mago Dr. Estranho era personagem alicerce. A princípio o aspecto místico na série audiovisual, vem a reboque da presença do lutador Punho de Ferro, treinado no oriente.

Alguns dos personagens mais bizarros da Marvel foram elencados no time das hq’s, tais quais Daimon Hellstorm — o filho de Satã, Eric Payne — o Mata Demônios e o Gárgula, três que lidavam com o sobrenatural. O time ainda trouxe ilustres como a Mulher Hulk original, os x-man Anjo, Fera e Homem de Gelo, bem como o popular Surfista Prateado.

O clima urbano remetendo aos subúrbios de Nova York (EUA), expresso pelas séries Demolidor/Jessica/Cage/Punho, com certeza se faz presente na série dos Defensores. Há uma alternância forte na aura ao redor, sobretudo se compararmos o dia a dia dos alter-egos dos Defensores, com os Vingadores.

Rand/Punho de Ferro (Jones), Cage (Colter), Jessica (Ritter) e Murdock/Demolidor (Cox) — divulgação

Dentre os Vingadores há um milionário (Homem de Ferro), um herói da II Guerra (Capitão América), um androide (Visão), um príncipe (Pantera Negra) e dois ex-agentes secretos (Gavião Arqueiro/Viúva Negra).

Os Defensores são um advogado criminal cego (Demolidor), uma detetive particular alcoólatra (Jessica), um ex-presidiário (Cage) e um milionário dado como morto que teve a fortuna usurpada (Punho de Ferro).

Crossovers?

Recentemente foi divulgada uma imagem oficial dos atores/atrizes de “Os Defensores”, junto aos da série “Agentes da SHIELD”, esta por sua vez co-produzida entre Marvel e rede ABC. O staff da Marvel Studios encabeçado pelo ex-roteirista de hq’s Jeph Loeb, não nega que os personagens podem se encontrar.

Cox, Jones, Ritter, Clark Gregg (Coulson de Agentes da SHIELD), Jeph Loeb, Chloe Bennet (Daisy/Quake de Agentes da SHIELD) e Colter — divulgação

Os crossovers com os filmes são vistos desde a primeira temporada de “Agentes da SHIELD” que já trouxe para seus episódios Maria Hill (Cobie Smulders) e Nick Fury (Samuel L. Jackson), além de Lady Sif (Jaime Alexander). Uma integrante ilustre dos Defensores nos quadrinhos é a asgardiana Valquíria, que terá uma versão afro-descendente (Tessa Thompson) no filme “Thor Ragnarok”, a estrear em outubro.

Por já terem ocorrido encontros entre os agentes da SHIELD e Lady Sif (vista nos dois primeiros filmes do Thor), o primeiro encontro que se deixa suscitar é um entre Valquíria e Defensores. Em meio a isso o androide Deathlok visto nas primeiras temporadas de “Agentes…”, já foi nos quadrinhos um integrante dos Defensores.

Para bom entendimento não há obrigação em assitir todas as séries

A série dos Defensores carrega panos de fundo das quatro predecessoras, incluindo-se o pesado elenco de apoio que engloba Carrie-Anne Moss (da trilogia “Matrix”) e Rosario Dawson (de “Sin City”). Moss é Jeri Hogarth já vista em “Jessica Jones” e Dawson a enfermeira Claire Temple, já vista nas outras séries.

Se o espectador é fã de uma única das quatro séries (Demolidor/Jessica/Cage/Punho) pode e deve se embrenhar em “Os Defensores”, sem preocupação alguma. O universo Marvel das hq’s carrega essa característica, agora transposta pelo audiovisual. Se você acompanha apenas um título de hq terá uma compreensão da história, ampliada caso você procure títulos de outros personagens ao redor.

A trama é apresentada ao espectador com cada um dos quatro personagens principais seguindo seus caminhos. Cada problema encontrado por cada um levará a um objetivo em comum. Cage (Mike Colter) terminou de cumprir pena e tenta descobrir quem está aliciando jovens no Harlem, para que realizem trabalhos obscuros.

Jessica (Krysten Ritter) recebe o pedido de uma mulher, solicitando que procure seu marido e arquiteto desaparecido. Danny Rand/Punho de Ferro (Finn Jones) e a parceira Colleen se dirigem para território norte-americano, com destino a Nova York. Matt Murdock (Charlie Cox) tenta levar vida normal, tentando não mais agir como o vigilante Demolidor.

(imagem — divulgação)

Em meio a isso a lendária atriz Sigourney Weaver (franquia “Alien”, “Os Caça Fantasmas” original, “Copycat”, “Uma Secretária de Futuro” — foto acima) surge como a misteriosa Alexandra. A enigmática mulher trilha por localidades diversas de Nova York, alinhavando um encontro dos membros da organização Tentáculo.

Alias procurando pelo chi

  • A formação dos Defensores originais nos quadrinhos perpassou títulos diversos da Marvel entre 1969 e 1971. Mais precisamente os títulos americanos do Dr. Estranho e Incrível Hulk. O time se reúne de fato na edição número 1 de “Marvel Feature” em 1971. O título próprio dos Defensores (“The Defenders”) surge apenas em 1972, com o Surfista Prateado e Valquíria sendo elencados nos quatro primeiros números.
  • Luke Cage é incluso no time na edição 17 em 1974. Até 1975 o time já tinha sido acrescido de Gavião Arqueiro e o vingador Hank Pyn (Homem Formiga original), utilizando o traje/codinome Jaqueta Amarela. Os hoje míticos Steve Englehart (roteiros) e Sal Buscema (ilustrações) conduziam o título.
Os x-men Anjo, Fera e Homem de Gelo estrelando uma capa do título americano dos Defensores (reprodução)

- No início dos anos 80 o x-man Fera foi integrado aos Defensores, lembrando que o personagem é membro reserva dos Vingadores nas hq’s. O time é re-fundado em “Defenders” número 125 (outubro de 1983). Anjo/Arcanjo e Homem de Gelo, outros dois x-men originais passam a integrar o time rebatizado “New Defenders” (novos defensores). Na época a Marvel desfez os X-Men originais (Ciclope, Anjo, Fera, Homem de Gelo e Jean Grey), dando carta branca para Chris Claremont reformular o time do professor Xavier.

  • No Brasil os Defensores nunca tiveram título próprio no passado.

Veja o trailer de Defensores

Siga o blogueiro Alexandre Kazuo no Twitter @Immortal_Kazuo

)
Alexandre Kazuo

Written by

Blogueiro, professor. Colaborou para o site Trivela (2006/2010), ex-blogueiro ESPN FC Brasil (Lyon). Procura por futebol europeu, cultura pop, rock/metal/punk.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade