Devocional pessoal – Marcos 3
Nunca tinha entendido o sentido de “retalho velho em roupas novas” e “vinho novo em potes velhos” que os evangelhos relatam. Confesso que é surpreendentemente maravilhoso e simples.
Na ocasião os religiosos observam e questionam Jesus, pois ele já os incomodava bastante, rompendo com suas regras a respeito do ensino de Deus através dos profetas. Jesus vem para esclarecer a todos, inclusive os religiosos.
A questão é: importa que alguém que não se arrependeu verdadeiramente cumpra com as práticas ensinadas por Cristo? Ou para ser mais claro: do que adianta as obras sem fé? Esse é o significado do que Jesus disse. Fazer jejum, orar incessantemente, ajudar aos pobres e necessitados, de nada vale se não houve um arrependimento genuíno. Onde eu deixo de praticar o pecado cotidianamente e passo a praticar o amor, a fé e a justiça ensinado por Jesus(claro, entendendo que o pecado persegue os nossos passos e, por consequência, sempre teremos atos de pecado, mas nossa atitude quanto a isso é que faz a diferença).
Achei incrível a simplicidade do ensinamento de Cristo de que não adianta obras sem arrependimento de pecados, sem novo nascimento, tudo isso é “correr atrás do vento”, como diz Salomão. Eclesiastes, Salmos, Marcos, Tiago se conversam o tempo todo e nos revelam o sentido da vida: glorificar a Deus nos arrependendo dos nossos pecados e o que vir a partir disse é consequência do que Deus tem feito em nossa vida.