Excelente matéria, mas o Brasil NÃO TEM OS MAIORES IMPOSTOS DO MUNDO.
José Antonio Meira da Roc
11

José, podemos ter uma conversa civilizada sobre impostos se você quiser. O ponto não é pegar uma foto do mundo como é hoje mas entender o filme, ou seja, ver como alguns países que hoje possuem altas cargas tributárias construíram suas riquezas e como a mudança de regimes mais liberais para regimes mais socialistas/intervencionistas interferiram no crescimento econômico destes países nas últimas décadas.
Outro ponto impotante é entender que muitos países possuem sistemas de saúde públicos usufruindo das tecnologias, procedimentos, equipamentos e medicamentos desenvidos em países liberais como os EUA. O paciente dinamarquês toma remédio dinamarquês? Usa máquina de tomografia sueca? É operado por médico que usa técnicas cirúrgicas desenvolvidas na Finlândia? O problema é se os EUA resolverem virar a Suécia, quem vai desenvolver o próximo remédio, a próxima vacina, o próximo equipamento de ressonância magnética para estes países usarem?

O mesmo raciocínio vale para defesa. É o poderio militar americano que garante a paz nestes países e faz com que não precisem gastar quase nada em defesa perto do que gastariam se não houvesse a "polícia do mundo" protegendo. De novo, se os EUA dizem "vocês que se virem com a Rússia, a Chna e com os países do Oriente Médio", o orçamento destes governos terá que mudar radicalmente.

É fácil ser socialista quando existe uma potência capitalista desenvolvendo as tecnologias e inovações que você usa e com as forças armadas que tiram o ímpeto de potenciais agressores externos.
Uma nota final sobre a Suécia: de 1850 a 1950, foi o país mais liberal do mundo, mais até que EUA e Europa na média. É daí que você verá a fonte da riqueza sueca que atualmente está praticamente sem crescer.

Abs