Diário de um VC: erros e acertos na nossa jornada
Edson Rigonatti
12920

Sensacional, parabéns!

Acho que esta demora na parte anjo do negócio (criar o produto) é algo que muitos de nós empreendedores no Brasil temos dificuldade devido ao fato do nosso background não ser tech (normalmente é mais business ou mkt e nossa "escola" é o mercado financeiro ou consultorias). Além de não sabermos programar, não conhecemos pessoas no nosso círculo com esse skillset: daí restam duas soluções contratar ou aprender.

As duas soluções tem problemas já que em um mercado no qual os empreendedores normalmente estão underfunded (principalmente nos estágios anjo/seed, depois acho que normaliza um pouco) e o mercado de tech está inflacionado normalmente não podemos pagar os caras bons de mercado neste estágio e acabamos pagando caro por pessoas ruins (que lançam um produto cheio de falhas que tem que ser reescrito em breve). Também é difícil contratar alguém quando você não tem conhecimento sobre a skill para avaliar se a pessoa é boa ou não. A chance de erro é muito maior. Quanto a aprender a programar, é uma skill que mesmo para uma pessoa muito inteligente e que aprenda rápido, demora de 1 a 2 anos (para chegar no nível de poder desenvolver um produto com qualidade).

No caso do Mercado Fresh (minha startup) erramos na contratação da pessoa que fez a primeira versão e lançamos um site bizarro em Out/2015 cheio de problemas que precisou ser reescrito. Eu tive que reescrever pessoalmente o novo site pois não haviam recursos para errar de novo, ele foi reescrito de Jan/2016 até Out/2016 e, agora sim, com um MVP decente no ar estamos crescendo com um CAGR de 50% ao mês. Porém, não há como negar que essa demora significa perda de timing, entrada de concorrentes que não existiam lá atrás, etc, levando a um risco maior de quebra da empresa.

Se eu tivesse o conhecimento de tech que tenho hoje e recursos, teria lá atrás procurado e trazido um bom sócio de tech que poderia ter lançado em 6 meses um MVP com qualidade e estaríamos bem mais avançados hoje em dia.

We make mistakes, we learn =/

Like what you read? Give Alexandre Stuber a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.